quinta-feira, 30 de junho de 2011

A mastigação que emagrece

Bom Dia Meninas e Meninos

Hoje esta verão por aqui 9.5 graus!!! O bom é que vai chover, kkk!!

RA... Estou em manutenção desde abril. Posso dizer que manutenção é um saco, kkk. O bom era quando tinha uns Kgs pra eliminar, dava mais emoção. Agora tem que cuidar pra não eliminar demais.
Hoje é o dia da minha pesagem oficial.
Peso: 50,5kg
IMC: 19,24
Conclusão: 1,5kg a menos que a meta. 

Bonequinhas....
Minhas bonequinhas vão viajar meninas, vão enfeitar o nascimento da linda Gabi filha da minha amiga FlahH. Vou faze-las com muito amor e carinho e com certeza vão ficar lindas.

Sopão
Ontem a noite fiz um sopão de morrer comendo, kkkk
Ingredientes:
batata doce
batata inglesa
milho
couve
cebola
tomate
aipim
cenoura
moranga
chuchu
carne de peito
peito de frango

Tudo feito no fogão a lenha, uma delícia!!!
Não podemos esquecer o pão caseiro e o vinho, kkk.

Por hoje era isso

 A mastigação que emagrece

Com o prato feito, não há mais o que fazer pela sua cintura, certo? Errado. A própria forma como o alimento é processado pela boca faz toda a diferença na balança

Estômago, intestino, pâncreas, fígado...
Esses e outros órgãos participam da digestão de qualquer comida — e realizam seu trabalho com autonomia total. Mesmo assim, não dá para dizer que o sistema digestivo é independente do começo ao fim. Isso por causa do abrir e fechar da boca, responsável pela quebra de certos nutrientes em partículas
menores e, logo, mais fáceis de ser trabalhadas. Acontece que, seja pela enorme quantidade de tarefas do dia a dia, seja pelo costume, até as mordidas estão sendo automatizadas para abreviar o tempo à mesa.

E essa pressa, por sua vez, vem se mostrando mais nefasta do que se imaginava, inclusive para quem pretende manter o corpo em forma. Em um estudo da Universidade Oxford Brookes, na Inglaterra, voluntários que mascaram cada porção por 35 vezes simplesmente comiam menos quando comparados aos glutões que só repetiam o movimento dez vezes. "A própria contração muscular serve de estímulo à liberação de substâncias responsáveis pela sensação de saciedade", explica o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, em Catanduva, no interior paulista. Em outras palavras, mastigar o que você ingere por poucas vezes implica voracidade intensa e prolongada, o que
costuma terminar em comida demais no estômago. Aí, a barriga cresce.

Mais do que a quantidade de dentadas, a maneira como elas são distribuídas pode aplacar ou fomentar o apetite. Um experimento brasileiro, por exemplo, revela que a frequência de obesos que mastigam com apenas um lado da boca é significativamente maior do que a de indivíduos no peso adequado. "O contato do bolo alimentar com toda a cavidade oral aparentemente é importante à saciedade", reforça Cintia Cercato, endocrinologista do Hospital das Clínicas de São Paulo e orientadora da pesquisa. "A mastigação bilateral tem repercussão, por via nervosa, no hipotálamo, a área do cérebro que controla
a fome", completa o odontologista José Amorim, da Universidade Estadual Paulista, em São José dos Campos.

Existe uma tese segundo a qual o gosto também mexeria com o apetite. Ou seja, quanto maior a intensidade do sabor, menor seria o risco de se empanturrar simplesmente para satisfazer as papilas gustativas. Mas e o que isso tem a ver com mastigação? A resposta veio da Universidade de Maastricht, na Holanda, onde cientistas observaram que o número de mordidas culminava em uma percepção aumentada do aroma e do sabor de pedaços de chocolate amargo. "O assunto é tão interessante
quanto controverso", pondera a endocrinologista Rosana Radominski, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, em Curitiba, no Paraná.

