quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Entenda por que você deve comer gordura e carboidratos

Bom Dia Meninas e Meninos
E o sol volta a brilhar aqui no sul!!!! A dica é, kkkk lavem tudo que for possível, abram as casas, sequem o que estiver molhado e olhem muito para o sol porque a promessa é que ele vá embora no findi!!!

RA...
Ontem mantive minha dieta com poucas calorias, baseada novamente em duas refeições principais e muita fruta durante o dia. Resultado de hj a dona balança já me mostrou meus 51kg novamente.

Bom gente acho que por hj era isso, to meio sem assunto,kkkkk 

Entenda por que você deve
comer gordura e carboidratos

Especialista explica qual é a importância de cada tipo de nutriente para o organismo

Você saberia dizer qual é a real função de proteínas, carboidratos e gorduras para a nossa saúde? Muito se ouve falar sobre a importância da alimentação balanceada, rica em fibras, vitaminas e nutrientes. Mas a dúvida permanece.

Proteínas e carboidratos já foram vilões e mocinhos da dieta. Fama pior costumam ter as gorduras, embora nas últimas duas décadas uma classe especial de óleos - os ômegas - foram redimidos e até mesmo ganharam status de heróis. 


Ao contrário do que se pensa - e até mesmo do que muitos propõem -, nenhum deles pode ficar de fora do prato quando o assunto é reeducação alimentar.
De acordo com Murilo Dáttilo, nutricionista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a falta desses componentes na alimentação pode dificultar o emagrecimento e também provocar problemas de saúde.

- A falta de carboidratos na dieta causa fraqueza e alterações do humor. Ou seja, não dá para excluí-la do cardápio.

Isso acontece porque carboidrato nada mais é do que o combustível do organismo. É nele que o corpo procura fontes para transformar em energia.
A ausência de carboidratos faz com que nosso corpo busque outra forma de obter energia. 

Já quando o consumo de proteína é reduzido, a pessoa pode ter perda de massa muscular e prejuízo da produção de vários componentes corporais, como os músculos.
 
Mais temidas, as gorduras - também conhecidas como lipídeos - ajudam na produção de hormônios e na manutenção do sistema imunológico. Além disso, oferecem energia. Caso sejam excluídas das refeições, podem desequilibrar a taxa de hormônios e nos deixar desprotegidos contra doenças.

Qual é a quantidade necessária diariamente?
Apesar de serem indispensáveis, esses componentes devem ser consumidos com moderação, explica o nutricionista da Unifesp.

A recomendação da quantidade de proteína que cada um pode comer por dia é feita de acordo com o estilo de vida e peso da pessoa. Para quem não faz atividade física, o indicado é entre  0,8 g a 1 g por quilo do próprio peso corporal. Já para quem faz exercícios aeróbicos, a quantidade de proteína a ser consumida é entre 1,2 g a 1,4 g por quilo. E os adeptos de musculação devem comer de 1,4 g a 1,7 g por quilo do próprio peso corporal.

Os carboidratos devem representar de 45 a 60% do valor calórico consumido diariamente. Se uma pessoa necessita de 2.000 calorias diárias, entre 900 e 1200 calorias devem ser provenientes desse tipo de alimento (presente nos pães, na batata, no arroz, na mandioca, nas massas e nas frutas). Para quem pratica exercícios físicos, a recomendação é feita de acordo com o peso corporal (5 a 10 g por quilo do seu peso).

Por fim, cada pessoa deve consumir de 20 a 35% de gordura do valor calórico total da sua dieta diária. Lembrando sempre que é muito melhor investir em gorduras benéficas, como as encontradas no azeite de oliva, nos peixes de águas profundas (como o atum, a sardinha e o salmão) e nas nozes e outras castanhas. 


Fuja das gorduras trans (usadas no preparo de biscoitos recheados, por exemplo). E das carnes vermelhas.

 Portal R7
Grande Beijo e Linda Quarta!!!

21 comentários:

Ariane disse...

Olá amiga....q bom q o solzinho saiu ai!!!!!
sobre a dica do carboidrato, concordo plenamente, não consigo ficar sem....quando não como, sinto mais fome, e fico fraca. Principalmente pra quem faz exercício!!!
Eu percebi outra coisa sobre a gordura... tenho usado praticamente nada de óleo na comida...pra mim está Ok...só que para o meu marido não...pq ele malha bastante, e andou sentindo fraqueza... e lendo isso, vou começar fazer a comida dele diferente!!!!!!
bjuu...e um ótimo dia!

Dani disse...

Olá, querida, linda , amiga light!!!

Brigadinha pela visitinha lá no meu cantinho!!! Quer dizer que tb almejas o silicone kkk Td de bom né e merecemos!!! Se for pra ser será, mas tb temos que agradecer diariamente pelo que somos!!!
Sobre o post, realmente, as vezes esquecemos da importancia dos carboidratos e procuramos ingeri-lo o menos possível!!!
Bjos!!!

