sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Enriqueça a dieta com oito brotos vegetais

Bom Dia Meninas e Meninos!!

Mais uma semana que passou voando.
Espero que todos tenham tido uma semana proveitosa e pra quem não aproveitou muito é a chance de observarmos o que fizemos errado e buscarmos as soluções.

Sigo minha RA tranquila, pra falar a verdade nem sei se dá pra dizer que é RA. Acho que uso mais a compensação pra manter o meu peso. Ultimamente tenho preguiça de fazer as comidinhas saudáveis, tenho comido tudo que faço pro resto da família, incluindo panquecas, carnes com molho, churrasco, bolo.... Nossa quanta coisa!! A única diferença de antes e de agora é que antes eu comia sem limite o que me fez atingir meus 66Kg, hoje eu como com moderação e compensando e mantenho meus 51kg. 

Ontem iniciei meu novo curso, é uma metodologia bem interessante de ensino, bastante diferente mas acredito que é eficaz, se não fosse eles não seriam considerados dois anos seguidos os melhores do país. Bom vamos ver no que vai dar. Pra quem quiser saber mais sobre a escola que oferece cursos pelo Brasil o nome é Prepara Cursos Profissionalizantes. Cheguei a ela através de um projeto chamado Emprega Cidadão que tbm ocorre em vários estados e cidades brasileiras, que oferece uma bolsa auxilio, pagando metade do curso.

Fica pra vocês uma fotinho da gorda em homenagem a semana farroupilha.
Por hoje era isso...

Enriqueça a dieta com oito brotos vegetais

Eles rendem um coquetel de nutrientes e podem virar sopa, salada e até bolo

Ao lado de uma tigela recheada de folhas enormes, bem verdes e viçosas, eles quase nem aparecem. De cores tímidas, tamanho mirrado e uso pouco conhecido, no entanto, os brotos vegetais são um depósito poderoso de nutrientes - e de sabor! "Eles combatem os radicais livres e, por isso, retardam o envelhecimento. Vitaminas, fósforo e ferro também estão presentes nos vegetais, que rendem saladas deliciosas e até bolo", afirma a nutricionista Astrid Pfeiffer, especialista em culinária vegetariana.

Para se aperfeiçoar no assunto, o livro Brotos - receitas da culinária viva (Kathleen O´Bannon; Editora Alaúde) traz dicas para montar os vasinhos para consumo, lista uma série de receitas saudáveis e ensina truques culinários, tirando o medo de quem se arrisca pouco na cozinha. "A planta precisa de nutrientes para se desenvolver. Nós temos a chance de aproveitar todos eles quando comemos o broto em crescimento", escreve a autora. Confira os benefícios de oito variedades.

Broto de feijão

Existem vários tipos de feijão e é possível cultivar o broto de pelo menos quatro deles: azuqui, fradinho, mungo e roxo. O feijão-azuqui contém vitamina C, ferro e proteínas. O feijão-fradinho contém vitamina C e potássio. O feijão-mungo, também conhecido como feijão-da-índia, possui as vitaminas A e C, fósforo e ferro. Ele também é utilizado na medicina oriental para baixar a temperatura em casos de febre. Já o feijão-roxo conta com as vitaminas do complexo B, cálcio, potássio e ferro. Mas atenção: o broto germinado de feijão não deve ser consumido cru. "Esse grão apresenta uma bactéria que pode se proliferar no processo de germinação", explica Astrid Pfeiffer. O aconselhado é consumi-lo cozido, em uma sopa.  
 
Broto de alfafa

O broto de alfafa é rico em sapopinas, substâncias que ajudam a dissolver as placas de gordura das artérias e controlam o colesterol. Este broto também é rico em esteróis vegetais, que fortalecem o sistema imunológico, e conta com as vitaminas A, B1, B3, B5, B6, B12, C, D, E e K. Entre os minerais, cálcio, cobre, potássio, magnésio, ferro, selênio e zinco. Preparar uma salada para servir com torradinhas é uma boa dica de consumo. 
Broto de brócolis

Esse broto é rico em glucorafanina e sulforafano, fitoquímicos que, segundo estudo da Faculdade de Medicina da Universidade John Hopkins, Estados Unidos, são capazes de reduzir as chances de desenvolvimento do câncer de mama - os grãos germinados de brócolis são de 10 a 100 vezes mais ricos em fitoquímicos do que a planta já madura. Além disso, o broto de brócolis possui indol-3-carbinol, que inibe o crescimento do tumor da mama, assim como o risco de incidência da doença. Faça um fettuccine, misturando este e outros brotos: basta refogá-los com cebola, alho, azeitonas, tomates e servir com o macarrão. 
Broto de girassol

Rico em fitoquímicos, substâncias antiinflamatórias e antioxidantes que protegem as células do corpo. A ação antioxidante é reforçada pelo ômega-6, que ajuda no controle da hipertensão e do colesterol. Betacaroteno e vitamina E, que ajudam a prevenir problemas cardiovasculares, também estão presentes no broto de girassol. Acrescente um punhado deste broto cru numa receita de bolo, para deixar o lanche mais nutritivo e com sabor especial.
 Broto de quinua

