quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Onze superalimentos que você deveria consumir mais

Bom Dia Meninas e Meninos
 Mais uma quarta-feira iniciando e novamente estamos no meio da semana. O tempo esta voando.
Aqui estamos com previsão de chuva, o dia amanheceu nublado e os metereologistas nos deram a ótima notícia de que mais uma massa de ar polar se aproxima e isso vai resultar em temperaturas negativas mais uma vez.
 
RA...
Segue tranquila, sem muitas modificaçõe, tenho mantido o peso e isso já é uma grande coisa.  Apesar de achar a fase de manutenção um saco, neste momento onde estou cheia de outras coisas pra fazer se tivesse que me envolver com RA estaria maluca.

Faculdade....
Estava eu toda feliz ontem achando que tinha me livrado dos dois trabalhos que tinha pra esta semana, quando....... meu querido professor entra no AVA(Ambiente Virtual de Aprendizagem) e coloca mais uma resenha pra ser entregue até dia 21. Filho da P......olícia!!
Com tantas coisas pra fazer tenho feito visitas as meninas que passaram por aqui. Desculpe as demais, mas fica complicado visitar todas, mas gosto de retribuir sempre as que arrumam um tempinho e passam aqui no meu cantinho.

Por hoje era isso.... 

Onze superalimentos que você deveria consumir mais

Eles são pouco populares, mas enchem o prato de vitaminas, minerais e proteínas

Por Fernando Menezes

Eles não agradam tanto quanto o morango, nem deixam inimigos por aí, como o jiló. Por isso, na hora da montagem do prato ou da compra do mês, ficam esquecidos entre as prateleiras de frutas e legumes do supermercado. Rabanete? Nabo? Inhame? Os próprios nutricionistas, muitas vezes, esquecem que eles existem. Mas fique sabendo que alguns alimentos que ficam de fora do seu cardápio trivial, trazem muitos benefícios para a saúde e ajudam a compor uma dieta equilibrada. Quem perde com a ausência dessa turma e de seus nutrientes é a nossa saúde. Para tirá-los do esquecimento e para te ajudar a montar uma dieta rica em nutrientes e cores, o Minha Vida foi à feira selecionar 11 superalimentos que fazem muito bem para o seu organismo e para a dieta. Confira: 
Lentilha- Foto Getty Image
Lentilhas: a lentilha é muito requisitada nas festas do final de ano. Mas, depois, passa o resto do ano esquecida. Uma injustiça, já que é um alimento ideal para a dieta a para a saúde, pois é rica em proteína vegetal, que ajuda na formação e no fortalecimento da massa muscular e na cicatrização de ferimentos. "A lentilha tem também alto teor de fibras, vitaminas e ferro e pouca gordura, sendo ótima substituta para o feijão do dia a dia, por exemplo", a nutricionista Roberta de Lucena Ferreti, da Unifesp. 

Batata doce: Muitas vezes elas são vistas com olhares tortos e cara feia. Alguns acham estranho o fato de ser doce e outros, ainda, acham que ela tem grande quantidade de calorias e por isso precisam ficar longe do prato. Mas, mesmo sendo cerca de duas vezes mais calórica do que a batata normal e que tenha também mais carboidratos, a batata doce é uma ótima fonte de vitamina C, fibras e potássio, diferente da batata convencional. Além de muito versátil - pode ser usada em pratos doces e salgados -, ela é amiga do verão, pois é fonte de betacaroteno, o componente que potencializa o bronzeado.  
Batata doce- Foto Getty Image
Inhame: ele é uma importante fonte de proteínas, potássio e fósforo, podendo ser usado para prevenir doenças como osteoporose, artrite e cálculos renais. Fonte de carboidratos e fibras, pode ser uma opção para pães, massas, cereais e todos os tipos de tubérculos e raízes. Além disso, o consumo desses minerais ajuda a manter a memória funcionando mesmo depois da velhice. O melhor jeito de consumi-lo é cozido. Mas é importante que ele não fique muito tempo no fogo, para que não haja uma perda de nutrientes e vitaminas. 

Rabanete: rosa por fora e branquinho por dentro, o rabanete é um legume benéfico graças às suas propriedades medicinais. Ele estimula as funções digestivas, limpa as vias respiratórias e ainda dá uma força ao sistema imunológico. De acordo com a nutricionista Roberta de Lucena, isso acontece graças à grande quantidade de vitaminas e minerais, como cálcio, potássio, magnésio e fósforo. 

