quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Entenda por que você deve comer gordura e carboidratos

Bom Dia Meninas e Meninos
E o sol volta a brilhar aqui no sul!!!! A dica é, kkkk lavem tudo que for possível, abram as casas, sequem o que estiver molhado e olhem muito para o sol porque a promessa é que ele vá embora no findi!!!

RA...
Ontem mantive minha dieta com poucas calorias, baseada novamente em duas refeições principais e muita fruta durante o dia. Resultado de hj a dona balança já me mostrou meus 51kg novamente.

Bom gente acho que por hj era isso, to meio sem assunto,kkkkk 

Entenda por que você deve
comer gordura e carboidratos

Especialista explica qual é a importância de cada tipo de nutriente para o organismo

Você saberia dizer qual é a real função de proteínas, carboidratos e gorduras para a nossa saúde? Muito se ouve falar sobre a importância da alimentação balanceada, rica em fibras, vitaminas e nutrientes. Mas a dúvida permanece.

Proteínas e carboidratos já foram vilões e mocinhos da dieta. Fama pior costumam ter as gorduras, embora nas últimas duas décadas uma classe especial de óleos - os ômegas - foram redimidos e até mesmo ganharam status de heróis. 


Ao contrário do que se pensa - e até mesmo do que muitos propõem -, nenhum deles pode ficar de fora do prato quando o assunto é reeducação alimentar.
De acordo com Murilo Dáttilo, nutricionista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a falta desses componentes na alimentação pode dificultar o emagrecimento e também provocar problemas de saúde.

- A falta de carboidratos na dieta causa fraqueza e alterações do humor. Ou seja, não dá para excluí-la do cardápio.

Isso acontece porque carboidrato nada mais é do que o combustível do organismo. É nele que o corpo procura fontes para transformar em energia.
A ausência de carboidratos faz com que nosso corpo busque outra forma de obter energia. 

Já quando o consumo de proteína é reduzido, a pessoa pode ter perda de massa muscular e prejuízo da produção de vários componentes corporais, como os músculos.
 
Mais temidas, as gorduras - também conhecidas como lipídeos - ajudam na produção de hormônios e na manutenção do sistema imunológico. Além disso, oferecem energia. Caso sejam excluídas das refeições, podem desequilibrar a taxa de hormônios e nos deixar desprotegidos contra doenças.

Qual é a quantidade necessária diariamente?
Apesar de serem indispensáveis, esses componentes devem ser consumidos com moderação, explica o nutricionista da Unifesp.

A recomendação da quantidade de proteína que cada um pode comer por dia é feita de acordo com o estilo de vida e peso da pessoa. Para quem não faz atividade física, o indicado é entre  0,8 g a 1 g por quilo do próprio peso corporal. Já para quem faz exercícios aeróbicos, a quantidade de proteína a ser consumida é entre 1,2 g a 1,4 g por quilo. E os adeptos de musculação devem comer de 1,4 g a 1,7 g por quilo do próprio peso corporal.

Os carboidratos devem representar de 45 a 60% do valor calórico consumido diariamente. Se uma pessoa necessita de 2.000 calorias diárias, entre 900 e 1200 calorias devem ser provenientes desse tipo de alimento (presente nos pães, na batata, no arroz, na mandioca, nas massas e nas frutas). Para quem pratica exercícios físicos, a recomendação é feita de acordo com o peso corporal (5 a 10 g por quilo do seu peso).

Por fim, cada pessoa deve consumir de 20 a 35% de gordura do valor calórico total da sua dieta diária. Lembrando sempre que é muito melhor investir em gorduras benéficas, como as encontradas no azeite de oliva, nos peixes de águas profundas (como o atum, a sardinha e o salmão) e nas nozes e outras castanhas. 


Fuja das gorduras trans (usadas no preparo de biscoitos recheados, por exemplo). E das carnes vermelhas.

 Portal R7
Grande Beijo e Linda Quarta!!!

21 comentários:

Ariane disse...

Olá amiga....q bom q o solzinho saiu ai!!!!!
sobre a dica do carboidrato, concordo plenamente, não consigo ficar sem....quando não como, sinto mais fome, e fico fraca. Principalmente pra quem faz exercício!!!
Eu percebi outra coisa sobre a gordura... tenho usado praticamente nada de óleo na comida...pra mim está Ok...só que para o meu marido não...pq ele malha bastante, e andou sentindo fraqueza... e lendo isso, vou começar fazer a comida dele diferente!!!!!!
bjuu...e um ótimo dia!

Dani disse...

Olá, querida, linda , amiga light!!!

Brigadinha pela visitinha lá no meu cantinho!!! Quer dizer que tb almejas o silicone kkk Td de bom né e merecemos!!! Se for pra ser será, mas tb temos que agradecer diariamente pelo que somos!!!
Sobre o post, realmente, as vezes esquecemos da importancia dos carboidratos e procuramos ingeri-lo o menos possível!!!
Bjos!!!

