quarta-feira, 13 de julho de 2011

Proteína vegetal emagrece

Bom Dia Meninas e Meninos!!!
Eu voltei, novamente, kkkk!!!
O frio por aqui deu uma trégua e agora é a chuva que encomoda.

Consegui terminar as bonequinhas e agora só falta enviar pra minha amiga Flávia. Espero que ela goste, foram feitas com muito amor e carinho.





Minha RA continua tranquila estou com 51kg e mantendo. Preciso ficar assim e se der eliminar mais um pouco porque na sexta-feira a noite teremos um MENAROSTO. Meu Deus o que é isso????
Eu explico, kk. É um jantar na colônia, destes tradicionais que fazem por aqui. O cardápio light é:
Codorna
Coelho
Galeto
Polenta frita
Tortéi
Maionese
Salada Verde
Pão
Vinho
Café com Biscoitos

Férias....
Meus filhotes maiores entram de férias na sexta-feira e eu também, kkk. Eles vão passar duas semanas com o pai em outra cidade. Na próxima semana meu marido tbm vai passar uns dias em SP isso quer dizer que vou ficar só eu e a gorda em casa e minhas cadelas é claro. Nem acredito que vou poder ficar uns dias sem fazer almoço e jantar, kkk.

Niver da gorda..
Quase um mês depois do aniversário recebi as fotos (copiões minúsculos) do fotógrafo. Vou selecionar algumas pra fazer um álbum e as demais vou pedir pra colocar num CD, assim poderei colocar algumas aqui pra vcs. Pra vcs terem uma idéia do tamanho das fotinhos, segue uma ai abaixo...


Bem acho que por hoje era isso, vou dar um passeio pela blogsfera porque estou devendo umas visitinhas...

Proteína vegetal emagrece

Pode apostar nesse nutriente para se livrar dos quilos extras. Assim como a proteína de origem animal, a que está presente na soja, no feijão, no grão-de-bico, na ervilha e na lentilha tem poder sobre a balança. E com vantagens que você vai conhecer agora

Os louros do efeito emagrecedor dos vegetais não repousam sobre seu baixo valor calórico. É claro que isso conta pontos, mas sua reconhecida capacidade de saciar faz toda a diferença. "Quando ingerimos proteína, o cérebro entende que já estamos satisfeitos e que é hora de parar de comer", explica o nutrólogo Nataniel Viuniski, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso). "Esse nutriente também favorece a formação de massa muscular, que, por sua vez, aumenta a queima de energia." Mas, lógico, nesse quesito, comparada com a proteína animal, a dos vegetais perde feio. "Em compensação, praticamente não há diferença entre a ação dos dois tipos de proteína na perda de peso", lembra George Guimarães, nutricionista especialista em vegetarianismo de São Paulo. "As grandes vantagens da proteína vegetal são a ausência de gordura e a presença de fibras", ressalta a nutricionista Márcia Terra, consultora da empresa de nutrição Nutri-Insight, em São Paulo. "As proteínas vegetais são boas fontes de ômega-3 e ômega-6, gorduras benéficas", acrescenta o nutrólogo Carlos Alberto Werutsky, que também é um dos diretores da Associação Brasileira de Nutrologia. "Nem por isso deve-se desprezar a proteína animal, que também sacia e é mais completa. O ideal, então, é consumir as duas juntas." Por si só, o efeito emagrecedor de qualquer tipo de proteína defendido por alguns especialistas já justifica um aumento na ingestão diária do nutriente. Para quem só busca uma dieta balanceada, sem preocupação com perda de peso, as proteínas devem representar 15% do total de alimentos consumidos em um dia, segundo entidades internacionais que normatizam informações ligadas à nutrição, como a American Dietetic Association e a Organização Mundial da Saúde. Mais específico, Nataniel Viuniski preconiza, para de fato perder peso, um consumo de 50 a 75 gramas por dia para as mulheres e 75 a 100 gramas para os homens. Embora reconheça o papel das proteínas no emagrecimento, o endocrinologista Daniel Lerário, do hospital paulistano Albert Einstein, rebate: "Acho difícil manter essa proporção no dia-a-dia, pois a dieta do brasileiro é rica em carboidratos". Mas pode valer a pena tentar.
Sim, soja e companhia emagrecem, mas a explicação sobre sua ação no organismo está longe de ser uma unanimidade. Nem todos acreditam que o mérito seja de algum componente da proteína vegetal em si o efeito emagrecedor pode ser simplesmente atribuído ao fato de a pessoa se sentir saciada e acabar engolindo menos carboidrato sem querer. "E aí a quantidade de insulina, hormônio que abre caminho para a entrada do açúcar nas células, cai drasticamente", observa o nutrólogo Alexandre Merheb, do Rio de Janeiro. Ora, quando as taxas de insulina vivem nas alturas, as células se tornam resistentes e a gordura permanece estocada no corpo.
A nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-Estar, em São Paulo, lembra que essa idéia de comer mais proteína começou com o médico americano Robert Atkins, criador de uma dieta rica em proteínas de origem animal e gorduras e com pouquíssimo carboidrato. O.k., se esbaldar de soja e outros grãos não é a mesma coisa que se empanturrar de ovos e bacon "Ainda assim não acho que essa seja uma boa, pois quando o indivíduo volta à alimentação normal tende a recuperar peso", diz.