Acelga: também conhecida como couve-chinesa, essa hortaliça é extremamente versátil, pois dela aproveita-se tanto talos quanto as folhas. Além disso, ela fica ótima crua e também refogada com azeite e alho. "Além de proteger o fígado, a acelga auxilia no controle do diabetes, pois apresenta fibras e possui substâncias que causam regeneração das células do pâncreas, que é o local onde há a produção de insulina", explica a nutricionista Bárbara Rescalli Sanches, da Clínica Damasceno.
Além disso, a acelga também é fonte de vitamina A e C. Quem tem tendência a desenvolver cálculos renais, precisa maneirar na quantidade consumida desse alimento. "Há grande quantidade de oxalato na acelga, substância que pode se ligar ao cálcio e formar pedra no rim", explica nutricionista. 
Beterraba-  Foto Getty Image
Beterraba: ela também está entre os rejeitados. Mas o que poucos sabem é que ela é uma grande aliada no combate ao cansaço. Pesquisadores da Universidade de Exeter (Grã-Bretanha) descobriram que o nitrato encontrado nela ajuda a reduzir o consumo de oxigênio e, portanto, desacelera o ritmo do processo que leva ao cansaço. Por isso, eles recomendam um copo de suco de beterraba antes de praticar atividades. 
 
Nabo: Este vegetal carrega doses de vitamina C, cálcio e potássio. "Estudos mostram que possui uma substância que pode prevenir certos tipos de câncer", explica a nutricionista Daniela Cyrulin. As folhas do nabo constituem um excelente alimento com alto teor de vitamina A, vitaminas do complexo B e de vitamina C. Além disso, suas fibras contribuem para regularizar o funcionamento intestinal, o que ajuda a digestão. 

Chicória: ela é rica em oligossacarídeos, substâncias que não são totalmente digeridas pelo organismo e servem de alimento para as bactérias benéficas intestinais, são os chamados prebióticos. "Esta substância auxilia no bom funcionamento intestinal, tratando casos de intestino preso, diminui os níveis de toxina no intestino, auxiliando na prevenção de cânceres", explica Bárbara Rescalli Sanches.
Também melhora a absorção de minerais e controla os níveis de triglicérides no sangue. Outra vantagem é a sua capacidade de desintoxicação, ou seja, auxilia na eliminação de toxinas no organismo. Além disso, constitui uma importante fonte de vitaminas A, B, C e D e de sais minerais. É de baixo valor calórico, sendo excelente para utilizar nas dietas de emagrecimentos. O melhor modo para ela ser consumida é crua, para melhor aproveitar o seu valor nutritivo. 


Nêspera: popularmente chamada de ameixa-amarela, esta fruta é rica em vitamina C e sais minerais, como o cálcio e o fósforo. Outra propriedade da nêspera é controlar os níveis de gordura no sangue e diminuir a resistência à insulina, atuando assim na prevenção contra diabetes. "Estudos ainda indicam que a nêspera apresenta triterpenos, substâncias que modulam a formação de óxido nítrico, que age nas vias respiratórias e tem efeito que pode ser benéfico no controle de bronquite, além de auxiliar no tratamento de doenças alérgicas inflamatórias como asma, rinite e sinusite", explica Bárbara. 

Pitanga- Foto Getty Image
Pitanga: essa pequena fruta vermelha se destaca pela quantidade de cálcio que carrega, fósforo e ferro, além de vitaminas A e C, indicando seu elevado poder antioxidante o que faz dela uma poderosa aliada para os ossos, ajudando a prevenir doenças como osteoporose. Segundo Bárbara Rescalli, ela também é rica em licopeno, importante na prevenção de uma série de cânceres, como o câncer de próstata, pulmão e estômago. Para consumir essa fruta, é preciso tomar cuidado com os fungos, que se reproduzem na casca da fruta. Observe se a casca não com uma textura áspera ou com uma cor diferente. 

Cará: esse tubérculo é o primo menos famoso da batata. Por ter o gosto muito parecido com o de um alimento tão popular, o cará foi deixado de lado, e poucas pessoas o colocam no prato. De acordo com Bárbara Rescalli, o cará é uma fonte de carboidratos que pode ser utilizado para a recuperação muscular após uma atividade física. Também traz benefícios para o sistema imunológico e inibe a ação maléfica de radicais livres.
Portal R7
Grande Beijo e Linda Quarta

23 comentários:

Estrela disse...

Bom dia!
Boa sorte na facul amiga.
Ótimas as dicas mais tem coisas ai que não da para encarar, kkkkk.
Beijos grande e um ótimo dia.

Maria Reis disse...

BOM DIA AMIGA LINDA, SAUDADES DE SEU CANTINHO, MAIS AGORA ESTOU DE VOLTA E COMO SEMPRE APROVEITANDO AS DICAS, SABE QUE ESTOU FAZENDO UM TRABALHO PRO CURSO E USAREI SEU POST DE HJ?

ME FACILITOU A VIDA KKK


UM GRANDE ABRAÇO, BJOSS

Mariana disse...

Oi Tassi,

Adoro as suas dicas...... e que venha o frio...aff ninguém merece, chega verão.


beijo

Rose Light disse...

Oi Tassi! Aqui tem até sol, mas não sei até quando -rsss. Amo batata doce e lentilha também. Também tenho tido menos tempo para visitas, mas quando dá eu apareço. Beijinhos e bom restinho de semana.

Elaine a amiga sofredora disse...

