terça-feira, 31 de maio de 2011

Sucos terapêuticos: um complemento importante para a sua dieta

Bom Dia Meninas e Meninos
 Continuo por aqui picolezando, ops é blogando, kkk!!!
Parece que este ano o inverno resolveu mostrar uma provinha do que será quando de fato iniciar. E eu que não acreditei quando os metereologistas falavam que este inverno ia ser mais rigoroso.

Bem vamos ao que interessa....

Hoje é o último dia de maio, dia de fazer o balanço do mês já que meu controle agora é mensal devido ao fato de me encontrar em manutenção. Dona balança marcou exatos 51,200kg hj pela manhã. Tenho mantido meu peso entre 50kg e 52kg(meta da endócrino). Neste último mês aprendi a comer o que eu gosto mas de maneira comportada, kkk. Ontem ainda comentei em alguns blogs quando as meninas falaram que jacaram comendo algumas coisas que não fazem parte da RA. Depois que entrei em manutenção passei a ter um outro ponto de vista. Se comer o que se quer é jacar então já virei um pé de jacas. Acho que jacar é comer por compulsão, comer por nervosismo, comer sem pensar em nada além da comida. Quando vc come uma pizza consciente, um chocolate moderadamente isso não pode ser considerado jacada. RA não é tortura, sofrimento, neurose. RA é um aprendizado pra vida toda e quem vai suportar viver uma vida longe de todas as coisas maravilhosas que nos cercam. 

Dona M.
MORREU!!!! Pois é depois da overdose ela me deu uma trégua, vamos ver até quando. Meu marido e cunhada acham que é por causa dos chás com cravo e canela que eu andava tomando. CORTEI. Ontem uma amiga blogueira me perguntou porque não tomo anticoncepcional direto. Bom eu faço isso a alguns anos já, vários por sinal. Já tomei muitos diferentes e nenhum consegue segurar dona M, ela vem mesmo com o uso do hormônio. O que tem segurado ultimamente é um medicamento para hemorragias uterinas. 

Niver da gorda...
Tá se aproximando e eu ainda com um monte de pequenas coisinhas pra resolver. Tenho que fazer as benditas bandeirinhas que ghegam me dar coisas, kkk.

Crise existencial, kkk......
Ontem entrei numa de ser ou não ser...
Ontem a tarde falei com meu marido e ele me disse que talvez tivesse que trabalhar a noite toda, que viria pra casa jantar e voltaria pro trabalho. Eu falei que achava que tinha algo errado porque quanto mais trabalha mais coisa tem que fazer, talvez seja a hora de rever algumas coisas, mas que tbm não ia me meter, ele que sabe eu não me envolvo. Acabou que ele veio um pouquinho mais tarde mas não voltou pra empresa. Anda cansado, emagrecendo e ranzinza.
Naquele momento comecei a pensar que preciso fazer algo da minha vida. Mas como???? Com 3 crianças tudo fica mais complicado. Precisaria arrumar algo que compense sair de casa. Mas se ficar pensando assim tbm  vou ser dona de casa pro resto da vida. Estou cansada de ficar o dia todo dentro de casa. De não ter com quem conversar. De ficar esperando que alguém me chame no msn ou que alguém faça um post pra eu comentar. Passo o dia envolvida com as coisas da casa, faculdade, crianças e pra ajudar o marido chega tarde, cansado, muitas vezes mais dormindo que acordado. Nestas horas sinto falta do tempo que morava com a minha mãe, como era bom ter com quem dividir as coisas do dia, fofocar da vida alheia, dar risada, chorar, qualquer coisa. Bom, isso foi mais um desabafo porque solução eu ainda não tenho. Vou esperar o niver da gorda passar e começar a pensar no que fazer. Uma coisa de cada vez..

Agora vou nessa que já falei demais.....


Sucos terapêuticos: um complemento importante para a sua dieta

As combinações nutritivas são boas opções para quem não gosta de verdura, mas não substitui o consumo de saladas

Pepino, beterraba, maçã e cenoura para diminuir as temidas celulites. Abacaxi, maçã, gengibre e louro prometem aliviar as cólicas menstruais. Esses são alguns dos chamados sucos terapêuticos, cada vez mais comuns nas lanchonetes e restaurantes naturais.

A nutricionista Gláucia Medeiros conta que, apesar de não serem muito atrativos devido à grande quantidade de frutas e verduras envolvidas, os sucos desse tipo são saborosos, sim.

— Os sucos podem fazer muito por nossa saúde, pois quase não existem contraindicações, mesmo com o consumo diário. Só não devem se tornar a principal fonte de alimentação e não substituem as saladas, apesar de serem uma opção para quem não come verdura — explica.

As restrições ficam por conta de casos de alergia a alguma fruta ou vegetal e alguns problemas de saúde, como o diabetes.

Gláucia lembra que, além da grande quantidade de nutrientes, o suco é uma fonte importante de hidratação.

— Beneficia o sistema cardiovascular, controla a hipertensão, desintoxica, melhora a disposição, a hidratação e a qualidade do sono, fortalece o sistema imunológicos e facilita o trânsito intestinal — enumera a nutricionista.

Segundo a ela, beterraba, cenoura, agrião, hortelã, chicória, espinafre, tomate e pimentão são alguns dos vegetais mais nutritivos. Entre as frutas, abacaxi, damasco, uva, limão, laranja, tangerina, pêssego, cereja, amora, maçã e mamão também são ricas nos ácidos málico, cítrico e nas enzimas digestivas, além de serem fontes de vitaminas B1, B2, B6 e C.

O nutrólogo Dimitri Homar, no entanto, faz um alerta importante a quem consome sucos indiscriminadamente.

