sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Inclua no cardápio 10 alimentos que te deixam mais feliz

Bom Dia Meninas e Meninos
Nem preciso falar que continua muito frio por aqui, kkk. Hoje a paisagem amanheceu congelada, pra onde se olha só o que se via era gelo. Mas temos um lindo sol, que devagar vai derretendo esse gelo e esquentando um pouco essa geladeira.

Ra....
Com estes dias frios ando exagerando um pouco adivinhem no que........ Quentão, kkkk!!
O resultado é que a balança acusou uns gramas a mais. Bom essa é a vantagem de subir na balança todos os dias, independente da maioria achar errado, hj quando vi o peso a mais decidi fazer um dia mais light. Assim amanha na próxima pesagem tenho certeza de que elas já não vão estar mais aqui. Imaginem se eu continuasse com o quentão e esperasse pra subir na balança só daqui uma semana, os gramas a mais poderiam virar Kgs. 

Ando vendo a dificuldade de algumas meninas em manter a RA no inverno, eu que moro no polo norte praticamente sei bem o que e isso. Minha dica é que não deixem de comer nada, não adianta vc tentar seguir com esse frio uma dietinha baseada em saladas, frutas, farelos e por ai vai, todas essas comidinhas de dieta. No inverno o corpo age diferente, sentimos mais fome, nos movimentamos menos e se ficamos sem comer aquilo que gostamos acabamos mais irritadas, tristes e muitas vezes deprimidas e quando isso acontece a chance de jacar feio devorando até as paredes é bem maior. 
COMA PRA VIVER!!! É possível comer um chocolate, uma massa, uma bolacha..... saiba compensar, coma com moderação, isso é RA é aprender que a comida não é inimiga mas que é preciso saber quando parar.
Por hoje era isso......

Inclua no cardápio 10 alimentos que te deixam mais feliz


Mel, abacate e banana fazem parte da turma que aumentam a sensação de bem-estar


por Natalia do Vale

Não tem quem não seja tomado por uma sensação reconfortante depois de fazer uma deliciosa refeição. E se no cardápio tiver um docinho de brinde, a vida fica melhor ainda. "Isso por que independente do alimento que consumimos, comer provoca uma confortável sensação de bem-estar já que suprimos as necessidades físicas do nosso organismo. Mas ainda há a turma de alimentos que potencializam esta reação, já que levam em sua composição, substâncias que aumentam a liberação da serotonina, hormônio neurotransmissor responsável pela sensação de prazer", explica a nutricionista e bioquímica Lucyanna Kalluf.

