segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Mitos e Verdades



Bom Dia Meninas e Meninos
Espero que tenham tido um ótimo final de semana. O meu foi bem tranquilo, com direito a compras de dia das crias, pizza na casa dos amigos, almoço no Japa e por ai vai, kkk. Mas também mantive meus abdominais todos os dias, estou incluindo alguns agachamentos agora, aos poucos vou encrementando.
Sábado tirei umas fotinhos pra atualizar o blog já que faz tempo que não posto fotos minhas, pra falar a verdade nem curto muito tirar fotos. Mas ai estão as últimas com 29 anos, kkk porque não pretendo tirar outras antes da quarta quando completo os 30.







Por hoje era isso!!

Mitos e Verdades


Muitas são as discussões sobre os mitos que cercam a alimentação e a nutrição. Para tirar todas as nossas dúvidas sobre este tema tão abrangente, conversamos com a nutricionista Helena Bernardo. E o resultado da conversa você pode acompanhar abaixo.

Clique a Gosto - Alimentos e nutrientes são a mesma coisa?

HB - Não, Alimentos são produtos de origem animal, vegetal ou sintética, normalmente ingeridos por via oral. Exemplos: carnes, arroz. feijão e leite. Os nutrientes são as unidades básicas e estruturais que compõe os alimentos e fornecem a energia necessária para a realização dos processos bioquímicos e fisiológicos do organismo. Esses processos são, por exemplo, a formação de tecidos, a reprodução, e a excreção. Exemplos de nutrientes: proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais.

Clique a Gosto - Todos os nutrientes são essenciais?

HB - Não. Um nutriente só é essencial quando o organismo não pode produzí-lo e, portanto , precisa ser ingerido através da alimentação. São essenciais alguns tipos de aminoácidos que formam as proteínas, os minerais e as vitaminas, por exemplo. Os carboidratos não são essenciais, pois o organismo pode produzir alguns deles, como a glicose, sintetizada principalmente no fígado.

Clique a Gosto - Uma criança que ingere alimentos além de suas necessidades crescerá mais?

HB - Não. O crescimento e o desenvolvimento dependem de fatores genéticos e ambientais, entre estes, a nutrição. Uma dieta balanceada e diversificada permitirá o desenvolvimento normal da criança, de acordo com a informação genética herdada dos pais. A alimentação em excesso, sem um gasto de energia equivalente, pode ocasionar a obesidade dessa criança. Já uma alimentação deficiente impedirá que a criança atinja todo o seu potencial previsto no código genético. A dieta ideal inclui arroz, feijão, carne, ovos, leite, verduras e frutas em quantidades compatíveis à necessidade de cada criança.


Clique a Gosto - Tomar complexos vitamínicos faz bem à saúde?

HB - Não. Complexo vitamínico é o conjunto de várias vitaminas num mesmo comprimido ou cápsula. As vitaminas são substâncias essenciais – ou seja, nutrientes que o organismo não fabrica e que, portanto, precisam ser ingeridos todos os dias pela alimentação. Uma pessoa que tem uma alimentação balanceada terá as vitaminas necessárias para uma nutrição adequada, tornando dispensável, assim, a ingestão desses complexos. Aquele indivíduo que vier a ter deficiência em alguma vitamina, não deve repor essa falta tomando complexos vitamínicos. Ele precisa se dirigir a um especialista e passar por uma avaliação, a fim de saber qual é o grau de carência, as contra-indicações e a dose adequada de vitaminas a ser ingerida.

Clique a Gosto - O colesterol é prejudicial à saúde.

HB - Não necessariamente. O colesterol é um componente essencial da estrutura da membrana de todas as células dos mamíferos e, do ponto de vista fisiológico, tem uma importância fundamental. O organismo produz continuamente o colesterol , principalmente no fígado. Basicamente, 70% do colesterol necessário ao corpo humano são produzidos pelo próprio organismo, enquanto 30% vem da dieta. Ele está presente em produtos de origem animal, como carnes, manteiga, gemas de ovos, frutos do mar e pele de frango. Entretanto, pode provocar doenças cardiovasculares se consumido em excesso. Nesse caso, ele se acumula nas paredes das artérias, formando placas que diminuem o calibre dos vasos e reduzem o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco, ocasionando o infarto. É recomendada uma ingestão máxima de 300 mg de colesterol por dia, o que equivale a uma gema de ovo por dia.


