Makes e Cabelos

 Hidratação
                 Existem muitos produtos no mercado e muitas promessas para hidratar os cabelos também. E por mais que você compre o melhor produto para aplicar em casa parece que no salão o cabelo sempre fica melhor.
 Ai que Ódio!!!
O pulo do gato esta na aplicação.
Abaixo vou dar algumas dicas.

Primeiro vamos falar um pouco da estrutura química do fio do cabelo.
Para abrir a escama do cabelo usamos produtos alcalinos nele estão incluídos shampoo anti-resíduos, colorações, peróxido de hidrogênio, progressivas e por ai vai.
Uma escama permanece fechada e perfeita com produtos neutros que possuem ph7, neste ponto se encontram (ou deveriam se encontrar, sendo que muitos mentem neste ponto) os shampoos sem sal. Na verdade o sal é a quantidade de sódio adicionada e não existe um shampoo que não contenha, porque é ele que ajuda na limpeza. O que ocorre é que alguns possuem mais e outros menos. Um exemplo disso é a diferença nítida de espuma que um shampoo normal faz diante de um profissional.
Finalmente para fechar a escama do cabelo temos os produtos ácidos. Quem nunca escutou a história que antigamente as mulheres enxaguavam os cabelos com vinagre. Bem faziam elas porque nunca vi no mercado um produto tão bom pra fechar a escama e dar brilho nos cabelos. Neste ponto da tabela de ph estão os condicionadores e os neutralizantes, suco de limão, vinagre e todos os outros produtos ácidos.

A uma altura dessas vocês devem estar achando que estou maluca e que quero transformar todo mundo em cabeleireira, kk. É que acho que as pessoas precisam saber por que estão fazendo as coisas e não simplesmente mandar aplicar esse ou aquele produto na cabeça pelo simples fato de que viu alguém falar que era bom.

Voltando a hidratação...

Primeiro – é preciso limpar o fio do cabelo pra que ele possa receber a hidratação. Você primeiramente vai lavar com o shampoo normal e em seguida fazer uma nova lavagem com um shampoo anti-resíduos.

Segundo – não faça sua hidratação com hora marcada, kkk.  Tire um tempo pra você porque será preciso O segredo da boa hidratação esta no enluvamento (movimento mecha a mecha feito com o produto nos fios). Separe mechas pequenas, passe uma pequena quantidade de produto nas mãos e enluve os fios com vontade. No salão parece que a cabeleireira vai arrancar a cabeça da gente, kkkk e é assim mesmo que tem que acontecer. O produto tem que penetrar nos fios, o movimento e o calor ajudam neste processo.

Terceiro – aguarde o tempo de pausa do produto, cada produto tem o seu. Geralmente giram em torno de 30min. Neste ponto você pode usar touca pra aquecer ou toalhas quentes. Você pode colocar papel alumínio com a parte brilhante pra dentro (lado dos fios) envolvendo a cabeça e por cima colocar uma sacola de mercado. Use o secador para esquentar. Conforme for esfriando esquente novamente. 

Quarto – retire muito bem o produto, muitas pessoas ficam com resíduo de creme nos cabelos, deixando-os opacos e pesados e acabam culpando a hidratação, quando o erro fatal ocorreu na retirada do produto. Use água de preferência de morna a fria. Neste ponto é importante que você utilize um condicionador ou um neutralizante, porque a abertura dos fios foi feita com o shampoo anti-resíduos, mas o creme de hidratação não tem o poder de fechá-los porque não é um produto de ph ácido. Pra quem quiser um resultado ainda melhor separe 1 litro de água com uma colher de sopa de vinagre branco. Depois de retirar bem o produto jogue aos poucos à água com vinagre. Não precisa enxaguar porque não vai ficar o cheiro. Este processo serve para fechar a escama do cabelo.

Vamos aos produtos:

Existem vários produtos no mercado, do mais barato ao mais caro.  Uma hidratação que pode ser feita em casa e tem o custo baixo e apresenta bons resultados é com um creme a base de mocotó da Tricofil e com ampola de semi di Lino da alfaparf.
Eu recomendo que pra um pote de 1,2Kg acrescente 2 ampolas de semi di Lino. Misture bem com uma colher até que a ampola suma no creme. Mantenha sempre bem fechado.


A hidratação pode ser feita de 15 em 15 dias e pra cabelos mais danificados uma vez por semana.

Pra quem quer investir um pouco mais também recomendo o RIGEN da alfaparf,  a Kerastase, L`Oreal, também tem linhas ótimas e preços ótimos também. 