NÃO RECUSE CARBOIDRATOSO nutrólogo Carlos Alberto Werutsky é outro que ressalta a importância do carboidrato no emagrecimento saudável. "Muitas pessoas que restringem esse nutriente emagrecem porque perdem, na verdade, massa magra. Na falta do carboidrato, é nos músculos que o corpo vai buscar a vitalidade de que precisa para funcionar.
Seja qual for o cardápio escolhido para enxugar gordura, vale a recomendação: nenhuma dieta deve ser feita sem o acompanhamento de um especialista. "O excesso de proteínas pode comprometer os rins", exemplifica Daniel Lerário.

EFEITO SANFONA
Para a nutricionista Mariana Del Bosco Rodrigues, da Abeso, "o melhor é acatar a recomendação dos órgãos internacionais de saúde, que prega a velha e boa reeducação alimentar". Fazendo coro, Daniel Lerário lembra que o único consenso sobre dietas de emagrecimento é o de que o excesso de gordura saturada e carboidratos refinados é prejudicial à saúde. E, sendo assim, podemos concluir que a proteína vegetal é um ingrediente mais seguro.
Para completar, caprichar nesse tipo de alimento ajuda a acabar com o famigerado efeito sanfona. "É que, com o aumento da massa magra, o metabolismo do corpo fica mais rápido", conclui Nataniel Viuniski. E desse jeito, claro, você terá mais dificuldade para ganhar peso isso não é bom?

BOAS FONTES
Onde você encontra doses generosas de proteína vegetal
Feijão-preto
Feijão-branco
Feijão carioca
Lentilha
Soja
Grão-de-bico
Castanhas
Amendoim
Ervilha
Fava

TEM QUE COMER DIREITO
Aprenda com nutricionistas a tirar o melhor proveito das proteínas vegetais
1. "Combine mais de uma fonte desse tipo de nutriente ao longo do dia arroz e feijão, por exemplo para que uma complemente a outra." (Cynthia Antonaccio)
2. "Deixe as leguminosas de molho de um dia para o outro. Todas elas têm substâncias que atrapalham a sua absorção e estas podem ser diluídas na água." (Mariana Del Bosco Rodrigues)
3. "Diversifique as receitas para não enjoar. Que tal um hambúrguer de grão-de-bico?" (Cynthia Antonaccio)
ANIMAL X VEGETAL
As proteínas são essenciais para a construção e manutenção dos tecidos, das unhas, dos cabelos e dos músculos, além de sintetizar hormônios. Durante o processo de digestão, elas são quebradas em estruturas chamadas aminoácidos. Estes, por sua vez, são divididos em duas categorias: os essenciais, que não são produzidos pelo organismo, e os não essenciais, sintetizados pelo nosso corpo. "As fontes de proteína animal, como as carnes e o ovo, fornecem aminoácidos de alto valor biológico, ou seja, são completos", diz Mariana Del Bosco Rodrigues. Já os de origem vegetal, a soja, o feijão e a lentilha, por exemplo, são de baixo valor biológico, pois têm uma quantidade menor de aminoácidos essenciais. Em compensação, não são acompanhados de gorduras nocivas.
Fonte: Revista Saúde

Grande Beijo e Ótima Quarta





26 comentários:

*ANGELA* disse...

oieeee
lindas as bonequinhas...
e lida a foto do copiao, ficou boa da pra ver bem a familia linda nela.
bj

Anna disse...

oi amiga lindaaa, achei tão lindas as bonequinhas e que trabalhera de fazer né, amei... e me diz q jantar heim, ô cardapio gostoso, mas nada light kkkkkkk
a foto ficou show, ja to ansiosa de ver mais
bjim

Unknown disse...

bom dia amiga linda, mais que coisa mais linda essas bonequinhas e deve ter dado um trabalho enorme pra fazer heim!!! adorei a foto ficou show e 51kg meu sonho rsrsr bjks e boa semaninha

Bethynha disse...

qnto tempo eu nao passava por aqui tbm...
oh coisa boa nao fazer almoço e jantar ne?hehe
assim vc vai poder dar uma boa descansadaaaa
ai achei tao lindinha essas bonequinhas
ta linduu mesmo
bjos e otyma quarta chuvosaaaa

FlahH* disse...

Ainnnn amiga..


Que coisa mais linda as bonequinhas pra enfeitar o nascimento da minha filhota!
Amei, amei, amei!!!

Obrigada por se dedicar tanto e fazer com que essas lembrancinhas maravilhosas venham marcar o dia da Gabi!

beijos

Karin disse...

Oi Tassi, vim aqui te agradecer a força lá no meu blog..
Amei suas menininhas... são de e.v.a?
Eu faço trabalhos assim tmbém, com eva e mdf, é uma delícia, relaxa...
Querida, uma ótima quarta- feira pra ti e vamos convir que o cardápio do jantar está bem light não é?rsrsrs
Bjo

Ariane disse...