— Assim como a ausência de vitaminas, o excesso delas também pode causar doenças — ressalto o médico.

Ele questiona, inclusive, a denominação.

— Só podemos chamar de terapêutico o que é avaliado e prescrito por um médico, e isso varia de pessoa para pessoa. O suco não trata. Considero-os complementos da alimentação, ricos em nutrientes, mas não terapêuticos — esclarece.

Faça você mesmo: 
- Use frutas e hortaliças frescas, preferencialmente orgânicas e muito bem higienizadas.
- O ideal é beber logo após o preparo e não guardar na geladeira ou congelar. Poucos minutos após o preparo, eles não terão mais as mesmas propriedades. 
- O melhor é não usar açúcar. 
- Se não incomodar em excesso a textura das fibras, não coe. 
- O suco feito na centrífuga extrai mais nutrientes do que o batido no liquidificador. 
Fonte Almanaque + 

Grande Beijo e Ótima Terça!!!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Saiba que se deve comer antes e depois dos exercícios físicos

Bom dia Meninas e Meninos

 Muito difícil postar por aqui, com todo esse frio os dedos praticamente congelam, kkk. Mas, não poderia deixar de vir desejar uma linda segunda pra todas as minhas amigas e amigos.
Por aqui esta tudo tranquilo, dia começando com 6 graus, praticamente uma geladeira. A água da torneira parece que vem direto do ártico, uma verdadeira delícia.
Ontem não consegui passar por aqui. Viajamos até outra cidade 3hs de onde moro pra entregar um convite pra uma pessoa muito especial. Passamos o dia na casa da minha segunda mãe Bêa e voltamos a tarde. Uma pena que moramos tão longe porque a companhia dela é sempre maravilhosa.

Minha RA anda tranquila, este final de semana eu dei uma exagerada nos derivados de leite e não sei se já contei pra vcs eu assim como pessoas mais velhas da minha família e meus dois primeiros filhos temos alergia a proteína do leite. Diferente da intolerância ela nos segue pra vida toda e é passada de geração pra geração. Devido a esse probleminha chato, ontem a noite eu passei muito mal, muita dor de estômago, vômitos e diarréia. Ainda estou com um pouco de dor no estômago porque ele fica irritado quando capricho na quantidade de leite, mas isso logo passa é só a lactose do corpo diminuir. O bom é que depois de tanta bobagem e coisas engordativas o peso se mantinha o mesmo hj pela manhã.

Dona M....
Bom, acho que matei ela de overdose. No dia que ela resolveu aparecer eu tomei 4 comprimidinhos juntos (jamais façam isso) e ela foi embora. Na hora do desespero eu tava disposta a tomar a caixa toda se preciso.

O niver da gorda está se aproximando, ainda tenho muitas coisas pra fazer, principalmente essas bandeirinhas que me deixam louca.

Facul essa semana tá tranquila os trabalhos já passaram e o negócio agora é ir estudando pra prova do dia 18.

Bom acho que era isso. Vou indo e deixando mais uma matéria pra vcs....



Saiba que se deve comer antes e depois dos exercícios físicos

Para manter o pique durante e depois de uma atividade física é preciso muito mais que um bom condicionamento


Sabemos que não se deve fazer atividade física em jejum, mas qual a função da alimentação antes do treino? O que comer ? E o que pode ser consumido após? Para manter a motivação para malhar e o pique durante e depois de uma atividade física é preciso muito mais que um bom condicionamento, é necessária uma alimentação adequada. Confira as dicas da nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann sobre o que comer antes e depois do exercício físico.

Antes da atividade

Devem ser consumidos alimentos ricos em carboidratos de baixo a médio índice glicêmico e proteínas. Evite a ingestão de alimentos ricos em gorduras ou em fibras nas duas ou três horas que antecedem a sua atividade física. Estes alimentos têm uma digestão mais demorada e podem causar mal-estar gástrico no decorrer do exercício. O açúcar refinado também não é indicado, pois faz o corpo liberar muita insulina, hormônio que abre a porta das células para a glicose. Em pouco tempo a taxa de glicose cai e a pessoa se sente cansada. Aposte sempre nos carboidratos, por serem a principal fonte energética do organismo, permitem um treinamento intensivo e consistente, retardando a fadiga e diminuindo o risco de lesões. Já as proteínas, promovem o incremento de massa muscular e atenuam o desgaste da mesma.

Sugestão de consumo: até 30 minutos antes da atividade, consumir barras de cereal, iogurte, sucos de fruta ou frutas. Até 1h antes da atividade, um lanche de pão integral com queijo branco, peito de peru, suco de fruta e fruta poderá ser consumido.

Após a atividade

Se você costuma se exercitar pela manhã é indicado fazer um almoço reforçado. A ingestão de cereais integrais, ricos em vitaminas e minerais e com uma boa quantidade de proteína é indispensável para repor as energias. Antioxidantes, como frutas vermelhas e manga, neutralizam os radicais livres, que no atleta são gerados num nível maior por causa do alto consumo de oxigênio.

Sugestão de consumo: pão francês, bolacha água e sal, pão de queijo, batata, macarrão, suco de fruta ou frutas. Leite, queijos e presuntos light, iogurte, carnes magras.

Para atividades muito longas e intensas (com mais de 1h de duração, como corrida, futebol, tênis de mesa), podem ser consumidos repositores hidroeletrolíticos durante a mesma, para se repor os estoques de carboidratos perdidos e para que não ocorra uma interrupção inesperada por fadiga.

