terça-feira, 17 de maio de 2011

Sete mitos e verdades sobre a prática de atividades físicas

Bom Dia Meninas e Meninos!!
 Mais um dia frio que se inicia aqui na terra do Papai Noel. Neste momento quase 9hs da manhã a temperatura é de 9 graus, mas as 7hs quando acordei era de mais ou menos 7 graus. Vamos pensar pelo lado positivo, existem semanas no inverno que 7 graus é praticamente a temperatura de um dia inteiro.
Bem....

RA continua tranquila. Como vcs sabem estou na fase chata de manutenção, ou seja, seguindo a minha vida normalmente sem aquele controle rigoroso que eu fazia antes. Nesse momento alguém pode pensar: Essa é candidata a engordar novamente!! Até poderia se não fizesse um balanço do meu dia. Se como mais num dia vou comer menos no outro. E nessa minha manutenção tenho uma grande aliada, a balança. Eu me peso todos os dias. Podem me chamar de maluca, maníaca da balança, mas acredito que esse seja o meu segredo pra manter o peso como fiz outras vezes que estive acima dele e eliminei.

AF. Essa realmente não tem jeito. Sem academia perto de casa e sozinha é realmente complicado. Eu sei que muitas meninas fazem AF em casa, eu tbm fazia, mas enchi o saco. A moral é que gosto de ver gente, gosto do clima da academia e em casa mesmo com o som no último volume não é a mesma coisa. 

Aniver da Valentina. 
Ontem não fiz absolutamente nada referente ao niver. Tenho deixado minha facul de lado e fazendo 3 cadeiras neste trimestre tem muitas coisas pra estudar e muitas matérias acumuladas, então essa semana enquanto não colocar tudo em dia o niver vai ficar pra segundo plano.

Dona M
Obrigada por todo carinho que vcs me oferecem aqui meninas. Bom, quanto a bendita..... continua por aqui, um pouco mais fraca, mas nem vou falar muito vai que ela escute e volte com tudo novamente. Ontem vi o resultado dos meus exames de sangue. Graça a Deus só deu anemia, mas isso é normal porque desde que me conheço por gente sou anêmica. O ferro está dentro das normalidades, tbm com a quantidade de caqui e pinhão que eu tenho comido, não poderia ser diferente. Plaquetas tbm estão boas. Ecografia tbm deu normal. Isso quer dizer o que eu já sabia, que vaso ruim não quebra fácil!!! Eu vou sobreviver, kkk. 
Bem vou indo nessa mas vou deixando mais uma matéria pra vcs..... 


Sete mitos e verdades sobre a prática de atividades físicas

Esclarecer dúvidas pode ajudar muito nos resultados da malhação


Quem nunca ouviu uma pessoa dizer que está fazendo atividades físicas com frequência, mas, ao invés de perder peso, está engordando? Ou ainda que está "se matando" para fazer abdominais e a sonhada barriga tanquinho não "chega" de jeito algum?

Esses são apenas alguns dos muitos mitos que rondam os corredores das academias de ginástica e, sem dúvida, esclarecê-los ajudará muito nos resultados da malhação.

Veja abaixo a lista dos principais mitos e verdades sobre a prática da atividade física.

1) Estou malhando com frequência e me alimentando bem, mas continuo engordando.

Mito.
Quando uma pessoa pratica exercícios com regularidade, ela ganha peso magro e diminui sua gordura corporal. Na balança, essa inversão muitas vezes não é percebida, mas, sem dúvidas, é notada quando a pessoa veste suas roupas, pois há diminuição nas medidas.

2) Para ter uma barriga tanquinho é preciso fazer abdominais todos os dias.

Mito.
Os músculos da barriga não são diferentes dos demais e, assim como os outros grupos musculares, precisam de 24 a 48 horas de descanso para ficarem fortes e enrijecidos. Além disso, não adianta fazer intermináveis séries de abdominais se a pessoa tem muita gordura na barriga. O exercício abdominal enrijecerá o músculo, mas ele ficará escondido atrás da gordura. Sem exercício aeróbico a gordura continuará no mesmo lugar.