Acho que deu pra perceber que sou muito prática e que minhas dicas não tem nada de milagrosas. Sempre gostei de trabalhar com produtos bons, mas também sei que precisava trabalhar com produtos de fácil acesso as clientes. Odiava quando ia ao salão e saia de lá linda e maravilhosa e dias depois meu cabelo tava uma coisa e quando perguntava o que era preciso pra manter ele bonito estourava meu cartão de crédito comprando aquele monte de produtos de linhas caras que meu cabeleireiro indicava. Na maioria das vezes só jogava dinheiro fora, pelo simples fato de que o segredo não estava no produto e sim no procedimento de aplicação. Eu simplesmente chegava em casa, lavava o cabelo pegava um monte de creme, tacava na cabeça, massageava como se estivesse lavando, enrolava na toalha e enxaguava. Resultado: cabelo igual ou pior do que estava, kkk. 


Mega hair
 Uma amiga blogueira me perguntou sobre mega hair. O que posso responder é que sei muito pouco sobre o assunto. Meu conhecimento se resume a lavar secar e escovar cabelos com o aplique.
Meu conselho pra quem quer colocar é que pesquise muito sobre o material que vai ser usado, cabelos naturais e artificiais. Sobre as técnicas que são várias e principalmente sobre o profissional com o qual você vai fazer o procedimento. É bom conversar com pessoas que tem o mega porque existem várias opiniões.
O que posso falar é sobre relatos de clientes que tinham. O valor é alto pra colocação. A manutenção também não é barata e o tempo entre uma e outra varia da técnica utilizada. Muitas clientes reclamavam de dor na cabeça pela tensão nos fios. Na técnica de faixa tinha clientes que sempre tinham que lavar o cabelo no salão porque era bem complicado secar porque é uma faixa de tecido e se não secar bem fica um cheiro horrível.
Bem mas como falei o ideal é procurar uma pessoa especializada na área. Mas especializada mesmo. Existem cabeleireiros que se arriscam a colocar, tipo aqueles que fazem de tudo um pouco. Eu aconselho a procurar alguém que só trabalhe com isso.



Make
Algumas dicas de Duda Molinos, pra mim um dos melhores maquiadores do Brasil

- O iluminador funciona nas partes convexas e não nas côncavas. Por isso nunca use-o na região abaixo dos olhos ou na marca ao redor do nariz e lábio conhecido como “bigode chinês”. Para um ar jovial, aplique o produto no alto das maçãs, na base do nariz e no centro da testa e ponta do queixo;

- Cores claras aproximam e aumentam, cores escuras afastam e diminuem. Se você quiser aumentar os lábios, por exemplo, aposte no batom claro e no gloss. Ele reflete na boca, ajudando a criar a ilusão de volume;

- Quem tem o rosto muito redondo pode fazer uso de cores neutras, dos beges ao marrom, para forjar uma cavidade entre o alto da maçã e o maxilar, estreitando a face;

- Ao se maquiar, mantenha em mente o tipo de ambiente para o qual está indo. Aqui, não estamos falando apenas de respeitar o dress code, mas de usar a luz do local onde estará a seu favor. Se você vai sair para dançar, pode carregar mais no blush escuro, se vai a um almoço a céu aberto, fique com cores mais próximas a sua pele para não ficar demarcado demais;

- Errar o tom da base é um erro crasso, porque deflagra o truque que deveria ser imperceptível. A cor do make tem que ser próximo a cor do pescoço. E não se esqueça de cobrir também a região das orelhas e nunca;

- Quer disfarçar as olheiras? Cuidado para não se esforçar demais. Muito corretivo deixa a área branca, deixando a região ainda mais evidente. Lembre-se de corrigir sempre 50% da imperfeição, já que dificilmente você apagará algo por completo;

- Use o corretivo depois da base essa ordem só muda para a make em airbrush ou para bases minerais. Você vai complementar com um tico de corretivo o que a base deixou para trás na correção... só.

- Todos os corretivos de cobertura alta ficam melhor quando aplicados com pincel. Quando o corretivo for líquido, ou à base de gel (como o Studio Sculpt MAC), vale aplicar com os dedos.

- Se você comprou aquele corretivo feliz da vida e, quando chegou em casa ele ficou que nem uma massa branca embaixo dos olhos?
Significa que ele está claro demais para você! Jogar fora?  Não! Dá-se um jeito!
DICA PARA SALVAR AQUELE CORRETIVO CLARO!
MISTURE UM POUCO DO CORRETIVO COM A BASE QUE VOCÊ USA!!!

Olheiras de modo geral possuem dois tipos de subtom: roxo ou marrom.
Na maioria das vezes a olheira que incomoda é de tom marrom causada por genética, estilo de vida ruim, cigarro, alimentação...

Para você fazer uma boa correção de olheiras saiba que:

- OLHEIRAS ROXAS são corrigidas por tons amarelados de produto e isso não significa que você precisa passar uma "pasta" totalmente amarela para que ela melhore! Corretivos amarelados (geralmente recomendados para sua make) dão essa correção natural. Ex: a linha NC de cor da MAC.


