sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Exercite-se, mas da forma correta para evitar lesões

Bom Dia Meninas e Meninos
Dá pra acreditar que hoje já é sexta-feira???
Eu ainda não consegui acreditar.
Essa semana passou voando, já passamos do meio do mês e estamos a pouco mais de 4 meses do final do ano.
Você já fez o balanço das coisas que fez até agora e das que ainda quer fazer?? Já desenvolveu um plano de ação pra conseguir atingir os seus objetivos??
A hora é agora meninas, não dá mais pra deixar pra amanhã.

Hoje o programa Globo Reporter vai ser sobre ansiedade, acho o assunto bem interessante e posso dizer que é um dos grandes culpados por descontarmos nossos problemas na comida. Quem tiver a oportunidade acho que vale a pena dar uma olhada.

No mais continuo fazendo meus trabalhos da faculdade, continuo lendo o livro, resumindo capítulos, fundindo meus dois neurônios.
Minha RA tbm tá naquela de sempre. Continuo a me pesar todos os dias e a balança é o que determina o caminho a ser seguido naquele dia. Se ela aumeta é hora de diminuir calorias se diminui ou estaciona não tem porque se estressar e como aquilo que quero, claro que com qualidade e qualidade adequadas.

Bom acho que por hoje era isso...  


Exercite-se, mas da forma correta para evitar lesões

Congresso em Gramado lança nesta quinta-feira uma campanha nacional de prevenção de lesões nos esportes

A busca por melhor qualidade de vida faz surgir nas academias e nas ruas novos adeptos de atividades físicas, que precisam estar atentos às formas corretas de se exercitar para não comprometer a saúde. Para orientar os atletas profissionais e amadores, e incentivá-los a ter uma vida mais ativa, uma campanha nacional de prevenção de lesões será lançada nesta quinta-feira em Gramado, durante o 1º Congresso de Artroscopia e Traumatologia do Esporte.

O uso de roupas e tênis inadequados e movimentos simples feitos de maneira incorreta, por exemplo, podem ocasionar lesões, como contusões, e distensões musculares.

— É necessário uma avaliação médica quando alguém vai começar a praticar exercícios. Muitas pessoas chegam à fase adulta com histórico de lesões que os impedem de manter atividades com frequência — alerta o presidente do congresso, Fábio Krebs.

Conforme o presidente da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte, André Pedrinelli, a atividade física regular é uma questão de saúde pública e, bem feita, traz benefícios para todas as idades.

— Se tivéssemos um incremento de 10% nas atividades físicas da população, teríamos uma redução de 30% da incidência das doenças coronárias — exemplifica o especialista.

Esse aumento na prática de atividades não precisa ser, no entanto, exercícios físicos de alta complexidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), acrescentar meia hora por dia de atividades corriqueiras — como caminhar com o cachorro e subir escadas em vez do elevador — pode ser suficiente.

Saiba como evitar lesões

:: Não há um esporte ideal para todas as pessoas. Escolha uma atividade que esteja adequada ao seu estilo de vida.

:: Escolha roupas e tênis adequado para cada esporte. Em geral, o tênis precisa ser trocado, por ano, na mesma quantidade de vezes que é usado na semana. Por exemplo: se a pessoa pratica esportes duas vezes por semana, o tênis deverá ser trocado duas vezes ao ano.

:: Para cada hora de atividade, é necessário, em média, 15 minutos de aquecimento. Ao final, é importante reservar o mesmo tempo de desaquecimento.

:: Para caminhadas e corridas, prefira os terrenos planos, como parques e pistas de corridas. As pistas sintéticas são ainda mais recomendadas por terem sistema de amortecimento.

:: Em esteiras, um dos braços pode segurar na barra para garantir o equilíbrio, principalmente de atletas da terceira idade.

:: Evite manter os dois joelhos flexionados para correr, o que sobrecarrega as articulações.

:: Para andar de bicicleta, ajuste o acento um pouco abaixo do osso do quadril, para não esticar a perna durante as pedaladas. Os joelhos precisam ficar levemente flexionados. Ajuste também o guidão para que as costas fiquem retas, evitando problemas na coluna.