3) É preciso malhar todos os dias para ganhar músculos rapidamente.

Mito.
Os músculos precisam descansar de 24 a 48 horas para se recomporem. Ao malhar todos os dias, a possibilidade de ocorrer uma contusão ou outro problema muscular é muito maior. O ideal é alternar musculação com exercícios aeróbicos.

4) Os homens têm mais facilidade para ganhar massa muscular.

Verdade.
Graças ao hormônio masculino, a testosterona, os músculos dos homens se definem com mais rapidez do que nas mulheres. Dessa forma, os resultados da prática esportiva na ala feminina demoram mais tempo para aparecer e são mais sutis.

5) Quanto maior a dor após o treino, melhor o resultado.

Mito.
Sentir dor pode ser sinônimo de trabalho muscular excessivo ou realizado de maneira errada. O segredo para um programa de musculação eficaz é o aumento constante dos desafios, que pode ser feito por meio da variação do volume dos exercícios (número de repetições ou séries) ou da sua intensidade (aumento dos pesos ou cargas).

6) Como quero perder peso, o ideal é malhar sem comer.

Mito.
O corpo precisa de energia para funcionar. Sem comer, o corpo armazena gordura para conseguir se manter em funcionamento.

7) Musculação exige alimentação diferenciada.

Depende.
Para aumentar a massa, o corpo precisa de maior consumo de energia, vinda dos carboidratos, das proteínas e dos sais minerais. Se o cardápio do dia a dia for rico em nutrientes, não há necessidade de suplemento alimentar. Caso contrário, o ideal é buscar ajuda de um nutricionista.

O indivíduo poderá aproveitar o que a prática da atividade física tem de melhor ao realizar os exercícios corretamente. Sensação de bem-estar, melhora na autoestima e no estresse, bem como o auxílio no controle de diversas doenças e sua contribuição para garantir ossos, articulações e músculos sadios, serão as consequências.
BEM-ESTAR
Grande Beijo e Linda Terça!! 

36 comentários:

isabel disse...

Olá!!!!Te encontrei e resolvi te seguir e me espelhar!!!!Um grande beijo!!

Anna disse...

oi menina, amei as dicas os mitos e as verdades sobre atividade fisica, e agradeço tb teu carinho ontem viu, obrigada mesmo de coração

Maria Reis disse...

OI AMIGA, COMIGO ESTA ACONTECENDO ISSO, FAÇO TUDO CERTINHO SÓ QUE A BALANÇA NÃO DESCE, MAS SINTO DIFERENÇA NAS MEDIDAS!

BJOS

Tatha Talitha disse...

poxa vida, gostei mesmo do post
Bjinhossss =)

Glaucia Borges disse...

Ai amiga que bom que os exames nao deu nada demais ne...Bjim

Luma disse...

Odeio frio, odeio inverno, odeio com todas as minhas forças, rsrsrsr
Tenha uma ótima terça.
Bjim

Mel Mudanca disse...

Oi Tassi !!! obriada pelo recado....eu como pimenta, mas prciso pegar mais o habito...fico me abanando depois..haha...igual louca...haha... obrigada pelo teu carinho sempre viu...espero poder retribuir muito...afinal a luta é nossa...beijaooo e otima terça..

Kelly Krys disse...

Olá, querida!

Que bom que seus exames deram tudo normal, fico feliz! Agora é ver o porque desse sangramento, né?

Ótima terça!

Bjks

Larissa Boaventura disse...

Ai Tassi, adoro frio, adoro invero. Aqui em Salvador tá um sol horrível desde ontem. Essa matéria foi ótima, tanta gente fica falando coisa sobre malhar e não sabem de nada. Beijosss se cuida.

Mariana disse...

Oi Tassi...
Hoje de manhã não deu vontade de levantar da cama, o pior é que tenho uma dó do meu filho, prefiro o verão.
Que bom que a M. deu uma diminuida, acho que não tem coisa pior, e que bom tbm que vc está bem, menos mau né.

Beijooo gata!

micha disse...

Oi Tassi!