- OLHEIRAS MARRONS são corrigidas por produtos rosados e você pode resolver de duas formas: ou usar um corretivo rosado (tipo da linha NW da MAC) ou passar iluminadores rosados sem brilho depois da base só na parte escura da olheira.

O que você precisa saber sobre:
Corretivos coloridos.
A lógica das cores…


Devemos usar cores opostas a da nossa imperfeição para cobrí-las de maneira mais eficaz. A imagem acima ajuda a compreender essa lógica: As cores opostas, quando sobrepostas, se neutralizam.
Por exemplo:
1 – Se você está querendo cobrir uma mancha vermelha deverá usar então um corretivo verde (veja, são as cores opostas no círculo de cores).
2 – Se você está querendo cobrir uma olheira roxa azulada, então deve usar um corretivo amarelo.
3 - Se a olheira é roxa avermelhada, então o corretivo é verde…
Seguindo a lógica: sempre a cor oposta do disco de cores.

Corretivos coloridos…

O AMARELO neutraliza as cores azul-arroxeadas como pequenos hematomas e olheiras.
O VERDE é indicado para neutralizar as cores avermelhadas como: marcas de acne, manchas, cicatrizes e as temidas espinhas.
O LILÁS disfarça manchas amarronzadas, e imperfeições amarelo-alaranjadas.
O VERMELHO ajuda a quem tem vitiligo, manchas brancas ou mais claras que a pele. O pigmento vermelho cobre a ausência de cor.

IMPORTANTE!!!
Depois de aplicar o corretivo colorido deve-se passar um outro corretivo do tom da sua pele, para dar uma uniformizada e deixar o aspecto mais natural.

Algumas marcas que vendem os corretivos coloridos:
Contém 1G: Nacional. Possui os corretivos em forma líquida. Sua tecnologia consiste em derivados do maracujá e vitamina E.
Catharine Hill: Nacional. Tem os corretivos em forma compacta, com duas cores a mais (que a maioria das outras não tem): Vermelho, para manchas brancas e vitiligo em peles negras; e a Coral, para manchas brancas e vitiligo em peles brancas.
NYX: Importado. Tem em 3 opções: bastão, compacto e líquido. Nas cores amarelo, verde, e lilás.
Kryolan: Importado. Possui uma paleta com várias cores de corretivos, em tons de pele e coloridos.


Existem várias outras marcas no mercado que vendem corretivos coloridos.
E vale lembrar que na maioria dos casos o corretivo cor da pele já basta para cobrir as imperfeições, sem necessidade de usar um colorido.

- Você não precisa fazer uma maquiagem completa o tempo todo. Se vai trabalhar de ônibus ou bike, por exemplo, escolha uma área para realçar, como os olhos ou a pele;

- O local onde você se maquia deve ser escolhido a dedo, já que a luz deste ambiente fará toda diferença ao se produzir. O ideal é ter uma luz quente e indireta, para você não errar os tons. Um spot virado para a parede, por exemplo, cria menos sombra;

- Por último, mas não menos importante, o excesso de maquiagem deixa seu visual cafona. Exagerar no make dos olhos, boca e ainda querer um cabelão e vestido arrasador pode ser comprometedor e ficar pesado demais.
Vou procurar colocar sempre novas dicas e se alguém tiver alguma sugestão deixa um comentário no blog que responderei o quanto antes.
Grande Beijo
 
 

 
Make Carnaval


 Coloração e Escova

 
Coloração e Escova
 Coloração e Escova

 Penteado

 Escama de Peixe ( depois de pular o carnaval, kkk)

 Antes da Progressiva
 
 Depois da Progressiva

 Californianas


Cabelo da Ana Maria Braga que fiz na minha mãe

 Penteado


 Antes da Progressiva e Mechas



 Mechas Vermelhas, Cobre e Loiras




Corte em camadas, repicado com progressiva

 Corte, Coloração e Escova

Make com Olhos Pretos, Amoo!!

Coloração, Corte e Escova

Coloração, Mechas e Escova

3 comentários:

. disse...

Uouuuuuuuuuuuuuuuuu que arraso de informaçao, fotos, looks, madeixas...

Amei td amiga!

Muito obrigada por compartilhar conosco suas habilidades, nem td mundo faria!!!

Eu tamb amo make, nossa, qdo vou as EEUU arraso, rsrsrs, aqui make é hiper caro...

bjos e td de bom :)

PS: Se vc estivesse aqui eu iria essa tarde dá um tapa no visu contigo!! mao boa!!!

bjos :)

Cris Bonfim disse...

oi amiga tassi, amei td, vem fazer td isso pra mim, ou melhor, vem morar perto da minha casaaaaa!

Jorge Ramiro disse...


É muito útil as informações encontradas aqui. Eu queria saber se o creme tem sal. Porque eu tenho o cabelo seco, porque eu pintar o meu cabelo e fui aconselhado a usar um shampoo sem sal. E que outros produtos não possuem sal.