A seguir, a especialista sugere 10 alimentos que são obrigatórios para um prato e dias mais alegres. Confira:
1) Banana: a fruta é um carboidrato rico no aminoácido triptofano ( cada 100g da banana contém em média 18mg de triptofano). Acontece que este aminoácido é uma substância precursora da serotonina. "Sem serotonina, o organismo fica suscetível a males como depressão, irritabilidade, insônia, ansiedade, mal humor e hiperfagia (aumento exagerado da fome)", explica Lucyanna Kalluf. A serotonina também é considerada como sendo uma substância anorexígena, diminuindo a compulsividade e a fome.
 2) Abacate: esta fruta rica em ácido fólico, vitamina B3 ( niacinamida) e potássio. O abacate também tem mais proteína que qualquer outra fruta, cerca de 2 g para cada porção de 110 g. Possui, ainda, quantidades úteis de ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6. A niacinamida ( Vitamina B3) tem ação específica sobre o sistema nervoso central, colaborando com a manutenção de hormônios que regulam as substâncias químicas do cérebro e garante efeito relaxante. Esta vitamina tem ação conjunta com o ácido fólico, que atua como coenzima de diversos neurotransmissores do bom humor. Dica: fique atento ao valor calórico da fruta: cada 110 g contém cerca de 200 calorias.
3)Mel: o alimento é um carboidrato fonte de triptofano, com ação calmante que induz a uma sensação de bem estar melhorando a função da serotonina no cérebro. O mel tem uma função importante como regenerador da microflora intestinal, quando combinado aos lactobacilos presentes no intestino. Sabe-se que mais de 90% da serotonina é produzida no intestino, portanto o mel ajuda a manter a integridade intestinal colaborando com uma melhor regulação neuro-endócrina, com mais serotonina e mais disposição e sensação de prazer. 
 4) Nozes: esta oleaginosas possui vitamina B1 (tiamina), que ajuda a converter glicose em energia. Também imita a acetilcolina, neurotrasmissor que possui um papel nas funções cerebrais relacionadas com memória e cognição. Também carrega o Inositol (fosfatidilinositol), substância reconhecida como parte do complexo B, que é necessário para o correto funcionamento dos neurotransmissores serotonina e acetilcolina.
5)Tofu : é o queijo à base de soja. Com muitos nutrientes, o tofu tem o dobro de proteínas do feijão e 45% menos calorias que o queijo minas. Importante fonte de magnésio mineral que atua na regulação do metabolismo cerebral e participa da metabolização de alguns aminoácidos. "A deficiência de magnésio resulta em fadiga e deficiência de enzimas envolvidas na produção de energia", explica Lucyanna Kalluf. Meia xícara de tofu tem em média 110mg desse mineral. 
 6) Ômega 3: os peixes de água fria (salmão, atum, cavalinha) são considerados excelentes fontes de ômega 3 , um ácido graxo com efeito protetor sobre os neurônios. A relação de consumo desse ácido graxo e a felicidade, está no aumento na produção dos receptores de neurotransmissores como: a serotonina, a dopamina e a noradrenalina que protegem o cérebro e o sistema nervoso central dos radicais livres, substâncias responsáveis pelo envelhecimento celular.  
7) Gérmen de trigo: é a parte mais nobre do trigo, que quando é refinado perde esta propriedade, e uma excelente fonte de todo aporte vitamínico do complexo B, atuando como calmante natural que diminui a irritabilidade e o nervosimo. Tem inositol, presente nas membranas celulares como fosfatidilinositol, que é necessário para o correto funcionamento dos neurotransmissores serotonina e acetilcolina. "Também carrega o ácido pantotênico, a vitamina B5 ou vitamina anti-estresse que atua na síntese da acetilcolina, conferindo melhor adequação dos impulsos nervosos e das funções cerebrais", aponta a nutricionista.
 8)Canela: rica em polifenóis e antioxidantes, esta especiaria melhora a atividade da insulina, ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e reduz a compulsão por carboidratos e doces. Assim, colabora para evitar o sobrepeso e o acúmulo de gorduras na região abdominal e mantém a produção de serotonina em equilíbrio.
9)Lentilha: é fonte de proteínas vegetais e cálcio, contribuindo significativamente para a regulação da flora intestinal. O equilíbrio do cálcio e magnésio no organismo atua no metabolismo cerebral e na produção de neurotransmissores, como serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. 
 10)Chá verde: afasta os riscos do estresse oxidativo, que é a deficiência de substâncias antioxidantes no organismo, trazendo como consequências doenças como a obesidade e até depressão. O chá verde é rico em polifenóis, nutrientes antioxidantes que atacam os radicais livres das células cerebrais, mantendo a sua atividade neuroprotetora, diminuindo a probabilidade de inflamação cerebral e favorecendo sensação de bem-estar.
Portal R7
Grande Beijo e Linda Sexta!!

36 comentários:

Maria disse...

BOM DIA AMIGA! AQUI ESTA UM FRIO DE MATAR KKK

AMEI SUA MATÉRIA, ÓTIMA!

UM GRANDE ABRAÇO E UM ÓTIMO FDS!

BJOS

Bethynha disse...

bom dia
que bom que tem esse solzinho pra auqecer...espero que ele se mantenha firme por todo o final de semana
ahh eu to me porpgramando pra amanha de lanche comer um bombom...eh só se programar que da pra comer de tudo ne..sem passar vontadee


bjoss e bom final de semana

Estrela disse...

Bom dia linda!
Adorei a matéria...
Você tem razão deixar de comer o que gostamos gera um certo mal humor! rs
Beijos amor e um ótimo fim de semana.

angeli disse...

menina!!!!
aki deu umm solzinho e aqueceu o coração...
kkkkkkkkkkkkkkkk
adoro quentão!

bjooo

Pérolla Yara disse...