Aqui também tá friozinho, mas nada se compara "a terra do papai noel" Isso me lembra a terra do meu maridão, o Chile. Durante a noite a temoeratura chega a ficar negativa, e conforme vai amanhecendo aumenta um pouco. Pode comercer com 5 graus de manhazinha e chegar a uns 15... Mas tem dias bem mais frios. Aí não dá. Eu adoro um friozinho, mas não assim, né? Uma vez fui pra lá no inverno e saia com 2 meias, bota, cachecol, luva, varias blusas e jaqueta e continuava com frio! Até as juntas doíam! Affff!
Fazer exercícios sozinha em casa é um porre mesmo! Aí não tem academia??? Como assim? Hahahahaha. (Coisas de paulista!)
Eu tanbém me peso todos os dias. É vício, mas também é melhor pra manter o controle. pelo menos eu acho... Adorei a matéria. Ótima, como sempre!

Beijos e se esquenta bastante com os pimpolhos!

Anônimo disse...

Oi Tassi! Nem fala do frio... to congelando aqui tbm! Odeio inverno =/
Adorei a matéria.. mas não tem jeito.. AF não é comigo... nem sozinha, nem acompanhada, nem academia muito menos em casa! Não consigo mesmo!
Mas pelo menos tô firme na dieta!
Que bom que está indo bem na RA.. espero que continue com tudo!!
Bjinhos

♥♥♥ Meire ♥♥♥ disse...

Bom dia assi, ainda bem que a danada está mais fraca pelo menos né? rsrsrs!
Olha eu também me peso todos os dias, é uma forma de saber se comi corretamente no dia anterior, o pior que a danada da balança dá os resultados na cara né?! rsrsrsr!

Bjs e ótimo dia!!!

Unknown disse...

Não acho que vc seja maluca se pesando todos os dias não
pois se chegou a manutenção sabe a neura que é quando engordamos e imagino que não queira isso de forma alguma mais
e que frio é esse ai menina rss bjs...

Emagrecer...luta diária disse...

Oi minha flor, adorei o texto sobre mitos e verdades sobre a.f., eu tô tomando coragem pois até a hidro nunca mais eu fiu. Mas valeu as dicas e obrigada pela tua presença no meu blog, é muito importante pra mim, pode acreditar...
bjo e boa semana...

Nosso emagrecimento disse...

Oie flor, sei bem como é com a balança tb não sou assim, é a melhor maneira de se controlar,

* Patrícia * disse...

ola querida =)

bem mas que frio que anda para ai!!!

ainda bem que te estas a portar bem =)

tem um Bom dia =)

beijoo

disse...

eu nem tento fazer AF em casa sei que não vou fazer mesmo, e eu amo sair todos os dias pra caminhar amo ver gente e ser vista.
mas preciso ir pra academia pra fazer musculação, só que é muito longe e eu perderia a manhã inteira e pra d. de casa é bem complicado.
que bom que o resultado dos exames estão satisfatorios já basta a d. m te perturbando né amiga?
bjks

Joanna disse...

Ei!
ai ai ai...quem dera se aqui fosse um pouquinho frio como é aí!!! ia adorar!!!
pelo vista vc tb ta atolada de coisas como eu!
mas vamo em frente!
bjos

Natália Roberta disse...

Oi Tassi!!!
Brigada pelo apoio que vem me dando!!!

Ver que na manutenção já... é ótimo!!!

Adorei o post!!!

Bjocas

Dani Campos disse...

Oi querida!!!!

Aqui em SP tb Ta frio... Não tanto quanto aí claro!
E a coragem de levantar pra malhar?!?!? Rsrsrr

Dona M por aqui também... Não como a sua, mas vem acompanhada de muitas dores por causa da endometriose...

Obrigada pela força!
Bjos

Giovana disse...

Adorei as dicas querida...é realemnte tudo um questão de bom senso e euilíbrio não é mesmo? bjos

*** Liny *** disse...

Adorei o post, vim te desejar um otimo dia !!!
Bjs

Yasmin*´¯`*.¸¸.*´¯`*♥* 30 kg off.... disse...