Fonte BEM-ESTAR 
Grande Beijo e Linda Segunda

sábado, 28 de maio de 2011

Encare a dieta como um negócio e emagreça

Bom Dia Meninas e Meninos
 Como estão todos? Por aqui tudo bem tirando o fato de que quase viramos picolé ontem, kkk.
A temperatura por aqui anda muito baixa, parece que o inverno está querendo dar uma amostra do que trará pra nós. 
Neste exato momento, praticamente 10hs da manhã a temperatura aqui é de 9 graus, calor eu diria perto do que fez ontem a noite.

Bom, por aqui tá tudo indo....

RA ontem foi normal, comi o que queria e o que tinha vontade mas tudo em doses homeopáticas.

Consegui terminar todos os trabalhos da facul, agora é rezar pra tirar uma nota boa.

Dona M me visitou ontem a noite, isso mesmo gente, vcs não estão lendo nada errada, ela esteve por aqui ontem a noite, hj ainda não deu as caras mas vai saber se não vai aparecer. Nem preciso dizer que fiquei muito triste e chateada. Mas ontem mesmo conversei com marido e ele concordou em ir comigo até Porto Alegre onde o meu antigo médico atende. Sei que aqui na minha cidade exitem milhares de profissionais, mas infelizmente os dois que eu fui não acertaram e eu não pretendo ficar pipocando de galho em galho até perder todo meu sangue e virar uma barata.  Imaginem eu teria que trocar o nome do blog pra 
BARATINHA FEIA NUNCA MAIS, KKKK 
olha a maluca rindo de coisa séria, mas é isso ai gente o negócio é ser feliz!!!

Bom vou deixar mais uma matéria pra vcs.
 Encare a dieta como um negócio e emagreça
 

No livro Assim ou Assado (CMS Editora), as nutricionistas Raquel Franzini Pereira e Marcia Daskal listam uma série de dicas interessantes para começar e persistir na dieta e para mudar para hábitos alimentares saudáveis. Leia e siga.

1º) Crie um planejamento, um objetivo e um cronograma para realizar o seu plano. Administre seus hábitos alimentares como se fosse administrar um negócio próprio, uma viagem, a compra de uma casa, de um carro etc. Você tem de se amar o suficiente para colocar em prática hábitos saudáveis.

2º) Hábito não se muda de um dia para o outro. Então, comece pelos detalhes. Se come muita fritura, passe a comer alimentos assados, grelhados e cozidos. Se beber dois litros de água ao dia parece muito, comece bebendo um litro.

3º) Reduzir é melhor do que cortar. Mudanças radicais duram pouco. Se é louco por chocolate, vai ficar sem comer por três semanas, por exemplo, mas algum dia terá uma vontade irresistível e voltará à mesma quantidade de antes.

4º) Repense suas compras. Se gosta de queijo, descubra as opções com menos gordura. Se gosta de bolachas procure as que contém menos açúcar e sal e mesmo as integrais. Ao fazer esse exercício, descobrirá um novo universo de opções e tornará sua dieta mais saudável e também mais variada.

5º) O melhor truque para se alimentar bem é ter várias opções de alimentos saudáveis, esteja onde estiver. Afinal, na hora da fome o que importa é ter algo para comer. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ou uma fruta ao trabalho.

Vale a pena colocar em prática essas dicas, né!?! Afinal, se você se ama não há motivos para não se cuidar.
 Fonte Blog Vida Saudável
Grande Beijo e Lindo Sábado

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Atualizei Fotos Minhas + Consumir consciente não significa banir gorduras, doces e frituras, mas controlá-los

Bom Dia Meninas e Meninos
 Mais uma sexta iniciando e aqui com cara de sábado, afinal de contas ontem foi feriado e muita gente aproveitou pra fazer feriadão. Claro que não me incluo nestas pessoas, porque pra variar um pouco meu marido tá trabalhando.
Hoje faz frio por aqui e no momento a temperatura é 8.9 graus, bastante frio!!!

Ontem não consegui vir aqui, cheguei em casa depois das 23hs e só queria saber mesmo era de tomar um banho e ir dormir.

Como eu havia falado, ontem fiz uma pequena viagem até a capital pra ir na médica. Quero deixar claro meninas que eu moro numa cidade grande, kkkk com mais de 400 mil habitantes e muitos médicos endocrinologistas, mas como me acostumei com a minha médica eu faço questão de ir visitá-la e viajo pra isso.
Aproveitei a viagem pra entregar alguns convites do aniversário da gorda e pegar algumas coisas que pedi pra minha mãe providenciar, incluindo as toalhinhas pras lembranças. Hoje pela manha eu fiz um modelo de cada um pra vcs verem como vão ficar, serão 30 unidades destas.







Bem, falando da endocrinologista.
Minha consulta é relâmpago, a minha médica é das mais práticas possíveis e o lema dela é pra que sofrer se podemos contar com medicamentos pra nos auxiliar.
Errado??? pra algumas pessoas pode até parecer. Mas no fundo eu sofri muito quando perdi o convênio com ela e passei por muitos outros médicos que me mandavam fazer RA e nunca me davam remédio. Claro que eu sei que a melhor coisa a ser feita é a RA, tanto é que hj tenho aqui na minha casa 4 receitas controladas referentes aos últimos 2 meses e mais duas referentes aos 2 meses que virão, que eu não usei porque não comprei e não vou comprar o remédio. 
O problema é que eu sempre precisei dos medicamentos pra dar aquele incentivo na minha RA, mas o uso deles vai ficando pra trás e depois que eu vejo os primeiros resultados fico tão feliz e motivada que nem preciso mais deles pra continuar minha caminhada.
Voltando a consulta....
Ela me deu mais duas receitas de anfepramona, mandou que eu tome o remédio como forma de manutenção, intercalando os dias. Disse que meu peso esta ótimo e me mandou voltar em 2 meses.

