sábado, 26 de fevereiro de 2011

Sábado!!! Alimentação Arma contra TPM!!!


Bom Dia Meninas e Meninos
Hoje é sábado, semaninha que passou voando essa. Por aqui continua tudo bem, RA ok AF as vezes mas ainda muito complicado, crianças aterrorizando, chuva que não passa, idéias a mil para o niver da filhota e muita expectativa com o início da facul na segunda.

**Cardápio de Sexta-feira 25.02**
Café da manhã: 200ml leite + Whey Protein = 78pts
Lanche: 1 pêssego + 1 ameixa = 15pts 
Almoço: polenta c/ carne moída = 90pts
Lanche: 2 fatias de ricota light + 2 ameixas = 30pts
Janta: 2 bolinhos peq de carne + 2 ovos de codorna + pepino = 62,5pts
Total pontos: 275,50pts
Total calorias: 991,80Kcal

Resolvi postar sobre Alimentação na TPM porque vejo que a maioria das meninas sofre deste mal. Eu graças a Deus depois que comecei a usar o EVRA não tive mais problemas. Eu faço uso contínuo o que não permite que fique M. Se o Evra não desse certo a médica me indicou colocar o Mirena porque eu ficava M por 27 dias consecutivos o que me deixava com uma anemia e tanto. O contraceptivo de adesivo me fez muito bem, não engordei nenhuma grama e não tenho nenhum efeito colateral que tinha utilizando outras pílulas.
Bem espero que gostem da reportagem!!!




Alimentação: arma contra TPM


A TPM (Tensão Pré-Menstrual) atinge nada menos que 80% das mulheres. A mudança hormonal dá sono, mau humor, dores de cabeça, desânimo, cólicas… Mas a alimentação pode ajudar no controle do mau (humor!) da TPM.
Alguns nutrientes são ótimos aliados para diminuir as sensações de cólicas e de irritabilidade. Os principais aliados são: vitamina B6, as fibras, o triptofano e os ácidos graxos ômega 3 e ômega 6. A nutricionista Márcia Daskal ensina como eles podem ajudá-la:
- A vitamina B6 melhora as sensações de irritabilidade e as dores de cabeça. Ela é encontrada principalmente em grãos e cereais integrais (linhaça, trigo, aveia..) e nas leguminosas, como feijão, lentilha e ervilha. Estes cereais e leguminosas também são ricos em fibras, fundamentais para regularem o funcionamento intestinal e controlarem a ansiedade de comer porque promovem a sensação de saciedade. As fibras também estão presentes nas frutas e nas folhas e legumes.
- O triptofano é um aminoácido precursor de um hormônio relacionado à sensação de prazer e relaxamento e, por isso, melhora a irritabilidade comum durante a TPM. O triptofano está presente principalmente no leite e em seus derivados, como iogurtes e queijos.
- Os ácidos graxos (gorduras) ômega 3 e ômega 6 ajudam a modular a resposta inflamatória e, assim, reduzir as dores e desconfortos causados pelas cólicas. As principais fontes deste ácidos graxos são os peixes como salmão, atum e arenque.
Por outro lado, há alguns alimentos que podem piorar os sintomas da TPM. Alimentos e bebidas ricos em cafeína, por exemplo, podem aumentar a irritação. São eles: café, chá mate e chá preto, chocolate, energéticos, guaraná em pó e refrigerantes de cola.
Já os alimentos industrializados, como salgadinhos, sopas em pó, enlatados e refeições congeladas, são ricos em sódio e podem aumentar a retenção de líquidos, comum nesta época.
E se bater aquela tradicional vontade de doces, prefira aqueles à base de frutas, como pêssego, abacaxi ou figo em calda ou frutas desidratadas, como banana, damasco e maçã secas.
fonte: Recomendo Assessoria em Nutrição e Qualidade de Vida.

7 comentários:

Paula disse...

Isso não é justo né!? Bem na hora que mais dá vontade de comer chocolate - na TPM - que não é indicado comer... affff... rs
Linda, tenha um excelente fim de semana!! bj

Anônimo disse...

Olé :DD gostei muito do artigo que postou ;) por acaso nao costumo ficar com mais fome na TPM lol depende. Espero que tenha um bom fim de semana beijinho *

Elayne disse...

Graças a Jesus Cristo não tenho problema nenhum, nada tão grave... uma cóliquinha aqui outra ali, mas nada que precise de remédio.
Muito boa a matéria!!!



bjus.

http://simplesassimmesmo.blogspot.com

Joanna disse...

Ei!
mto legal a reportagem!

tem um selinho pra vc no meu blog!

bjos

Aline Silva disse...

Oi flor...

Cardapio cada dia mais lindo !!!

Amei o post,estou bem vivendo isso,ultimamente só Jesus pra me aguentar !!!! KKKK

Lindo fds !

Bjus

Diário de uma Baleia!!!! disse...

amei seu cardápio.... nunca fiz dieta dos pontos, mas gostaria de saber... é melhor que contar calorias???????

bjoooooooooooooo

Unknown disse...

Olá, hoje é domingo , dia de visitar os vizinhos ....que lindo teu lugar!
Quando tiver um tempinho, passe lá em CASA para um café ...
Abraço da vizinha , Valéria