Mesmo que os experts ainda vejam o tema com certa desconfiança, um fato é irrefutável: dentadas ntervaladas e tranqüilas contribuem para porções menos avantajadas inclusive pelo tempo que consomem. "A chegada dos primeiros bocados de comida ao intestino, fato que demanda alguns minutos, serve como mais um sinal de saciedade. Portanto, se a ingestão é muito rápida, a sensação de barriga cheia vem tarde demais", esclarece Rosana. Estima-se que todos os mecanismos de regulação da fome só funcionem a pleno vapor após 15 minutos desde a primeira abocanhada. Durante essa fase, é essencial maneirar na quantidade de garfadas — e abusar dos músculos que mexem a mandíbula.

Agora, por mais disciplinado que você seja, é impossível manter, só pra citar um exemplo qualquer, creme de milho na boca por muito tempo. Imagine mordê-lo 30 vezes! "Por isso, é preferível optar por alimentos mais sólidos, principalmente nas garfadas iniciais", recomenda Gerson Kohler, ortodontista e ortopedista facial da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.

Em vez da cenoura ralada, aproveite o legume inteiro. A banana amassada pode dar lugar à fruta original. O pimentão cru é mais interessante do que o cozido, e por aí vai. No final das contas, o recado que fica é investir na consciência e na tranquilidade em todas as etapas da alimentação: da escolha do cardápio até a derradeira mordida.

A mordida que esvazia os pneus
Pequenos ajustes no modo como você tritura refeições com os dentes podem se tornar grandes ajudantes da dieta e dos exercícios na manutenção do peso

Quantidade
Antes de engolir, abra e feche o maxilar por pelo menos 30 vezes em cada ida do talher aos lábios

Duração
Tenha calma. O intervalo entre uma garfada e outra deve ser de aproximadamente 20 segundos

Qualidade
Use a língua para dividir o alimento entre os dois cantos da boca. Ao longo da mastigação, reveze-os de lugar constantemente

Um aparelho contra a obesidade?

O nome esquisito — dispositivo bariátrico intrabucal — esconde um método simples. Ele é uma espécie de aparelho ortodôntico a ser colocado no céu da boca em toda refeição para diminuir o espaço nessa cavidade, obrigando o indivíduo a triturar a comida antes de engoli-la. "Não há incômodo e a redução de ingestão chega a 20%. Mas o paciente precisa passar por uma avaliação, porque não é recomendado para todos", diz Kohler.

Sempre que possível, escolha as versões mais sólidas dos alimentos para que a mastigação fique lenta

Fonte Revista Saúde
Gande beijo e linda quinta!!

25 comentários:

- disse...

Vishee.. o meu maior erroo ao engordar é issoo.. eu nao mastigo certoo.. =/ adorei a dica.. bjitoss

Ariane disse...

aii flor....quero muito chegar na minha manutenção!! rsrsrsrsr..... tá certo que quando tiver com o peso q quero, dai quero engravidar..... mas ai vem a manutenção na gravidez...rsrsrrs....bom, só não posso ser ansiosa como sou!!!!!!
sobre a mastigação para comer, peco muito nisso...to usando uma estratégia para comer mais devagar, comer com garfo de sobremesa...rsrs...tem dado certo!!!!
bjuuuuu...e um ótimo dia de SOL!!! IUPI!!!

Rafa disse...

Ahhh nao fala que manutenção é ruim!! meu sonho é chegar nela..rsrsrsrs

Unknown disse...

todas nós batalhando pra chegar nela e ainda assim vamos ter trabalho ai ai rsss
mas muito bom vir aqui e ter vc nos orientando já sobre a manutenção
assim quando chegar já saberemos um pouco como vai ser grande bj...

♥♥♥ Meire ♥♥♥ disse...

Ei amiga, eu não vejo a hora de chegar na manutenção e você reclamando? rsrsrsr!!
Boa viajem paras bonequinhas, que ótimo bom gosto dessa sua amiga heim?!


Bjs e ótimo dia!!

Nany disse...

Nossa que sopão deliciosooooooooo! Deu até vontade! rsrsrs
Quanto as suas bonequinhas são realmente lindas e com certeza farão desse niver inesquecível!
Bjus

Bárbara disse...

Essa sopa de ter ficado uma maravilha! Tenho sorte porque sou muuuito lenta a comer. Sempre fui assim. Grande beijo!