Clique a Gosto - A carne ingerida apodrece no estômago?

HB - Não. O processo de digestão da carne é igual ao de qualquer outro alimento , embora mais lento. Após ser triturada na boca , a carne sofre a ação de enzimas, que degradam as proteínas e gorduras que compõem o alimento. Os produtos dessa digestão – ácidos graxos, glicerol e aminoácidos – serão absorvidos pelas células do intestino e transportados ao fígado e demais tecidos, onde cumprirão suas funções específicas. Entre essas funções estão a reparação dos tecidos, nos adultos, e o crescimento, nas crianças. Além disso, os aminoácidos da proteína da carne formarão compostos fundamentais para a vida.

Clique a Gosto - A ingestão de proteína em excesso aumenta a massa muscular do indivíduo?

HB - Não. A necessidade de proteína de um indivíduo sedentário tem um limite máximo de cerca de um grama de proteína por quilo de peso corporal. Assim, se uma pessoa pesa 70 kg, precisa consumir no máximo 70 g de proteína diariamente. Praticantes de atividade física necessitam aumentar a ingestão protéica em função do aumento da “queima” de proteínas para gerar energia durante o exercício e reparar as lesões nas fibras musculares. Exercícios aeróbicos (correr , andar e nadar) pedem 1,2 g de proteína por quilo de peso corporal e os exercícios de força, até 1,8 g de proteína por quilo de peso corporal.
O organismo utilizará apenas essa quantidade. Acima disso, a proteína será utilizada como fonte de energia e formará uréia no fígado, que por sua vez será eliminada pela urina através dos rins. Há evidências de que uma alimentação com excesso de proteína pode danificar os rins, devido à sobrecarga que esse orgão sofre para a eliminação da uréia. Geralmente, os suplementos protéicos são de origem animal, provenientes do leite ou ovo, e por isso são caros. Se um indivíduo ingere uma dieta balanceada e diversificada, não precisará ingerir suplementação protéica. O aumento da massa muscular (hipertrofia) está relacionado com exercícios físicos localizados e não com a ingestão de proteína em excesso.

Clique a Gosto - O mito: Preparar alimentos em panelas de ferro torna a comida mais nutritiva?

HB - Este é um caso em que a tradição popular coincide com os fatos científicos. Preparar alimentos em panela de ferro torna-os mais ricos em ferro, uma vez que há migração do nutriente da panela para os alimentos. O ferro é um micronutriente essencial à saúde e, portanto, deve ser ingerido diariamente através da dieta (carnes e derivados e vegetais de folhas escuras). Distribuído em todas as células, o ferro cumpre funções relevantes. Ele faz parte da hemoglobina (glóbulos vermelhos), responsável pelo transporte de oxigênio a todas as células do organismo. A deficiência de ferro acarreta anemia ferropriva , diminuição de resistência contra infecções, anomalias do sistema nervoso e diminuição da capacidade de trabalho. No Brasil a anemia ferropriva constitui um problema de saúde pública, atingindo especialmente as crianças e mulheres de todas as camadas sociais.

Clique a Gosto - O guaraná em pó, misturado com algum tipo de suco ou água, é um alimento energético?

HB - Não. O guaraná em pó industrializado, encontrado em cápsulas nos supermercados, não é um alimento energético. No entanto, como é rico em cafeína, ele produz efeitos semelhantes aos provocados pelo café. A cafeína estimula o sistema nervoso central e, em grandes doses, acarreta problemas gastrintestinais, como gastrites e úlceras. Outros sintomas são ansiedade, irritabilidade, nervosismo e taquicardia. Embora comumente se atribuam poderes preventivos e curativos ao guaraná, não há evidências científicas que comprovem isso.

Clique a Gosto - As vitaminas E, C e betacaroteno podem ser ingeridas sem contra-indicação por tempo indeterminado e rejuvenescem?