A RA de ontem foi bem tranquila, na base da proteína e salada. Hoje estou com o mesmo peso que ontem e pretendo mantê-lo assim por muito tempo, kkk. Se eliminar mais alguma coisa perco o marido que já falou que tô virada em cabeça, pq estou muito magrela. Minha filha disse que eu pareço uma Bratz, uma bonequinha como essa ai abaixo que é virada em cabeça e tem uns sapatões (porque estou sempre de botas)
Bom, depois de ler o depoimento da Bethina, resolvi colocar umas fotinhos de hj pra vcs, não reparem pq foram tiradas na correria.











Bom hoje vou tentar acabar o último trabalho da facul pra me livrar logo disto.

Vou deixar mais uma matéria pra vcs.

Consumir consciente não significa banir gorduras, doces e frituras, mas controlá-los

Aliado à falta de exercícios físicos regulares, o consumo de alimentos industrializados é uma das causas dos quilos a mais


Estamos nos transformando em um país de gordos e obesos. Há seis anos, 2 em cada 10 brasileiros estavam acima do peso; pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia) lançada no ano passado comprova que hoje já são 93 milhões de pessoas com sobrepeso — metade da população, ou seja, a cada dois brasileiros, um está gordo.

As consequências são conhecidas e formam o fator que mais impacta a saúde pública hoje no país: doenças cardiovasculares, diversos tipos de câncer, diabetes, insuficiência renal, problemas na vesícula, nos joelhos e na coluna.

Além da insuficiência de exercícios físicos regulares, talvez as causas do problema estejam na lista de compras, ou mais precisamente na falta dela.

Especialistas apontam o consumo excessivo de alimentos industrializados como um ingredientes a engordar nossa população. Esses alimentos são justamente os que, na média, apresentam os maiores índices de gordura, calorias e sal.

Praticar o consumo consciente implica em:

:: Programar antes a compra, para não provocar desperdícios;

:: Ler atentamente rótulos e embalagens, para observar não só preço, marca e data de validade, mas também a composição do alimento;

:: Optar por alimentos naturais e vindos de perto;

:: Evitar as gorduras trans;

O carrinho na feira e no supermercado deve buscar sempre uma alimentação mais saudável e mais sustentável. Além da saúde, essa postura vai beneficiar o seu bolso, a economia do país, a sociedade e o planeta.

— Come-se cada vez mais na rua, onde são oferecidos alimentos processados e com baixo valor nutricional — alerta Márcia Alves Keller, nutricionista.

Segundo o IBGE, nos últimos seis anos, os gastos com a alimentação fora do domicílio, em áreas urbanas, cresceu sete pontos percentuais e, hoje, representa um terço (33,1%) das despesas das famílias. Na área rural, a participação da alimentação fora de casa é de 17,5%. Em 2003, era de 13,1%.

Segundo Márcia, um estilo mais saudável consiste basicamente em fazer em torno de cinco refeições diárias, aumentar o consumo de frutas e verduras, diminuir o consumo de gorduras, diminuir o consumo de produtos industrializados e de sal, além de praticar no mínimo 30 minutos de atividade física diária.

— São números assustadores que refletem a automatização da alimentação, fruto da vida corrida, principalmente nas cidades. É preciso dedicar mais tempo para comermos o que nos faz bem — alerta a nutricionista.

Para Camila Mello, gerente de Mobilização Comunitária do Instituto Akatu, é neste cenário que surge a importância de se planejar uma alimentação mais saudável no dia-a-dia.

— Escolher com atenção que tipos de alimentos vão fazer parte das suas refeições é um primeiro passo. Depois, a dica é sentar para escrever o cardápio da semana, não esquecendo de incluir saladas, verduras, frutas e feijão — aconselha.

Na hora das compras, a dica é descobrir a procedência dos produtos oferecidos. Dar preferência aos produtos orgânicos e àqueles que produzidos em locais mais próximos de onde serão consumidos: além de contribuir para o crescimento da economia local, ajuda a reduzir o transporte no deslocamento, que implica menor queima de combustíveis responsáveis pela emissão de gases causadores do efeito estufa e, portanto, menos impacto no aquecimento global.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), criou o Manual de Orientação ao Consumidor, para estimular os brasileiros a ler e entender os dados veiculados nos rótulos dos alimentos. O manual informa, por exemplo, quais os alimentos que precisam apresentar rótulos, as quantidades limites dos ingredientes para cada tipo de produto, além de uma tabela que faz a conversão das porções apresentadas nos rótulos para medidas caseiras.

Confira também o os Dez Passos Para Uma Alimentação Saudável, criado pelo Ministério da Saúde. O guia orienta os consumidores a fazerem escolhas alimentares saudáveis, além de oferecer dicas de preparo. Nele, há indicações sobre o número ideal de refeições diárias, alimentos que devem ser consumidos diariamente, além de fórmulas que ajudam o consumidor a saber se está com o peso ideal.

Não tendo tempo para preparar refeições todos os dias, vale aproveitar o final de semana para reunir os amigos e oferecer aquele cardápio especial.

— Essa convivência pode servir também para ensinar aos filhos as receitas clássicas da família. E mais do que isso, pode-se caprichar na dose e aproveitar as sobras para as marmitas da semana — revela.

Para a especialista, consumir consciente não significa banir gorduras, doces e frituras, com exceção daqueles que têm indicação do médico. Mas é controlar, reduzir.
Outra dica é consumir o mínimo possível de sal. Todos os alimentos são importantes para o bom funcionamento do organismo, mas é preciso um equilíbrio.