Estrela disse...

Bom dia Flor!
Que bom que a balança sorriu para você, parabéns!
Dicas preciosas...
Beijos lindona e tenha uma linda quarta feira de sol.

Mohana disse...

Amiga, se eu te conta que aqui to com solzão desde sexta feira, graças a Deus!!!!

Que bom que ta tudo bem na RA....


Grande beijo!!

mikaella disse...

oi amiga!
obrigada pelo carinho de sempre,estou feliz por vc que o sol voltou a brilhar,vcs ficaram muitos dias naquela chuvarada sem fim...rs
essa da refeiçao baseada em frutas ainda nao fiz,mas amo fruta e como 3 no minimo por dia,ja faz parte da rotina.
hoje mesmo ja mandei meio mamao...rs
eu nao teria problemas nenhum em fazer 1 refeiçao grande baseada somente em frutas !
bjoss e uma otima quarta!!

(¯`·.¸¸. °ºFabiº° ;-.¸¸.·´¯) disse...

oi linda!!!

Amei seu post, to fazendo isso, comendo carbo, proteina e gordura, o duro é calcular exatamente a quantidade necessaria.

Ótima quarta

Beijinhos

Deize disse...

Pior que minha roupa esta toda úmida e não pude por pra fora antes de vir trabalhar e só vou poder lavar o resto no findi e dai chuva de novo.
Bjus

Aline Cuerci disse...

SHAUHSUAHSU é isso ai tem que aproveitar enquanto tem um pouquinho do sol...
boa quarta e fica com Deus amiga.
bjoos

Rosemary disse...

Oi flor
Nossa que maravilha hein solzinho quente rs nossa tem que aproveitar mesmo e lavar tudo e fazer tudo pra aproveitar o sol pois ai chove muito né aff...
que bom que emagreceu flor ,voltou na casinha dos 51 coisa boa hein rsrs

Bjinhosssssss

Emagrecendo com saúde disse...

Olha o sol he he he ...Aproveita ai heim...Querida vim lhe agradecer pela mensagem no meu cantinho..e falar que vc é um ótimo exemplo de disciplina...que bom que dona balança já deu um belo sorriso pra ti...Espero muito em breve que ela faça o mesmo pra mim....Otimo dia..Bjo♥
PS:adorei o post...

Joanna disse...

Ei!
aproveite bastante o sol aí!!! ainda mais depois de tanta chuva!!!
adorei a materia de hj!
bjos

♥♥♥ Meire ♥♥♥ disse...

Que bom ver a carinha do sol né? Aproveite bastante então!!

Agora que descobriu o caminho para boa forma fica difícil a dona balança te enrrolar heim?! Parabéns!! ambém não vejo a hora de estar na manutenção, mas estou de vagar quase parando! rsrsrs!!!

Bjs e ótima semana!!!

Bethynha disse...

deliciaaa de pesinho ne...
e vamos comemorar o dia lindo que faz la fora...
esse solzinho ta bom demais..
bjoss e boa quarta

*** Dani *** disse...

Oi amiga!!!

Estamos nos opostos... Aqui em SP chove hoje, rs!

Que bom que dona "B" sorriu para você!!

Muitos beijos

Renata Oliveira disse...

oi flor!!!! tudo bem? tbm estou igual a voce as vezes falamos tanto em um post ai no outro dia já nao tem tanta novidade!! mais vamos la !! grande beijo e otima quinta ;)

Carol disse...

Oi amiguxa! Parabéns, vc conseguiu! Vc sempre consegue, vc me inspira! Que bom q a chuva deu trégua! Corre atraz dos preju... "Lavar roupa todo dia que agonia"...rss...Bjos***

Kari disse...

Que maravilha hein???? Parabéns Paty. Continue firme e forte.

Eu nunca acreditei numa dieta restritiva demais.

pra mim, o segredo está nas quantidades.

bjs

CAROL disse...

OiE *_*

Passando para deixar um beijinho...



"Fé é dar o primeiro passo, mesmo quando você não vê toda a escada"

ótima quinta feira

Vitória disse...

Aki em PE tbm tá fazendo um solzinho, aproveitamos p secar roupas e abrir as janelas....kkkk

Patricia disse...

oi amiga linda, que bom que o pesinho voltou ao normal, quanta determinação amiga, vc tá certíssima de correr atrás logo e poder voltar ao normal, e quanto aos carboidratos são a minha perdição, acho que abuso muito da quantidade, e ainda é meu pecado... mas nada de desistir... bo a quinta feira e que venha mais dias de sol..

Rose Light disse...

Oi Tassi! Não me conta que o sol vai nos abandonar no final de semana...e quem tem só o findi???Mas então vamos aproveitar a presença da ilustre presença do nosso amigo Sol-rsss. Sabendo equilibrar a alimentação, podemos comer um pouquinho de tudo sem engordar e sem danos ao organismo. Boas dicas! Beijinhos e bom restinho de semana.