HB - Essas vitaminas ou qualquer outro complexo vitamínico não devem ser tomados sem prescrição médica. A suplementação na dieta de um micronutriente qualquer, seja vitamina ou mineral, tem de ser feita somente quando ela for necessária, depois de diagnosticada deficiência em algum desses nutrientes na dieta.
Uma alimentação balanceada e diversificada é suficiente para fornecer todos os nutrientes essenciais ao organismo. As vitaminas E, C e betacaroteno são denominados antioxidantes devido à capacidade de proteger as células do ataque dos radicais livres (compostos altamente reativos que são formados normalmente no organismo). Elas se comportam como “guarda-costas”, protegendo as membranas celulares da oxidação. Entretanto, não existem dados científicos que comprovem que os antioxidantes ingeridos rejuvenesçam ou evitem o envelhecimento.


Clique a Gosto - Comer gelatina diariamente reduz o problema de flacidez?

HB - Não. Nenhum alimento reduz o problema de flacidez. A gelatina é uma proteína animal de baixo valor nutricional, devido à falta de alguns aminoácidos essenciais. Assim que a gelatina sofre digestão, a proteína ingerida se transforma em aminoácidos e nessa condição será absorvida. Esses aminoácidos serão transportados ao fígado e demais tecidos, onde cumprirão suas funções específicas. É necessário salientar que todos os alimentos protéicos ingeridos terão o mesmo processo digestivo e fornecerão aminoácidos à célula. Portanto, a síntese de proteínas que reduzem o problema de flacidez será a partir dos aminoácidos de todos os alimentos ingeridos e não somente dos da gelatina.

Clique a Gosto - A ingestão de certos alimentos como ovo de codorna, ovo de pata, ostras e faisão melhoram o desempenho sexual do indivíduo?

HB - Não. Alguns alimentos, como ostras, ovos de codorna e faisão , são ricos em proteínas e fósforo. A proteína é essencial para a manutenção das células do organismo, e o fósforo, um nutriente que forma parte da estrutura do organismo, é fundamental nas reações bioquímicas para a produção de energia. Esses alimentos melhoram as condições do organismo como um todo, uma vez que suprem eventuais carências nutricionais, mas não fazem milagres. Não há pesquisa científica que comprove os efeitos afrodisíacos do ginseng, guaraná e outros alimentos.

Clique a Gosto - O salitre usado nos alimentos fornecidos em internatos, quartéis e prisões têm por finalidade inibir a libido sexual do indivíduo?

HB - Não. O salitre usado nos alimentos tem outras finalidades que inibir a libido sexual do indivíduo. O salitre é usado pelas industrias de alimentos que produzem carnes defumadas e embutidos (salsichas, lingüiças, salames, etc.) a fim de evitar a proliferação de bactéria causadora do botulismo, que é uma intoxicação alimentar grave. Serve também para ressaltar a cor e o sabor do alimento. O alto consumo destes produtos podem ser prejudiciais à saúde, pois as bactérias do intestino convertem os nitratos, como o salitre, em nitritos, que reagem com compostos nitrogenados e transforma-se em nitrosaminas, substância potencialmente cancerígena que também podem causar anomalias fetais. Além disso, ao entrar na corrente sanguínea, o nitrito converte a hemoglobina das células vermelhas do sangue em metaemoglobina, que é incapaz de transporta oxigênio.
 Fonte Portal R7
Grande Beijo e Linda Semana!!

22 comentários:

josy disse...

Linda!!!!
Moça, chegar aos trinta com esse rostinho de menina é td!!!!!!!!!!!!!
Vou começar com os parabéns desde hoje!!!!!!Uhuuuuuuuuuuuu
(Valentina minha flor sua mamy arrasa!!!)
Amiga querida que bom que curtiu seu fds!E olha só tá com td na AF!Amei!
bjs amiga querida e uma semana maravilhosa pra vc!!

ps: pergunta de gordinho..."Vai ter bolo?"kkkkkkkkkkkk

Lilian disse...

Como vc é linda patinha parabéns!!
Flor esse site que vc tirou o mitos e verdades tem uma imagem que o antivirus acusa quando entra no seu blog.
Bjs e uma semana maravilhosa pra vc!!

♥♥♥ Meire ♥♥♥ disse...

Olha lá heim! Eu acho que você está me enganando, 29 anos com um rosto desse? rsrs! Brincadeira, mas você não tem cara de quem vai fazer 30 anos já! Está ótima!!
Beijão e ótima semana!!

Winnig Woman disse...

Tassi, que linda!!! Parabéns!!!

Visitei o blog da Valentina também, mãe e filha muito lindas!!!