— A rigor, não sendo por recomendação médica, deve-se consumir todos os tipos de alimentos, mas de forma equilibrada — conclui a nutricionista Marcia.
MUNDO VERDE
Grande Beijo e Linda Sexta 

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Saiba de que forma as vitaminas e minerais atuam no seu organismo

Bom Dia Meninas e Meninos!!
 Motivadas pra mais uma quarta-feira??? 
Graças a Deus o frio deu uma trégua estamso praticamente vivendo o verão por aqui, kkk.
Hoje é véspera de feriado aqui na minha cidade. Amanhã é dia de Nossa Sra Caravágio.

Como eu falei pra vcs amanhã vou na endócrino. Tenho que fazer uma viagem pra ir nela porque eu moro na serra e o consultório da médica fica na capital Porto Alegre, nada muito longe em torno de 1h45m de estrada. Vou aproveitar pra entregar alguns convites do aniversário da Valentina tbm.  
Por isso amigas provavelmente se der tempo de passar por aqui amanhã, será a noite. Mas já vou desejar uma ótima quinta pra todas!!!

Uma das meninas me perguntou se eu não tomava os remédios que a médica me deu. Quando eu iniciei a dieta eu tomei sim, porque precisava de um incentivo. Mas logo depois eu conheci a blogsfera e resolvi fazer RA. Hoje eu ainda tenho os remédios da primeira vez que vui lá, em fevereiro. Quando tenho aqueles dias de ansiedade eu ainda os uso. Claro que isso tem ocorrido muito raramente hj em dia, mas pra não correr o risco eu deixo eles aqui na minha gaveta. Guando sinto que a gorda louca vai me atacar eu tomo um comprimidinho e ela se acalma. Mas como isso ocorre raramente eu tenho colecionado receitas.
Ontem consegui pintar as latas para o jogo do niver da gorda e os 35 palitinhos de picolé pros pirulitos de toalha que vou fazer.
Consegui fazer mais um dos meus trabalhos tbm, agora só falta mais um.

RA foi tranquila, dentro do possível. Estou mantendo meu peso entre 50 e 52 a quase dois meses.
Bom, acho que por hj era isso. Vou deixar mais uma matéria pra vcs.


Saiba de que forma as vitaminas e minerais atuam no seu organismo

Nutrientes regulam enzimas e hormônios e influem no no funcionamento cerebral


As vitaminas e os minerais são nutrientes essenciais para o funcionamento do nosso corpo. Regulam enzimas e hormônios, participam da manutenção do ritmo cardíaco, na contração muscular, no funcionamento cerebral e no equilíbrio do organismo como um todo.

O estresse, o aumento dos poluentes ambientais, consumo de aditivos químicos e uso de medicamentos são alguns dos fatores que aumentam a necessidade desses nutrientes.

Como nosso não tem capacidade de produzi-los, eles devem ser ingeridos preferencialmente através da alimentação. Veja como as vitaminas e os minerais atuam no nosso organismo.

Vitaminas

:: Betacaroteno (pró-vitamina A) – é convertido em vitamina A no organismo, que tem ação antioxidante (previne o envelhecimento e doenças como câncer, cardiovasculares, diabetes), é importante para a função imune, para a visão. 

:: Complexo B – as vitaminas do complexo B estão envolvidas em todos os processos do nosso organismo. Importantes para o fornecimento de energia e para o sistema nervoso central. Comprimidos de levedo de cerveja são ricos em vitaminas do complexo B. 

:: Vitamina C – tem ação antioxidante (previne o envelhecimento e doenças como câncer, cardiovasculares, diabetes), reforça o sistema imunológico, importante para a formação de neurotransmissores. Cápsulas de acerola são fontes de vitamina C.

:: Vitamina D – estimula a absorção do cálcio, modula o sistema imune, previne doenças autoimunes. Encontrada em suplementos de óleo de fígado de bacalhau. 

:: Vitamine E – excelente antioxidante, atua na prevenção contra o envelhecimento precoce e de doenças degenerativas como as cardiovasculares, câncer, diabetes. Previne doenças neurológicas, displasia mamária e alivia os sintomas da TPM. Cápsulas de óleo de gérmen de trigo são boas fontes de vitamina E. 

Minerais

:: Cálcio – mineral importante para desenvolver e manter a saúde dos ossos e dentes. Regula os batimentos cardíacos, favorece a coagulação do sangue, atua na transmissão de impulsos nervosos. Encontrado em suplementos à base de concha de ostras e dolomita. 

:: Magnésio – essencial para a formação óssea e para a formação de serotonina – hormônio relacionado ao bem estar. Ajuda a aliviar os sintomas da TPM. É relaxante muscular e dos vasos sanguíneos, sendo importante para a saúde cardiovascular. Retarda o processo de envelhecimento. Encontrado no cloreto de magnésio.

:: Ferro – importante para o sistema imunológico e para a prevenção de anemias. É um mineral fundamental para a função da tireóide, para o sistema nervoso central, para a destoxificação do fígado e para a formação do colágeno. Participa da síntese dos neurotransmissores serotonina e dopamina, sendo importante para o sistema nervoso. 

:: Zinco – mineral essencial para o sistema imunológico. Tem ação antioxidante (previne o envelhecimento e doenças como as cardiovasculares, câncer, diabetes). Facilita a cicatrização de feridas, melhora a fertilidade. 

:: Cromo – mineral importante para diabéticos já que melhora ação da insulina, regula os níveis de glicose no sangue. Está envolvido na redução dos níveis de LDL colesterol (colesterol ruim), colesterol total, triglicérides e aumento do HDL colesterol (colesterol bom), prevenindo assim, doenças cardiovasculares. 

:: Silício – importante para a saúde dos ossos e dentes e para a formação do colágeno, dando força, rigidez e flexibilidade aos ossos, dentes, tendões, pele e unhas.
MUNDO VERDE 
 
Grande Beijo e Ótima Quarta!!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Alimentos integrais: o que são e como colocá-los na dieta diariamente

 Bom dia Meninas e Meninos!!