Oi lindona!!
Como já falei aqui no Nordeste, esse frio não passa nem perto, mas o calorão é demais, tem seu lado bom e ruim.
E adorei as dicas dos alimentos para nos deixar mais feliz!!
Um lindo final de semana!
beijooo

Aline Cuerci disse...

oie amiga, ai eu não gosto de frio não prefiro um sol bem quente memso. rsrs'

tenha uma ótima sexta. bjoks

Batalhadora disse...

Oi,Tassi!Nem me fala em frio guria, eu imagino como deve estar por ai,já que é ainda mais frio do que aqui.
Pois é dieta e inverno parece que são duas coisas que não combinam muito não.
Um ótimo findi!
Beijosss

Unidas contra a balança! disse...

Falou tudo Tassi...comer só salada não dá nesse frio.O negócio é comer pouco...ter regras na hora de comer.Hummm...desses alimentos eu consumo o mel, a banana(adoro) e o chá verde....realmente fazem a diferença...eu ando sempre de bem comigo mesmo.Bjãoooo gelado..hehehehe...otimo findi!

Deize disse...

Amiga aqui também esta muito frio, sorte que tem um solzinho pra ajudar.
Mais uma vez ótimas dicas.
Bjus e um excelente final de semana.

Joanna disse...

Ei!
no frio é mais dificil mesmo manter a RA, o negocio é focar e nao ficar pensando em comida! apesar de ser dificil para algumas pessoas!!!
adorei a materia de hj! como varios desses alimentos!
bjos e otimo fds!

micha disse...

Adorei as dicas!
Caraca, não sei como vc aguenta esse frio!!! Tem que tomar muito quentão e passar o dia na frente do fogão a lenha mesmo!!! Acho que já teria virado uma pedrinha de gelo, com os 17 graus que fazem em São Paulo eu já tô cheia de blusas e congelando!


Beijos e um ótimo final de semana!

Leandro Cardoso disse...

Oi estou te seguindo ok, abração.

Rosemary disse...

Oi linda
É ta bem dificil mesmo segurar a onda ,depois de tanto tempo seguindo certinho tudo ,jaquei mas ta bom eu vou correr atraz disso e eliminar e pronto rs
e quanto a pesagem tambem tenho essa mania é um auto controle as vezes me decepciono mas muitas das vezes nao a balança da uma sorrida boa a mim rsrs
te desejo um lindo fim de semana flor e bem light sem quentao hein mocinha rsrsrs

Bjinhossssss

mikaella disse...

oi amiga!
sigo focada tb,vim te desejar um otimo fds,imagino o frio que vcs estejam curtindo por ai...rs
adoro banana e abacate tb,otima materia!
bjoss

Fit Light disse...

Querida Amiga,Boa Tarde!
Tbém subo na balanca diariamente..kkk
nao consigo controlar!!!
Dos 10 alimentos preciso comer mais lentilha,o resto como sempre..
legal sua dica,sempre é bom rever nosso cardapio
Obrigada
Bj no coracão
Findi Maravilhoso pra vc e sua linda familia!

Fabi disse...

Oi amiga...Passei para ler suas dicas e deixar um beijo..

Lis disse...

Adorei o post!
Aliás adoro as dicas que encontro aqui!

Faz exatamente uma semana que decidi mandar ver na dieta!
Fácil? Não está sendo... Mas vai dando pra levar... Sem jacadas, sem deslizes... Bem comportadinha! Como dizem as meninas por aqui, uma verdadeira "lady"...

O que precisamos é focar em nosso objetivo, ver lá na frente...
:)
Bom final de semana light, 0% açúcar, e livre de gorduras trans pra ti...
Bjs!

Brian L.H. disse...

Legal essa lista de alimentos.
Valeu por compartilhar!

Saúde!

Sammy Leilane disse...

huuuum... vi o mel e deu vontade de tomar uma xicara de leite com mel pra essa minha dor de garganta hehehe... pois é, nesse frio aqui do sul, pra ti ainda mais que é serra, mas aqui em POA tá osso! nossa, se mexer é um parto, mas quando começa a dar aquela cminhada acelerada até que melhora a temperatura do corpo, mas arrumar animo pra dar uma mexida, meu deus, muito dificil heheheh Um findi super light! bjus!!