Oi flor adorei suas dicas, mas tem coisas aí que não tem jeito de colocar no prato. Boa sorte com sua resenha da facul. Beijos

Bethynha disse...

a facul mata a gente ne...eu qndo ia fazia 5 cadeiras e trabalhava direto...ai eu fazia os trabalhos aqui mesmo hehe qndo nao tinha nada pra fazer..
imagina vc cuidar da casa dos filhos e ainda estudar...
mas acho que todo nosso esforço vale a pena...

bjaooo e boa quarta

Kelly Krys disse...

Bom dia, amiga!

Nossa, ninguém merece temperatura negativa de novo e mais trabalho da facul! Ainda bem que passei dessa fase, kkkkkkk

Ótimo dia pra vc!

Bjks

Mohana disse...

Amada e eu toda feliz com o calor, hoje quando vi q nova onda de frio vem pro ai chega a desanimar né...

Quero verão logooooooo!!!!!!!!

Tomare que dure pouco como a ultima, porque só por Deus né...

Grande beijo!!!

Rosemary disse...

Ola flor
que bom que a r.a ta na risca rs
nossa esse professor ai nao da mole hein amiga rs ,passo mais um trabalho meu deus ,coitadinha de vc viu amiga rs
Vai vim frio de novo ai ,nossa que ruim hein amiga eu odeio frio ,nao sei como vc aguenta morar ai flor rs muito frio ta doido rs

Bjinhosssssssssssss

Dayane disse...

Bom diaaa
Nossa esse professores gostam de torturar né, feriado pra eles so existe pra fazer trabalho... Mas blz cabeça erguida e bola pra frente pq atraz sempre vem mais, e vc é forte vai cinseguir com certeza.
Gostei das dicas tem coisas aí memso que eu adoro como acelga, o rabanete e o inhame, so não lembro mesmo de comprar, agora vou procurar dar mais atenção a isso pq a cenoura, chuchu, pepino ja estão enjoando e acho que eles de mim kkkk
Bjoss
tenha uma otima quarta

Juh... disse...

Ai Tassi, eu stava aqui feliz da vida q está esquentando, q notícia hein?!!! rsrs

Depois disso acho q vou fazer uma lentilha bemmm quentinha pra comer com batata doce e esperar o frio.rsrs

Meus filhos adoram lentilha, faço 1 vez por semana pra ñ enjoar.

Beijinhuxxx

Joanna disse...

Ei!
tb estou com essa sensação q o tempo está voando! daqui a pouco já é natal! rs
ai ai...nem fala em estudos... hj tenho orientação de monografia e ja estou na reta final...mas ta dificil...
legal essa materia de hj!!!!!
bjos

Daiana Feliciano disse...

Tempo voando? Não to vendo nem o tempo kkkk menina estou ate assustada com isso , se prepare para a friaca denovo amiga e o jeito Ne?beijocas

mikaella disse...

realmente o tempo esta meio maluco,ja estamos quase no fim de ano...nem vi passar !!aff
mas apesar do trabalho de estudar sempre vale a pena,uma otima semana!!bjoss

Unknown disse...

Nossa....

Não ingeriro nenhum desses alimentos, de vez en quando beterraba...

Mas foi excelente dicas..

Beijinhos

D. Cris disse...

Realmente o tempo esta voando e de foguete.
Bjus

Viviane Fernandes disse...

Oii amiga... que saco hein... vai congelar de novo??? Por aqui (por enquanto) tá uma delicia... calor, sol, céu azulzinho... espero que não mude tão cedo (apesar de estar bem seco e eu quase morrendo com a rinite rsrsrs)
E que profº fdp msm né?! Saco!!!

Bjooo

Muriel disse...

OI....
Ah.. Patinha que nunca foi feia...
Tó mal... Meu rendimento hoje foi pessímo.. Tó assim pois meu filho veio no final de semana por causa dos dias dos pais e foi embora..
Aí fico com um vazio no coração...
Filhos não deveriam crescer...
Oh vida...
Bem,,,, não vou ficar de baixa astral não...
Vamus que vamu !!!!
Bjus no coração e boa noite....

Monica Ferra disse...

Oiee!!!
Estou de volta e mais pesada, espero conseguir me reanimar e recomeçar logo a RA pra perder os excessos e muito mais, só preciso de um pouco de ânimo.
Que bom que a sua manutenção vai muito bem! Espero chegar lá um dia se Deus quiser.
Beijinho e fica com Deus!

Stela Cardoso disse...

oi minha amiga....cisnei linda!!!!!
Como vc esta, pois é faculdade é bem dificil, tempo frio...affff eu tb fazia faculdade mais acabei trancando pois com tres filhos peq ficou impossivel....mas bola pra frente.....bjussssss

♥♥♥ Meire ♥♥♥ disse...

Pelo menos a chicória eu costumo consumir...rsrs!!

Bjs lindona, e boa noite!!!

Rachel disse...

Oi tassi, tava com saudades de vc! Que bom que tá feliz com o peso. Faculdade é punk mesmo, mas aguente firme! Passando pra desejar uma quinta linda como vc! Bjssss

Renata disse...

Eu quase não como esses alimentos! :(
hehehe

Vc esta na correria em?! Boa sorte com os estudos!

bj bj