 
Mais uma terça que se inicia e por incrível que possa parecer ja estamos na última semana deste mês contando que na  quarta-feira que vem já estaremos em junho.

Perceberam que estamos praticamente no meio do ano??

Parece que foi ontem que iniciei meu processo de emagrecimento. Decidi ir na endocrinologista no final de janeiro e comecei minha RA em fevereiro. Quatro meses se passaram e  com ele foram embora pra nunca mais voltar 15kg. Posso dizer que me sinto feliz porque sei que foi uma conquista minha, fruto da minha garra e determinação. Tbm estou feliz porque quando tomei a rédia da minha vida e resolvi mudar minha história iniciei minha caminhada aqui na blogsfera. Fico feliz por cada amiga que conquistei e agradeço sempre pelo privilégio de fazer parte deste grupo de pessoas tão especiais.

 Essa semana tenho endócrino. Segundo ela nesta consulta vai me passar um remédio pra manutenção. Ela acha que eu tomo o que ela manda e eu deixo que pense assim porque ela fica feliz, kkk. Dessa forma ela me ajuda porque é bom ter alguém pra prestar contas mesmo que a gente não siga a risca o que a pessoa manda.

Ontem eu consegui fazer um dos 3 trabalhos que tenho pra entregar essa semana. Menos um!!!

Quanto a RA tá tranquila. Nada de diferente dos demais dias. Ontem tomei uma xícara de café com leite pela manhã e outra a tarde. Tomei sopa de agnoline (capeletti) no almoço e na janta e comi alguns amendoins tbm. Péssima alimentação eu sei. Nada de saladas e frutas, mas as vezes sou vencida pela preguiça de fazer algo pra comer ai na praticidade vou no café com leite mesmo.

Ando meio devagar em relação ao níver da gorda. Essa semana depois de me livrar dos trabalhos da facul pretendo pintar as latas para o jogo e fazer mais algumas bandeirinhas.

Bem acho que por hj era isso. Vou indo nessa e deixando pra vcs mais uma matéria.

 Alimentos integrais: o que são e como colocá-los na dieta diariamente

Cereal integral é um grão onde os componentes principais estão presentes no grão intacto

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos mostrou que 49% dos brasileiros tem a maior dificuldade em escolher e identificar alimentos integrais, tamanha a oferta de produtos nos supermercados. E você? Sabe escolher um cereal integral?

Cereal integral é um grão onde os componentes principais estão presentes nas mesmas proporções que existem no grão intacto.

São três camadas:
:: Farelo (casca): é a camada externa que protege o grão e é formada de fibra, vitaminas B, proteína e microminerais.

:: Endosperma: rico em carboidrato, proteína e algumas vitaminas B.

:: Germe: também chamado de semente, é rico em vitaminas B, vitamina E, microminerais, antioxidantes e fitonutrientes.

Quando um grão intacto passa por processo de refinamento, como é o caso do trigo, perde grande parte de seus nutrientes, sofre uma remoção do farelo e do germe, restando apenas o endosperma.

Como incluir cereais integrais na dieta:
:: Café da manhã: cereais matinais integrais, aveia, pães integrais, biscoitos e bolos feitos a base de farinhas integrais.

:: Lanches: biscoitos integrais, barras de cereais e granola.

:: Almoço e jantar: arroz integral, cevadinha, grão de trigo e triguilho. Inclua massas à base de farinha de trigo integral (macarrão, tortas e pizzas).

BLOG VIDA SAUDÁVEL

Beijos e Ótima Terça!!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Exercícios: dentro ou fora de quatro paredes?

Bom Dia Meninas e Meninos
 E o findi acabou..... convenhamos que passou voando!!!
Por aqui tudo dentro da normalidade, ou anormalidade??? Comi muitas coisas que podem ser consideradas fora do padrão pra quem esta de RA, mas no meu caso como minha RA não quer dizer sofrimento, deixar de comer as coisas que eu gosto ficar frustrada vendo as pessoas comendo coisas boas e eu ali na base da alface e carninha grelhada.
Claro que o segredo esta em aprender a manter o controle e fazer algumas escolhas. no inicio da minha RA eu tbm não comia porque não sabia me controlar. Agora sei escolher. Ontem no almoço eu comi churrasco. Carne, batata assada e ao contrário dos demais não tomei a coca-cola. Tomei a sopa no jantar mas optei por não colocar o queijo ralado. E por ai vai. O importante é ter bom senso e saber moderar. 

OBS: Ontem eu falei que comi grostoli. Pra quem ficou curioso em saber é a cueca virada pros brasileiros, só que aqui em Caxias, terra de colonização italiana eles fazem a massa bem mais fina e fica como uma casquinha bem crocante.
Quanto a AF do campo, kkk. Não foi preciso ajudar o marido porque ele e o cunhado fizeram todo o serviço. Eu fiquei na cocheira separando pinhão. Uma terapia!!!

A facul continua a me torturar... 
Essa semana tenho 3 trabalhos e caso não consiga visitar alguém já peço desculpas.

Bom acho que por hj era isso. 
Meninas ontem coloquei uma matéria sobre alimentos que previnem as doenças do inverno, pra quem não esteve por aqui no findi fica a dica.

Exercícios: dentro ou fora de quatro paredes?

Especialistas apontam os prós e contras dos exercícios praticados nas academias e ao ar livre


Correr no parque ou suar na esteira? Investir em uma bicicleta moderna ou ficar no ar-condicionado da sala de spinning? As modalidades usualmente praticadas ao ar livre também estão nas academias. Mas quais são as diferenças entre se exercitar indoor e outdoor? Para o personal trainer Tiago Magalhães, no caso do spinning, não há como apontar apenas uma vantagem, pois há várias. E cita: quem opta pelo exercício na academia tem a música como incentivo, não depende do clima, é cercado de pessoas para interagir e conta com um professor que está sempre perto para orientar.
A esteira e a bicicleta indoor têm diferenças claras quando comparadas às suas equivalentes de rua.

