sábado, 19 de fevereiro de 2011

Dietas Emergenciais!!! Vilãs do Efeito Sanfona.

Bom Dia Meninas e Meninos!!!
Tô passando pra deixar mais uma reportagem interessante e desejar um ótimo sábado para todos. Que sejamos fortes o suficiente para resistir as tentações alimentares. A beliscada de hoje é o KG a mais de amanhã!!!

**Cardápio de Sexta-feira:**
Café da manhã: 5 fat. salame italiano + 1 fat. bolonha defumada + 1 fat. peito de peru defumado = 32.5pts
Almoço: 2 e 1/2 de carne de porco = 125pts
Lanche: 1 ovo cozido = 25pts
Janta: 1 ovo cozido + 11 fat salame italiano + 2 ovos de codorna = 48,5pts
Total pontos: 231pts
Total calorias: 831.60Kcal

Dietas emergenciais são as principais vilãs do efeito sanfona

Consumir poucas calorias obriga o organismo a utilizar outras fontes de energia para poder manter funções vitais


Dieta da banana, dos carboidratos, do limão, da lua, da sopa, disso ou daquilo. São tantas receitas diferentes que prometem resultados milagrosos em pouco tempo que não é possível quantificá-las. Segundo o nutrólogo Maximo Asinelli, elas são chamadas de dietas emergenciais, os seja, são programas alimentares com baixas calorias e que restringem determinados alimentos e grupos alimentares.
— Geralmente elas duram apenas alguns dias e não devem ser prolongadas por mais tempo devido à baixa quantidade de calorias que devem ser ingeridas — explica.
O especialista revela que uma das principais desvantagens desse tipo de dieta é o efeito sanfona. Ele é inevitável já que ninguém consegue manter uma alimentação restritiva por muito tempo.
— Por isso a maioria das pessoas que recorrem a este tipo de dieta para emagrecer recupera o peso perdido rapidamente. É bom lembrar que o efeito sanfona prejudica muito o organismo, pois compromete o sistema imunológico, deixando o corpo mais suscetível a infecções — esclarece o nutrólogo.
Segundo Asinelli, ao restringir muitos alimentos e consumir poucas calorias este tipo de dieta obriga o organismo a utilizar outras fontes de energia para poder manter ativas as suas funções vitais, como as gorduras acumuladas.
— Por isso, se uma dieta emergencial for seguida a risca ela realmente vai auxiliar na perda de peso, mas por outro lado prejudica o organismo e não traz benefícios a longo prazo — alerta o médico.
Fazer uma mudança radical nos hábitos alimentares de uma hora para outra não é saudável. Restringir alimentos faz com que a quantidade e a qualidade dos nutrientes fornecidos não seja o suficiente para a manutenção do organismo.
— Nenhum grupo alimentar deve ser abolido do cardápio, seja ele carboidratos, gorduras ou proteínas. Todos eles juntos são fundamentais para a manutenção do organismo — ressalta.
Quem quer emagrecer com saúde deve procurar um especialista e fazer uma reeducação alimentar.
— Ao aprender a se alimentar bem, o indivíduo emagrece sem passar fome e ainda fortalece o sistema imunológico. Com força de vontade e disciplina, os resultados são mantidos por longos prazos, desde que não haja exageros. Praticar exercícios físicos e beber bastante água também é essencial”, acrescenta.

Fonte: Jornal Zero Hora/ Porto Alegre - RS

Grande Beijo!!! 

6 comentários:

cris disse...

oih floor...
as vezes ajuda a diminuir a barriga, mas axuh ki vale so pra alguns dias, o geito é eliminar coisas em exesso e komer komidas saudaveis...
bjokas, otimo fds

Maria disse...

Bom eu acho que estas dietas não funcionam, pq qremos acima de tudo saúde, e se não comemos frutas e verduras,e carboidratos, vamos engordar tudo de novo e rapidinho, precisamos comer menos e não eliminarmos totalmente da alimentação!

Bjos e um ótimo findi!!

Glaucia Borges disse...

Ainda bem que estamos no caminha certo ne otimo sabado e um bom domingo e que cardapio ta comendo tao pouquinho axo q nao consigo bjim

VIVI - VENCENDO CADA DIA!!! disse...

Oie amiga,

No passado já fiz muitas dietas emergenciais, e a pior foi a do leite..
Com certeza não funciona, devemos comer de tudo um pouco que é saudável e eliminar alimentos que não nos fazem bem e que te quebra contém muitas calorias!

beijos e bom fim de semana

Vitória... disse...

Oiiii Tassi?
Obg pela força! Vc esta no caminho certo...te add para te acompanhar.

Emagrecendo com Penelope disse...

flor adorei a dica que vc nos deu , nossa queria muito aprender essa dieta dos pontos amiga, vc tem msn para me add.
se tiver poderia me add
emformacompenelope@msn.com
beijokas