quarta-feira, 18 de maio de 2011

Índice Glicêmico Um Ótimo Aliado

Bom Dia Meninas e Meninos!!!
 Como estão iniciando a quarta-feira??? Muito bem, determinadas, dispostas e com muita garra eu espero!!!
Mais um dia de frio!! Parece que o inverno vai ser complicado. 

Bem vamos falar um pouco de RA, kkk. Onte dei uma descontroladinha básica. Sentada a tarde toda na frente dos livros com matérias pra lá de chatas não podia ser diferente. Comi bis e pipoca. Mas tudo bem porque tomei bastante chá e compensei na janta que foi refogado de legumes e um bife. Hoje a Dona Balança permanecia no mesmo lugar sem nenhuma grama pra mais nem pra menos. Aliás nem pode ser pra menos porque marido já andou brigando que me deu duas calças novas e que já estão largas, kkk.
AF, quanto a esta nem tenho o que falar. Faz muito tempo que não faz parte da minha rotina. Ontem falei que moro longe de academias. Pois é meninas. O bairro que eu moro é novo e só existe neste lugar um mini-mercado e uma padaria, nada mais. As outras coisas são mais pra região do centro e pra chegar até ela só de carro. Meu marido não tem hora pra chegar do trabalho o que me impede de ter uma rotina de deixar as crias com ele e ir pra academia. Então minha opção seria fazer AF em casa mesmo, mas odeio. Eu até comecei a caminhar na rua a um tempo atrás, mas quem suporta o frio de 7 graus com sensação térmica de sabe Deus quanto as 6hs da manhã. Então por enquanto é sem AF mesmo.

Dona M continua por aqui acho que até ja ando me acostumando com ela, kkkk. Hoje esta completando 5 dias que ela voltou a me visitar, depois de uma pausa de incríveis 10 dias. Pra minha felicidade ou infelicidade (porque durante anos tento saber o motivo de tanto sangramento e nada) tenho médico. Espero que ele tenha uma solução ou vou perder o marido, kk.

Hoje vou deixar pra vcs a matéria deste mês da minha coluna do jornal. Eu falo um pouco sobre a dieta do IG Baixo e coloquei uma receita tbm.
 Índice Glicêmico Um Ótimo Aliado



            Cada dia se fala mais nas dietas ou reeducação alimentar baseados no Baixo Índice Glicêmico, por isso resolvi falar um pouco sobre o que é e como funciona este aliado de quem busca uma vida mais saudável.

            O Índice Glicêmico indica o tempo que cada alimento leva pra se transformar em glicose (açúcar) dentro do organismo. Quando esta transformação é rápida dizemos que o IG é ALTO. Se a transformação ocorre lentamente dizemos que o IG é Baixo.

Alimentos com IG baixo aceleram o metabolismo ajudando na perda de peso, aceleram a queima de gordura, ajudam na diminuição do apetite e fazem com que as atividades físicas pareçam mais fáceis.

Os melhores alimentos com IG Baixo são: Frutas Vermelhas, Cereais e Leguminosas Crucíferas (brócolis, repolho, couve e couve-flor), Chocolate Amargo, Ervas e Condimentos, Nozes e Sementes, Aveia, Quinua, Soja e Batata-doce

Os alimentos com IG ruim: Bacon, Hambúrguer, Salsicha, Batata frita, Café, Refrigerante diet, Sorvete, Margarina e Destilados.

Uma dieta baseada no IG Baixo combate doenças como diabetes, reduz os níveis de colesterol e de triglicérides, diminuem os efeitos da TPM, melhora o sistema imunológico, aumenta a disposição e dá bom humor, melhora a aparência da pele, cabelo e corpo

Vale à pena conhecer um pouco mais sobre o assunto. Existem muitas literaturas disponíveis e também é possível encontrar muito material na internet, com explicações e tabelas do IG dos alimentos.



Receita com IG Baixo:
Assado de Batata com Queijo


Preparo: 15min / Cozimento: 30min / 4 porções

Ingredientes: 15g de manteiga, 1 kg de batatas fatiadas com casca, buquês de couve-flor, 420g de ervilha sem água, 600 ml de leite desnatado, amido de milho, 1 dente de alho cortado na metade, uma grande pitada de noz-moscada, pimenta, 2col sopa de mostarda.

Modo de preparar: 1. Unte ligeiramente uma travessa com a manteiga, 2. Cozinhe as batatas e os buquês de couve-flor por 10min ou até que fiquem macios. Acrescente as ervilhas e cozinhe por mais 1min. Escorra. 3. Faça um molho branco com o leite desnatado e o amido de milho e acrescente a mostarda. 4. Esfregue o dente de alho no lado de dentro da travessa untada. Coloque as batatas e couve-flor e as ervilhas na travessa e cubra com o molho branco. Salpique com a noz-moscada e a pimenta. 5. Espalhe o queijo picado por cima das batatas. Coloque em forno preaquecido bem quente por 5min ou até que o queijo esteja derretido e a cobertura crocante fique dourada. 