— Na esteira, o impacto é amortecido. Não é o mesmo que correr na rua (mesmo que o tênis seja o mais top em tecnologia de amortecimento) — afirma Tiago.

Já a bicicleta de spinning oferece impacto muito pequeno ou quase nulo nas articulações, completa o educador físico Bruno Ryker. Ele menciona outra vantagem: a comodidade e a facilidade de realizar as atividades em um ambiente controlado.

Tanto os exercícios indoor quanto os outdoor trabalham as capacidades físicas aeróbicas, melhoram o sistema cardiorrespiratório, previnem um grande número de doenças e ajudam na manutenção do peso ou no emagrecimento.

— A diferença clássica do ciclismo de rua para o indoor é a regulagem da bike, pois num ambiente fechado não temos a resistência do ar e o balanceio da bicicleta, então a regulagem pode ser feita de forma a procurar um pouco mais de conforto ao praticante — explica Tiago Magalhães.

O personal trainer justifica por que é apaixonado pelo spinning:

— A segurança é o maior diferencial. Afinal, dentro de uma sala não passam carros, não há buracos, praticamente não existe queda, não há pneu que possa furar e, se o aluno não estiver em um dia legal, com dor de cabeça, por exemplo, é só parar. Não precisa chegar a algum lugar. É uma atividade física com clima de festa.

Variação de terreno e de ambiente, especificidade da modalidade que se quer praticar, contato com a natureza e melhora de consciência corporal. Esses são alguns dos benefícios de praticar esportes na rua, segundo Bruno Ryker. Para o educador físico, as atividades outdoor oferecem também paisagens diferenciadas, o que quebra a rotina, e um aumento de intensidade de acordo com o terreno.

Em ambiente aberto, o que a atividade indoor tenta imitar se torna realidade.

— A percepção de esforço é diferenciada, pois, por mais que a modalidade indoor procure se aproximar, não consegue trabalhar as variações reais de terreno e de intensidade — explica Bruno.

O asfalto oferece mais impacto, o vento atua como resistência, tornando o exercício mais difícil e aumentando o gasto calórico. O clima afeta diretamente. E a participação do atleta tem que ser mais cuidadosa para evitar quedas e torções.

:: INDOOR

Prós

Ambiente controlado
Música que dita o ritmo
Acompanhamento profissional
Companhia de outros alunos
Impacto amortecido
Conforto e segurança

Contras
A paisagem não muda
Rotineiro

:: OUTDOOR

Prós
Contato com o ar livre e a natureza
Paisagem que sempre muda
Terrenos que oferecem mudança  no nível de dificuldade

Contras

Mais esforço
Possibilidade maior de lesões
DONNA ZH 

Grande Beijo e Linda Segunda

domingo, 22 de maio de 2011

Saiba como reforçar o seu organismo para enfrentar os meses mais frios do ano

Bom Dia Meninas e Meninos!!
Hoje é domingo e o findi mais uma vez acabando.
Por aqui o tempo esta ajudando e o frio parece ter dado uma trégua.

Bem vamos ao que interessa....

Minha RA ontem foi uma bagunça total, resolvi fazer o dia do lixo, com direito a bolo de limão, nega maluca, grostoli, pizza e por ai vai...
Mas não priemos pânico porque dona balança nem se mecheu.

Bendita estatística.....
Meu dignissimo marido deu a luz que eu precisava, kkk. Quanta facilidade pra ele e eu queimando meus únicos dois neurônios. Vai ver por isso ele fez engenharia e eu nunca cheguei perto dos números, kkk.

Bom hoje é dia de ir na casa da cunhada rachar lenha. Como o frio promete essa semana, é preciso se prevenir. Isso quer dizer que de alguma forma vou fazer uma AF hj, marido racha e eu carrego pro carro. Academia do campo!!!

Bem meninas acho que por hj era isso. 
Vou deixar uma matéria interessante principalmente porque o frio se aproxima.


Saiba como reforçar o seu organismo para enfrentar os meses mais frios do ano

Opções saudáveis são muito melhores que suplementos para a prevenção da gripe


Os médicos são unânimes em afirmar que a melhor forma de prevenir doenças é investir na boa alimentação. Numa época em que a incidência de gripes e resfriados é bem maior como o inverno, o ideal é estar preparado para turbinar a dieta meses antes, dando forças para o organismo enfrentar enfermidades oportunistas.

Opções saudáveis são muito melhores que suplementos para a prevenção da gripe, porque através de alimentos conseguimos todo um pacote nutricional. Por exemplo, comer uma laranja é melhor do que tomar vitamina C porque a laranja oferece todo um conjunto de nutrientes — magnésio, potássio, folato, vitamina B6 e flavonoides, ricos em antioxidantes.

Segundo especialistas em infectologia e nutricionistas, a melhor maneira é reforçar o sistema imunológico por meio de uma alimentação saudável e direcionada. Se possível, o ideal é adotar estes hábitos durante o ano inteiro.

— Não adianta esperar ficar doente para fazer mudanças na alimentação. É preciso rever o estilo de vida antes que o vírus da gripe ataque — afirma a nutricionista Bruna Murta.

Para proteger-se, priorize alimentos como iogurte natural, cenoura, beterraba, couve, espinafre e peixes, que ajudam no combate às viroses. Isso porque é possível "manipular" a nossa imunidade preparando as células brancas do sangue (neutrófilos), as chamadas B e as matadoras naturais, além dos linfócitos para o ataque. Para isso contamos com a ajuda das vitaminas encontradas nestes alimentos, que agem estimulando a produção de anticorpos.