Emagrecendo com saúde disse...

Adorei as dicas dos 10 alimentos...Realmente a gula fica sem controle nesse frio..Linda tenha um ótimo final de semana light!!Bjos♥

Rubí disse...

Brigada pela força muié!!! Seu post me deu uma visão melhor da minha situação. Deus te abençoe pelas palavras.
Um abração e um lindo FDS, mais quentinho se Deus quiser, rsrsrs

Dhy Saturnine disse...

nossa to precisando de alimentos q me deixam feliz, eu ando um pé no saco atualmente rs... mas acho que o corpo sabe, eu abusei no mel essa semana, mesmo sem saber que ele deixa "mais feliz"
bjsss

Rosemary disse...

Ola miga
to passando pra lhe desejar um lindo final de semana light
Bjinhossssssss

Emagrecer...Minha luta diária!!! disse...

Oi amiga!Agora eu voltei com força total pro meu bloguinho, vamos emagrecer juntas?Te espero lá então.
Ah , obrigada pela força viu? vc foi uma das poucas que não me abandonou nesse periodo de ausencia.Valeu demais.

bjinhoss

Emagrecer...Minha luta diária!!! disse...

Oi amiga!Agora eu voltei com força total pro meu bloguinho, vamos emagrecer juntas?Te espero lá então.
Ah , obrigada pela força viu? vc foi uma das poucas que não me abandonou nesse periodo de ausencia.Valeu demais.

bjinhoss

Juh... disse...

Deve ser por isso q estou com todo este mal humor.

Faz tempo q ñ faço a receita q a nutri ensinou. rsrs

1 Banana com canela no micro e 1 colher(chá) de mel

Fica uma dilícia.kkkkk

Perae....
Vou lá fazer e já volto.
kkkkkkkkkkkkk

Beijinhuxx

Valquíria disse...

Aprendendo sempre amiga aqui amiga! Obrigada pelo carinho e um fim de semana maravilhoso pra você!

Xanda disse...

Adorei suas dicas, me preocupo com minha saúde, estou sempre em busca de alimentos saudáveis. Cheguei aqui através de outro blog, e adorei, já fiquei e Já segui. Passa no meu e se gostar... me segue também. Bju Xanda
http://xandanatura.blogspot.com/

Renata Oliveira disse...

Oi flor! amei aqui demais viu! Parabens pelo blog e pela sua força de vontade,e saiba que ja estou te seguindo! super beijo quando der me faz uma visita? beijinhuus

Paula disse...

Tassi, estou passando para agradecer todo carinho e apoio... suas palavras foram importantíssimas para mim, chorei a beça quando li!!
.
Obrigada mesmo viu!!!

Iza Barros disse...

Oi amiga???!!!Vim retribuir a visitinha e o carinho de sempre, estou de volta e contanto com o apoio das pessoas querdas como vc.
Otimo dom
Bjks

Dani Almeida disse...

Olá Tassi,

O segredo da RA é a moderação mesmo, você tem toda certeza!

Não quero nem imaginar o frio que deve estar fazendo ai, brrzzz!!!

Beijos!

♥♥♥ Meire ♥♥♥ disse...

Muito boa matéria, e bota dificuldade nisso! rsrsrsr! Ando com muita fome esses dias!!!

Bjs e ótimo domingo!!!

Amanda Borges disse...

Oi amiga..
adorei o post de hoje..
aqui o frio foi-se embora, mas mesmo com o calor não é aquela moleza comer direitinho né, mas a gente vai tentando, que nem no AA, um dia de cada vez rsrs
ótima semana pra vocee
beijoo

Rachel disse...

Queriiiida, que saudades daqui! Sempre com dicas meeeega agradaveis!!! Te desejo uma semana nota 1000! bjsssssssss

LyA Bodies disse...

Tassi, sou a amanda...voltei! agora falando mais de fitness, porque so de dieta me enchia mto o saco, rsrsrsrs
bjo