Estrela disse...

Bom dia Flor!
Que bom que a balança sorriu para você, parabéns!
Dicas preciosas...
Beijos lindona e tenha uma linda quarta feira de sol.

Mohana disse...

Amiga, se eu te conta que aqui to com solzão desde sexta feira, graças a Deus!!!!

Que bom que ta tudo bem na RA....


Grande beijo!!

mikaella disse...

oi amiga!
obrigada pelo carinho de sempre,estou feliz por vc que o sol voltou a brilhar,vcs ficaram muitos dias naquela chuvarada sem fim...rs
essa da refeiçao baseada em frutas ainda nao fiz,mas amo fruta e como 3 no minimo por dia,ja faz parte da rotina.
hoje mesmo ja mandei meio mamao...rs
eu nao teria problemas nenhum em fazer 1 refeiçao grande baseada somente em frutas !
bjoss e uma otima quarta!!

Unknown disse...

oi linda!!!

Amei seu post, to fazendo isso, comendo carbo, proteina e gordura, o duro é calcular exatamente a quantidade necessaria.

Ótima quarta

Beijinhos

D. Cris disse...

Pior que minha roupa esta toda úmida e não pude por pra fora antes de vir trabalhar e só vou poder lavar o resto no findi e dai chuva de novo.
Bjus

Unknown disse...

SHAUHSUAHSU é isso ai tem que aproveitar enquanto tem um pouquinho do sol...
boa quarta e fica com Deus amiga.
bjoos

Rosemary disse...

Oi flor
Nossa que maravilha hein solzinho quente rs nossa tem que aproveitar mesmo e lavar tudo e fazer tudo pra aproveitar o sol pois ai chove muito né aff...
que bom que emagreceu flor ,voltou na casinha dos 51 coisa boa hein rsrs

Bjinhosssssss

Meu emagrecimento ***R.A pra sempre!! disse...

Olha o sol he he he ...Aproveita ai heim...Querida vim lhe agradecer pela mensagem no meu cantinho..e falar que vc é um ótimo exemplo de disciplina...que bom que dona balança já deu um belo sorriso pra ti...Espero muito em breve que ela faça o mesmo pra mim....Otimo dia..Bjo♥
PS:adorei o post...

Joanna disse...

Ei!
aproveite bastante o sol aí!!! ainda mais depois de tanta chuva!!!
adorei a materia de hj!
bjos

♥♥♥ Meire ♥♥♥ disse...

Que bom ver a carinha do sol né? Aproveite bastante então!!

Agora que descobriu o caminho para boa forma fica difícil a dona balança te enrrolar heim?! Parabéns!! ambém não vejo a hora de estar na manutenção, mas estou de vagar quase parando! rsrsrs!!!

Bjs e ótima semana!!!

Bethynha disse...

deliciaaa de pesinho ne...
e vamos comemorar o dia lindo que faz la fora...
esse solzinho ta bom demais..
bjoss e boa quarta

Dani Campos disse...

Oi amiga!!!

Estamos nos opostos... Aqui em SP chove hoje, rs!

Que bom que dona "B" sorriu para você!!

Muitos beijos

RENATA OLIVEIRA disse...

oi flor!!!! tudo bem? tbm estou igual a voce as vezes falamos tanto em um post ai no outro dia já nao tem tanta novidade!! mais vamos la !! grande beijo e otima quinta ;)

Carol disse...

Oi amiguxa! Parabéns, vc conseguiu! Vc sempre consegue, vc me inspira! Que bom q a chuva deu trégua! Corre atraz dos preju... "Lavar roupa todo dia que agonia"...rss...Bjos***

Karine Pimenta disse...

Que maravilha hein???? Parabéns Paty. Continue firme e forte.

Eu nunca acreditei numa dieta restritiva demais.

pra mim, o segredo está nas quantidades.

bjs

CAROL DIAS disse...

OiE *_*

Passando para deixar um beijinho...



"Fé é dar o primeiro passo, mesmo quando você não vê toda a escada"

ótima quinta feira

Vitória disse...

Aki em PE tbm tá fazendo um solzinho, aproveitamos p secar roupas e abrir as janelas....kkkk

Patricia disse...

oi amiga linda, que bom que o pesinho voltou ao normal, quanta determinação amiga, vc tá certíssima de correr atrás logo e poder voltar ao normal, e quanto aos carboidratos são a minha perdição, acho que abuso muito da quantidade, e ainda é meu pecado... mas nada de desistir... bo a quinta feira e que venha mais dias de sol..

Rose Light disse...

Oi Tassi! Não me conta que o sol vai nos abandonar no final de semana...e quem tem só o findi???Mas então vamos aproveitar a presença da ilustre presença do nosso amigo Sol-rsss. Sabendo equilibrar a alimentação, podemos comer um pouquinho de tudo sem engordar e sem danos ao organismo. Boas dicas! Beijinhos e bom restinho de semana.