Exercícios físicos também são essenciais, pois eles estimulam o funcionamento do sistema imunológico, deixando as pessoas mais resistentes a gripes e infecções. Há diversos estudos que relacionam a prática de atividades diárias com a redução da incidência de doenças.

Para reforçar a imunidade, ainda, a dica é manter o corpo hidratado. Manter as vias aéreas úmidas desestimula o vírus. O indicado é ingerir pelo menos um litro e meio de água por dia, sempre preferindo água mineral e na temperatura ambiente. Os chás de gengibre, alho, alecrim, limão e laranja também são excelentes antivirais.

Confira alguns alimentos sugeridos e qual a melhor forma de consumi-los:

:: Probióticos: possuem microrganismos vivos que fortalecem o sistema imunológico. Encontrado em pó ou cápsulas e em alguns iogurtes e bebidas lácteas.

:: Alho: estimula a resposta imunológica. Use amassado em feijão, sopas, em temperos de saladas ou em cápsulas.

:: Cogumelo shitake: possui lentinana, substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo. Use em saladas, massas e risotos.

:: Acerola: a poderosa frutinha tem de 30 a 50 vezes mais vitamina C do que a laranja. A vitamina age na reconstituição dos leucócitos em períodos de queda de resistência. Consuma puro ou em sucos.

:: Gengibre: é imunoestimulante, expectorante, reduz a inflamação e a dor. Adicione a raiz a chás e a sucos.

::  Chás verde e branco: ricos em catequina, poderoso antioxidante que atua no combate aos radicais livres. Podem ser consumidos também em cápsulas.

::  Couve, cenoura e tomate: o betacaroteno, antioxidante natural, combate infecções e estimula as células imunológicas. Dá para fazer uma combinação dos ingredientes em sucos, saladas ou sopas.

::  Mel: tem ação bactericida e antisséptica, além de ser um bom coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e garganta. O própolis também é um conhecido antibiótico natural, muito utilizado no combate a tosses.
CADERNO VIDA ZH 

Grande Beijo e Lindo Domingo

sábado, 21 de maio de 2011

Como comer de tudo e não engordar

Bom dia Meninas e Meninos
 E hoje é sábado novamente!!! 
Por aqui o dia começa nublado com cara de chuva apesar de não ser a previsão e com um friozinho agradável de 13 graus.

Bem, ontem meu dia foi tranquilo como sempre. Vida de quem não sai muito de casa não tem como ser diferente. 

Minha RA foi naquelas, comi muitas coisas que podem ser consideradas proibidas, mas em quantidades permitidas não me causaram nenhum mal e não alteraram em nada a balança. Claro que hj já subi nela, coisa que faço sagradamente todos os dias.

A facul tá me torturando. Estou me quebrando com a tal da estatística. Pra quem não sabe eu faço faculdade a distância o que é uma maravilha pra quem não tem tempo de frequentar a faculdade tradicional. Mas o grande problema é que vc precisa ser meio autodidata. Ou vc aprende sozinho ou não aprende nada. Mas tudo bem, consegui as outras cadeiras e vou conseguir essa tbm.

Bom acho que por hj era isso...
Vou indo e deixando uma matéria pra vcs. 

Como comer de tudo e não engordar

A nutricionista Tatiana Ferraz atua como personal diet em São Paulo e é defensora de uma corrente que prega a combinação de alimentos visando ao melhor aproveitamento dos nutrientes pelas células, o que aumentaria a produção de energia e proporcionaria mais bem-estar.
Na prática, a principal regra é não misturar proteínas e carboidratos no mesmo prato. Não há preocupação em contar calorias e, sim, em diminuir o tempo que os alimentos levam para ser digeridos, além de melhorar a qualidade das refeições.
O método vem conquistando empresários e famosos do centro do país. Confira dicas da personal diet para comer de tudo e não engordar:

- Comer bem não significa viver à base de produtos light e diet. Uma alimentação saudável contém mais produtos naturais, integrais, e menos industrializados. Deve ter mais variedade e menos quantidade

- Começar o dia tomando café e se alimentando com carboidratos (como pães, cereais e frutas) é uma opção inteligente porque esse nutriente é fonte de glicose e energia. O cérebro só se abastece de glicose. 

-  Preparar-se para fazer lanches entre as refeições é simples. Não é motivo de vergonha levar um sanduíche com pão integral ao trabalho. “Na hora da fome ninguém pensa e, sem nenhum alimento saudável à vista, é mais fácil se render às guloseimas”, diz Tatiana. 

- Ao meio-dia, é estratégico comer proteína (carnes). Devido às suas propriedades nutricionais, o alimento evita a sensação de sonolência após o almoço.

-  A proteína do soro do leite (whey protein) pode ser introduzida sem medo na alimentação. É um produto industrializado, mas de alto valor biológico (150%) e de fácil digestão.

- À noite, ao contrário do que pregam muitas dietas radicais, os carboidratos são opção porque estimulam os hormônios do sono e do bem-estar. 

Não se esqueça: ao iniciar uma dieta de emagrecimento é preciso ter em mente que, da mesma maneira que ninguém engorda de uma hora para outra, não vai dormir gordo e acordar magro.
Um quilo de gordura representa 7 mil calorias consumidas a mais do que deveria! Isso equivale a 50 bifes de carne bovina, 44 fatias de bolo ou 40 barras de chocolate de 30 gramas. Mais: dieta não pode ser vista como um processo temporário até alcançar um objetivo. Implica em mudar hábitos para sempre.
Fonte Blog Vida Saudável

Grande Beijo e Lindo Sábado!!