Tassi...as bonequinhas ficaram lindas!!! q delicadas...q capricho...adorei!!!!
Obrigada pelo carinho lá no meu blog!
Um super bjo...e um ótimo dia!!!

Unknown disse...

Ficaram lindas as bonequinhas...
e curta bastante as férias. rsrs'
bjoos

Amanda Borges disse...

Oieee
também tava com saudade da sua presença amiga no meu cantinho.
lindas as bonequinhas e voces no aniversário, um mimo.
maravilhoso estar mantendo o peso né, que bacana
ótimo dia pra vocee
beijos

Viviane Fernandes disse...

Aiii que lindas que ficaram as bonequinhas....
E que bom que tá de férias. Aprobeite!!!

Bjinhooo

JÉSSICA VIANNA disse...

Tassi muito muito obrigada mesmo minha linda,vc é maravilhosa,obrigada pelo apoio linda,suas bonequinhas ficaram lindas viu...Obrigada pela ajuda,vc é essencial pra mim viu,adoro vc!

Pri disse...

muito legal as dicas, lindas asbonecas ela vai amar sim, um grande bj

Unknown disse...

Oi Tassi!! Linda.. Linda.. as bonequinhas, o material é EVA a tinta é plastica? Ficou uma graça, parabéns!! Adorei as dicas.. bjs

Fernanda Sodré disse...

Tassi,
Adorei as fotos do seu trabalho, ficaram lindas! Aproveite as férias dos seus filhotes pra curtir muito!!!!
A matéria sobre vegetais está otima, menina aprendi muito. As vezes eu não leio tudo, mas esse me interessou. Vou começar a bizoiar umas receitas!!!
Bjos!!!

Geovana Centeno disse...

oi lindona, nossa não ter que fazer almoço e jantar é otimo hein, as vezes cansa né, sabado to fazendo aqui o dia do sanduiche hehehe...
adorei a foto da festa da "gorda" estão lindos!
Hum delicia esse Menarosto hein...domingo na casa de mamis vai ter dobradinha hehehebeijocas, esava com saudades!

Joanna disse...

Ei!
tava sumida,hein?! mas entendo seu motivo...tb nao gosto de nao retribuir as visitar q recebo e qdo nao tenho mto tempo e nao dá, me sinto ate mal por isso!

as bonequinha ficaram lindas! vc é muito prendada!!! ta de parabens!!!

adorei a foto do niver e quero ver mais! entao nao deixe de postar qdo vc receber todas!!!

bjos

josy disse...

Minha flor boa tarde!!!
Saudades de ti querida!!!!
Tb andei sumidinha flor..tanata coisa aconteceu...
Mas tô de volta,viu?
Querida te desejo uma ótima tarde!!
Amei as bonequinhas!!!
ah! E quero ver as fotinhas da Valentina,viu?Assim que der coloca pra nós,tá?
bjs flor

Rose Light disse...

Oi Tassi! Ficaram lindas as bonequinhas!Adorei teu cardápio de jantar light-rssss.Eu conheço Café Colonial, Jantar eu não conhecia -rsss. Tem que estar preparada mesmo. Beijinhos e boa quarta-feira.

Giselle Freitas disse...

Oiii, nossa que linda as bonequinhas eu quero..hauahua...E obrigado pela força no meu blog viu linda...bjsssss

mikaella disse...

adorei as bonequinhas,tao vivas ,vc eh perfeccionista ne amiga....rs
adoro proteina de soja e amo feijao,tb vegetariana vou comer o que ne...rsrs

e me fala uma coisa isso nao eh um atentado de comidas nao...fala serio!so quando eu estiver na minha manutençao mesmo...rs
bjoss

Unknown disse...

Nossaaaaaaaaaaaa que lindas ficaram as bonequinhas minha amiga linda!!
Eu também estou sempre torcendo por você, pra que você realize todos os seus sonhos e metas, pois você merece muito viu
Bjinhussssssssss

Unknown disse...

nessa festinha pelo visto vai só coisa magra mesmo... eu me perderia na polenta frita, certamente hahaha...

Bjus!!!

Dhy Saturnine disse...

kkk se controle a semana toda entao, assim pode enfiar o pé na jaca na festa!! bjsss

Ju bio disse...

oiiiiii ... festa assim é fogo mesmo, ainda mais quando tem coisas tão gostosas. Mais vc está ótima e uma "jacada" não vai fazer mal. Adorei o post, principalmente a parte q diz q não devemos cortar os carboidratos. Já fiz a tão famosa "dieta sem carboidratos", perdi peso rápido mais recuperei rápido tbém. O importante é comer direito. Vamu q vamu.
bjos

Paula disse...

Eita mulher prentada!
.
Tassi, passa lá no meu blog, tem selinho pra você!!!
.
http://menos11quilos.blogspot.com/

*** Liny *** disse...

Oi Tassi, to de volta rs....
Que delicia de ferias rsrsrsrsrsrs
Bjs passei pra te visitar !