As vitaminas B1, B2, B3, B6, que dão mais energia ao corpo, ácido fólico e ferro aparecem à vontade no broto da quinua, consideado o alimento mais completo do mundo pela Organização da Nas Nações Unidas. Ainda há outros minerais, além do ferro, contribuindo para fortalecer o sistema imunológico e aumentar a sua disposição - é o caso do cobre, magnésio, manganês, fósforo, potássio e zinco. Este vegetal ainda é rico em proteínas de fácil digestão, tornando-se ótima alternativa para uma salada.
 Broto de trigo

Fonte de carboidratos, o broto de trigo também conta com proteínas e ômega-6. Vitaminas do complexo B, vitamina E e ácido fólico, além dos minerais, ferro, magnésio e manganês, formam um coquetel reforçado que afasta doenças e dá mais energia ao corpo. Junte este e outros brotos com alguns vegetais cozidos e prepare um wrap: basta comprar o pão específico e temperar os vegetais a seu gosto, incluindo até pedacinhos de carne ou frango desfiados.
 Broto de lentilha

O broto deste grão conta com as vitaminas C, E e ácido fólico. Entre os minerais, é possível listar o ferro, fósforo e potássio - mineral que fortalece todos os seus músculos, incluindo o coração. Mas o forte do broto de lentilha são as proteínas, que somam aproximadamente 24% de sua composição. "Trata-se de uma alternativa para quem não come carne", sugere a nutricionista.
Broto de ervilha

Assim como o broto de lentilha, o de ervilha é uma boa alternativa à carne, pois 22% de sua composição são proteínas. Ele também possui vitamina A, ferro, potássio, magnésio e todos os oito aminoácidos essenciais, necessários para a reconstrução e manutenção dos tecidos corporais, como a pele e os músculos. Você pode preparar uma sopa creme de ervilha e bacon, enriquecendo a receita com o broto cozido, jogado por cima do creme para dar mais sabor ao prato.
Fonte Portal R7
Grande Beijo e Linda Sexta!!

14 comentários:

renatinha.am (quero ser magra) disse...

como sua filha é linda, parabéns!nossa 51kgs. que sonho em?
quanto vc tem de altura?

bjinhos e ótimo final de semana.

Bethynha disse...

oii amiga..
sabe..eu to quase perto da minha meta final...quero ver como vai ser depois na manutenção..deve ser chato ne?
mas vou ter que aprender na marra..nao quero voltar a engordar..
lindonaaa sua filha
bjos e bom feriadaooo

Andrea disse...

Eu adoro broto,mais aqui não tem essa variedade toda,na verdade eu nem conhecia essa variedade,aqui tem uns brotos de feijão,que compro pra fazer saladas,mais vou prestar mais atenção na variedade!!
Bjo e um ótimo fim de semana!!

Estrela disse...

Ótimas dicas, como sempre! rs
Tenha um lindo fim de semana!
Bjos.

* Patrícia * disse...

ola queridas =)

boas dicas! obrigado =)

adorei a foto..esta tao querida ^^

Bom fim de semana =)

beijoo

Dayane disse...

Bom diaaa
Não vejo a hora de chegar so na manutenção... Na verdade acho que ja estou fazendo isso, mas ainda quero perder mais 2 kilos. Gostei das dicas vou procurar fazer pelo menos 1.
Linda a sua filha se parece muiito com vc.
Bjosss
Otimo fim de semana

micha disse...

As vezes bate mesmo aquela preguiça de preparar os pratinhos saudáveis... Mas acaba fazendo falta, né?
Sua filinha é linda demais! Cresceu bastante né?
Sucesso no curso novo!

Beijos

Vitória disse...

A gorda tá cada vez mas linda!!!
Um ótimo fim de semana p ti amiga.
BJux

Rosemary disse...

Oi miga
nossa como sua filhota é linda parabens amiga ,ah e ela tem seus olhos hein lindo mesmo rs
que bom que vc tem consiguido manter o peso comendo de tudo amiga .
tenha um lindo fim de semana light

Bjinhosssssss

Unknown disse...

oi amiga, vim te desejar um ótimo final de semana

beijinhos

Vanessa disse...

É a prenda mais linda que já vi!!!
Bjuss e ótimo fds

mikaella disse...

essa gorda eh uma linda,cada vez mais fofa!e vc esta de parabens mantendo esse pesinho bem leve!rs
um otimo feriadao para vcs!!bjoss

Rosangela Souza disse...

Oie parabens mulher que força que garra estou me espelhando em vc. Estou seguindo aqui passa la no meu cantinho da uma força pra sua colega aqui que ta so começando a luta pra perder 30 KILOS TE ESPERO BEIJINHOS!!!


http://menospesomenosmedida.blogspot.com/

Liza Barros disse...

Oi lindona vim te deixar um beijinho. Bom domingo!
PS: LINDA SUA FILHOTA. bjs.