:: Incentive as crianças a praticar diferentes esportes. Se, até os 12 anos, todos os movimentos motores forem trabalhados, mais fácil será de retomar as atividades na fase adulta. A indicação é de que as crianças participem de escolinhas, que trabalham o esporte de forma lúdica e criam o hábito da atividade física.

:: Sentir dor nunca é normal, mas aceitável após a prática de exercícios. No entanto, se a dor persistir, deve-se procurar um médico para avaliar o que está sendo feito incorretamente durante os exercícios.

:: Durante a caminhada ou corrida, mantenha a coluna reta, e a pisada deve começar pelo calcanhar e contemplar todo o pé. O movimento das mãos deve ser contrário ao dos pés para manter o equilíbrio.

Fontes: presidente da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte, André Pedrinelli, e presidente do 1º Congresso Brasileiro de Artroscopia e Traumatologia do Esporte, Fábio Krebs
 
Grande Beijo e Linda Sexta

13 comentários:

♥♥♥ Meire ♥♥♥ disse...

Pois é, depois que fiz meu post é que percebi: hoje já é sexta feira!! Como está passando rápido! rsrsr!

Linda, bjs e tenha um ótimo findes!!!

Unknown disse...

Oieeeeee lindaaaaaa vim te desejar com todo carinho um excelente fim de semana!!!!!!!!!!!

Bjinhusssssssss da Lu

Stela Cardoso disse...

oi miga linda, tem um selinho pra vc no meu blog........

*** Liny *** disse...

Tassi !!!
Passou mesmo muito depressa !!
Obrigada por toda sua força....tem um selinho do meu blog pra vc lá !!
Bjs

Zana disse...

pois é...até aqui o ano tem sido bom, mas precisamos fazer alguns ajustes ainda.
beijocas e bom final de semana!

Pérolla Yara disse...

Oi lindona!
Realmente já estamos a caminho do final de ano, então vamos acelerar para vermos as metas que determinamos realizadas!
E atividade é fundamental, então vamos à luta!
Ótimo final de semana!
beijoo

RENATA OLIVEIRA disse...

Oiie linda!! puxa é mesmo,falta tão pouco pro final do ano,é a hora de correr atras e ficar belissima pro verão xD!o tempo ta passando tao rapido e eu to com um pouco de dificuldade de perder peso ,mais é mais por falta de interesse meu sabe..mais é isso ae bola para frente ! Beijos e Bom final de semana.

Anônimo disse...

oi amiga, primeiramente obrigada por sempre me apoiar com suas palavras de otimismo... eu simplismente adoro seus posts sempre tiro algumas dicas pra usar a meu favor... quero te desejar um ótimo fim de semana... que seja produtivo e maravilhoso...grande beijooooooo

CAROL DIAS disse...

Oi lindinha

A semana voou mesmo né, parece que vai ser mesmo bem interessante a matéria sobre ansiedade quero ve se eu assisto.

Beijão ótimo fds

D. Cris disse...

Passando pra desejar um ótimo final de semana.
Bjus.

Liza disse...

Oi Tassi querida,amiga fazia uns dias que nao vinha por aqui,ando numa maré meio negra e dai qdo to assim prefiro nao fazer visitas pra nao contagiar com meu baixo astral kkkk.mais ja to melhor.Amiga nao ta aparecendo suas atualizaçoes no meu blog nao.Até pensei q vc nao tava postando. Beijo grande e bom fim de semana.

Juh... disse...

Tassi, vc está ficando campeã em me dar notícias ruins. kkkk

Eu nem tinha percebido q já estamos quase no final do ano.

Tá ñ faz conta, pq vc sabe a pessoa aqui é lokinha, lokinha.
rsrsrs

Beijinhuxx e bom find

Renata disse...

Eu perdi o globo repórter dessa sexta, vou dar uma olhadinha no site para conferir!!!

Mto legal a matéria que vc trouxe, é sempre bom manter os devidos cuidados, não dá para simplesmente sair por ai a se exercitar!!

bjokas