Também visitei a página de makes e cabelos, trabalho maravilhoso, adorei!!!

Sou nova nesse mundinho dos blogs, e estou adorando conhecer espaços como o seu!!!

Se puder conhecer meu blog, ficarei muito feliz:

http://vaidadefeminina2.blogspot.com/


Estarei por aqui sempre!!!

Beijinhos

* Patrícia * disse...

olaaa

tas lindissima!! adorei as fotos..adoro o teu corte de cabelo =)

Boa semana|

beijoo

Emagrecer...luta diária disse...

Menina com cara de criança, linda vc.
Adorei o post de mitos e verdades, m ajudou a tirar algumas duvidas. Obrigada por seu apoio de sempre. Bjinhos minha flor...

renatinha.am (quero ser magra) disse...

hum 30 aninhos com rostinho de 20 que delicia em.
bjinhos

mikaella disse...

linda,linda e linda,com carinha de 18 anos,sua pele eh perfeita,parabens!
uma linda semana e vamos ter festinha no feriado hein!rs
bjoss

Joanna disse...

Ei!
adorei as fotos! ta linda!!! e o corpinho está maravilhoso! bom demais estar mantendo tao bem! parabens!

adorei a materia de hj!

bjos

Liza Barros disse...

WAUUUUU! amiga q linda, nossa que olhao(olhoes)vc tem.Nossa eu com esse olhao ia me acabar nas makes kkkkk.amei o look, pelo visto a tendencia cobra ta com tudo por ai tbm né?rsrs.Linda beijao.otima semana.

Anônimo disse...

Nem parece que tu tens 29 anos...
Com esse rostinho e esse corpo.. rs
Que Deus te abençoe e tenha uma boa semana..

Beijos

Dhy Saturnine disse...

ai que bonequinha ... tão linda!!
bjss boa semana

Rubí disse...

Tassi do Céu, vc é muito linda, parabéns.

Pathy disse...

Oi amiga ..
Enfim voltei .. estou ainda no meu desafio e não vou desistir ..
Já perdi 6 kgs desde a mh ultima postagem em agosto ..
Estou contente e animada .. como eu faço pra divulgar meu blog?
Queria colocar aquela regua que marca a perda de peso .. ainda não tenho ...
se puder me dar algumas dicas ficarei feliz ..

Muitos bjs e torço sempre por vc viu?

Vc é uma inspiração pra eu continuar mh luta diária pra ficar saudável e mais bonita ... hehehe

Joci disse...

oi amiga!Nossa chegar aos trinta com esse corpão e essa carinha de vinte anos é tudo né?Isso é fruto da sua determinação,vc é prova de que se quisermos ficar bonitas temos que nos amar e no cuidar sempre!bjsssss e parabens!

Rosemary disse...

Oi querida amiga
quero dizer que vc é muito especial pra mim amiga ,e quero agradecer por sempre estar me ouvindo e me apoiando.Fico muito feliz em ver que vc esta conseguindo manter seu peso e que esta conseguindo isso comendo o que gosta e que esta curtindo a vida fazendo a r.a numa boa .
te desejo um lindo dia e as fotinhas ficaram lindassss adoreiiiiii

Bjinhosss

NathTex disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Natália Roberta disse...

Tá linda!!!!

Magrinha!!! Que coisa boa de se ver!!!

Parabéns!!!

Bjocas e uma ótima semana

Vitória disse...

Ta muito linda amiga!!!!!!!!!
Feliz niver!!! Tudo de bom!!!
vc mereci.....bjux

Unknown disse...

Aii adorei suas fotos. Seu corte de cabelo é lindo tbm *-*
Sempre tive vontade de cortar curto mais minha mãe não deixa ¬¬
bom feriado pra vc e feliz aniversário tbm rs'

bjos. *-*

Rosangela Souza disse...

Voce ta linda ameega nem parece trinta ...
as dicas da nutricionist são muito validas muitas duvidas exclarecidas...
beijinhos


menospesomenosmedida.blogspot.com

Tatiane disse...

Vc está linda, adoro o seu corte de cabelo ficou ótimo em vc e super na moda.
E além de tudo vc é uma pessoa linda por dentro e por fora.

Vai arrasar com 30, 31, 31 e assim por diante... bjs mil