Anna disse...

ai Tassi teu sopão deu agua na boca aki kkk e no fogão a lenha que deliciaaa, td no fogão a lenha fica mais gostoso né
ai quem me dera chegar na manutenção kkkkk mas ainda faltam mais de 20 kilos uiiiiiii
bjim flor

Mariana disse...

Oi Tassi, estava com saudadesss.
Nossa super legal a matéria, não tinha noção da importância de se comer devagar.

Obrigada pela dica.

Tomara que esse final de semana seja mais quantinho né.

Beijoooooo

Joanna disse...

Ei!
ta super bem entao! menos q a meta!
o sopao deve ter ficado uma delicia!!!
adorei a materia de hj!
bjos

disse...

ai amiga, concordo plenamente manutenção é um saco!!!!!!!!
cara fala sério essa sopa deve ter ficado maravilhosa!!
bjs

Rose Light disse...

Oi Tassi!Deu vontade de comer este sopão, eu sempre falo que eu não gosto de sopa de doente eu gosto dessas com tudo dentro (esfomeada- rsss).Sabe que eu acho que tenho dupla personalidade e uma delas quer emagrecer e outra quer ser emagrecida, elas não estão se acertando- rsss. Beijinhos.

Viviane Fernandes disse...

Aiii... daqui a pouco vai ter que fazer dieta pra engordar hein?! Que inveja rsrsrsrsrsrrsrsrs

Eu tbm cometo esse erro... não tenho paciencia de ficar mastigando um milhão de vezes... num é nem zóião de comer td logo, mas as vezes chego a entalar pq não mastigo direito. Preciso corrigir isso.

Bjooo

Dhy Saturnine disse...

meu medico fala q tem q mastigar muuuuito e se possivel ainda dar umas pausas de 5 minutos durante e refeicao, ja q o organismo demora 20 minutos para perceber q está saciado. mas acho bem dificil, eu como muito muito rapido e nao consigo perder esse habito!!! fora qd nao tenho tempo!!
bjinhoss

Karen disse...

Gente como vc emagreceu!!
estava aqui conhecendo seu blog...
e realmente PARABENSSS...
vc evoluiu bastantee!!!
bjsssssss
www.cintaligapink.blogspot.com

Unknown disse...

boa viagem p bonequinhas;
rsrs'

bjooos

Kelly Krys disse...

Oi, minha amiga!

Pois é, essa fase de mudança é terrível...tanta insegurança, nem sei porque, rsrs
Mas já tá passando =]

Que frio ai, menina, affffffffff

Ótima noite!

Beijos

Geovana Centeno disse...

Hummmm que delicia de sopa...ba guria nem faço sabe, porque não sei comer um prato, como a panela inteira kkkk...morro de comer kkkkk...
que peso lindo hein...bjs!

Dani Campos disse...

Oi amiga!!!

Ótimas dicas, como sempre!
ADORO!

Bju

Unknown disse...

Olá Tassi,

Hummmm! Água na boca com essa sua sopa, delícia, eu adoro sopa, com vinho e pão então, banquete dos deuses!

Beijos!

Vitória disse...

Oi linda?????
Eu tô louca p chegar nessa faze de manutenção, mais sei que dá bastante trabalhooooo....Hummmm sopa? Amoooooo!!!!!!!!

*ANGELA* disse...

Ate eu queria essa sopa..deve ter ficado boa demais...

bj

Paula disse...

Tô sentindo a sua falta no sorteio do meu blog!!!
.
http://menos11quilos.blogspot.com/2011/06/1-sorteio-este-e-o-post-do-sorteio.html

Meu emagrecimento após gravidez disse...

Nossa linda, muito boa a dica, viu??? Bjs

Unknown disse...

Oi,

Amei seu seu blog e resolvi seguir. Eu também estou
numa dieta de emagrecimento. Em busca da RA. venha me visitar mas vezes eu vou adorar. Afinal, nada melhor que uma opinião de alguém que tem os mesmos interesses e dificuldades de nós, não é mesmo?

bjs

http://emagrecerfeliz1.blospot.com