Ai que saudades do friozinho amiga..por aqui o calor eh terrivel...pareco um camelo em pleno deserto viu...saudades da geada ai do sul rsrsrs

mil bjinhos

Unknown disse...

Menina aqui tbm tá frioooooooooooooooooooooooo
me acabo nas sopinhas hehehehehe
to empacada no peso sabe né?
espero baixar agora
bjinhusssssssssss

Daiana Feliciano disse...

Que bom os resultados do exame Ne? Quanto ao frio esta em todo o Brasil ,nada comparado aí aqui em vitoria Ne?mais ta um frio aqui tmbm beijocas no coracao

Patricia disse...

Oi Tassi
obrigada pela presença sempre em meu cantinho, desculpa a ausência dessa doida aki.
Mais estou entrando nos eixos de novo, kakakka
Adorei a matéria de hoje, teve uma época que fazia fazia exercicio e ganhei massa demais!!!!
Obrigada pelo apoio quanto ao remédio.
Verdade, se tem que tomar... Paciência né amiga.
kakaakka
E com o inico do curso vou ter outras coisas pra pensar que não seja a danada da comida, kakak
Vc sim uma guerreira, 03 filhos e faculdade??
Imagino como fica doidinha.
bjimmmm

disse...

oi flor! obg pela dica do mofo!eu tb me peso todo dia, e nao faço atividade fisica
é até um alivio saber que alguem tambem nao faz, porque eu me sentia pessima porque todos faziam
me diz uma coisa, tu ficou flacida ou algo assim?beijoss adoreeeeei a materia, de novo

josy disse...

Minha linda obrigada,viu?Tô melhor do baixo astral...afinal se ficar pensando na coisa perco tempo e me estresso...melhor seguir em frente,né?
Flor que bom que vc tá melhor mesmo com a visitante por aí ainda...afff...
Quanto à pesagem eu tb não fujo da balança não..com balancinha em casa eu fico controlando e dá certo...pode parecer neurose...rsrsr...mas eu prefiro encará-la como uma alida...rsrsr
Flor sucesso nos estudos,viu?
bjs e ah...amei a postagem sobre AF

Muriel disse...

oi,.... Boa noite..
Uma coisa posso te dizer com certeza....
Amu fazer atividade fisica. Não é nem questão para emagrecer... é porque sou viciada mesmo.
Só tenho queme alimentar melhor...
Ser mais disciplinada...
Adorei sua postagem de hoje me identifiquei muito..
Bjus no coração e obrigada pelo carinho

VIVIANE disse...

Oi amiga

Eu tbém amo me pesar todos os dias e não acho que seja loucura....tanto que está fazendo falta demais minha linda balançinha...

E que bom que está na fase de manutenção...quem me dera eu...mais com fé chego lá amiga...é só acreditar..

beijos e tenha uma ótima noite

Anônimo disse...

Oiie linda...
Que friiooo é esse que ta ai???
Aqui ta com uns 15 graus e eu já estou me sentindo no polo norte...até os dedos dos pés estão adormecidos...rsrrsrs
Legal essa matéria sobre atividade física, muita gente se engana bem com alguns mitos né...

bjinhossssssssss

Unknown disse...

não dá pra descuidar mesmo menina!!! mesmo já em peso que queres, todo cuidado é pouco hehehe... eu to na luta por mais ums gramas perdidios e chegar na minha meta hehehe bjus!

Fefa disse...

oi amiga...
que bom que chegou a meta.
agora fica bem nesta fase, desencana.
se cuida quanto a mestruação tá?
isso é muito importante.
estamos juntas.
bjo.

Rose Light disse...

Oi Tassi! Também pe peso quase que diariamente, isto vicia - rsss. Não vejo a hora de entrar em manutenção e parar um pouco com essa cobrança pessoal. Adoro seus posts, sempre nos ajudam! Bjinhos!

Patrícia S. Kazmouz disse...

Oi Tassi adorei seu blog, vc emagreceu muito Parabéns, continue sempre firme e forte...
Já to te seguindo..
quando der dá uma passadinha lá no meu blog..
beijinhos mega carinhosos..