Informação Nutricional por porção

Calorias: 460

Proteínas: 28g

Carboidratos: 69,3g

Sódio: 1.062mg

Gorduras: 9,9g

Gorduras saturadas: 4,4g

IG: Baixo


Fonte: Dieta do Baixo Índice Glicêmico – Helen Foster - PubliFolha

            Espero que gostem!
Grande Beijo e Linda Quarta!!


37 comentários:

Bethynha disse...

bom dia amiga...aie morar longe de academia eh ruim ne..espero que logo abra uma no seu bairro...
aqui no meu bairro tem uma bem pertinho..eh bom demais
fazer af em casa eh chatoo e nao passa as horas..nao adianta
bjossss

Mili disse...

Nem me fala em frio, tô aqui congelando...rsrs
Adorei a matéria!:)
Ótima quarta super light ae. Beijos

Sonhos De Deus disse...

Bom dia vc é especial...Escreva seus sonhos e, aos poucos, realize-os. Você terá novos objetivos, nos quais focalizará suas energias.Um dia iluminado bj no teu coração!

Geovana Centeno disse...

oi flor anda bem friozinho mesmo, eu gosto, mas tempo assim seco, com sol, graças que ainda não começou a chover...ai pipoca eu adoro hehehe, te cuida viu, beijocas!

Larissa Boaventura disse...

Ei amiga fazer exercício em casa é chato mesmo, bate uma preguiça hehehe
poxa fico preocupa com você e esse sangramento, não entendo como ainda não descobriu o que é, está indo ao médico mesmo? Fazendo tudo certo? Poxa. Isso é muito chato eu com o diu sangrei por 6 meses sem parar e foi horrível. Vai se cuidar mesmo em? Tô no seu pé. Beijoss.

Lilian disse...

Amei vou procurar saber mais sobre isso.
Bjs

. disse...

Amiga querida, td bem?
Obrigadao pela força nesses dias que estive doentinha!

Ai que delícia usar a roupa e ficar folgadinha, rsrsrsrs...

Olha Tassi, RA é isso msm, conciencia em td, se acha que exagerou o negocio é corrigir e td fica estável...

Li atentamente a materia, que boa informaçao amiga!!!!

bjao, te adoro :)

Fit Light disse...

oie amore senti sua falta
adoro sua amizade;)
frio demais por aqui tbem
é mais dificil perder peso
pq a gente nao tem aquele pique pra malhar
vou parar as aulas na piscina,to com sinusite
e faco a noite termina as 20hrs,com cabelo molhado
afff..vou intensificar a esteira mesmo..rs
Espero que melhore logo esse sangramento
atrapalha muito o relacionamento..
Legal essa materia,
e amei a receita ..
Bj
Obrigada por tudo
Desejo uma quarta abencoada
Fica com Deus

Nosso emagrecimento disse...

Oie Tassi, puxa sei bem como é querer se exercitar e não poder por muitos motivos, mas o bom é que vc tem se controlado bem apesar de td, se cuide,bjoss

Giovana disse...

Seus posts sempre são cheios de informação e novidades...adooooro....bjos

Anna disse...

é verdade né nem chegou o inverno e a friaca tá a milhão pelo sul kkkkk mas fazer o que né adoro frio... menina que post superlegal , adoreiessa matéria, sempre aprendo contigo guria
bjim

Mel Mudanca disse...

Oieee..adorei a materia, realmente o IG é importante..e quanto mais comer melhor para o nosso resultado...amei a dica. espero que vc siga assim...focada e determinada..conta com o meu incentivo sempre..beijaooo

Maria Reis disse...

BOM DIA AMIGA QUERIDA!

O FRIO AQUI TBM ESTÁ GELANDO DEMAIS, O PIOR É QUE ME ATACA TODOS OS ITES KKK

BJOS E TENHA UMA LINDA QUARTA FEIRA!

Kelly Krys disse...

Bom dia, amiga!

Que bom mesmo que tem médico, hein...agora perdero marido foi engraçado, kkkkkkkkk
Espero, de coração, que seu médico resolva esse problema, afinal ninguém merece ficar menstruada dias e dias, né? Afff

Adorei a matéria, viu?

Ótimo dia e um beijo enorme!

Patricia disse...

oi amiga, vc está sumida, saudades suas bjs

maria disse...

oiiii amiga,esse frio da muita fome mesmo temos que vigiar ,não vou jogar meu emagrecimento fora ,mas que é mais gostoso comer no frio isso é ,eu fiquei com uma vontade do seu refogado de legumes eu adoro hummm,ah e eu tenho muita raiva dessa sua dona m ela é muito chata rs beijos e ótima quarta

disse...

huuum que receita boa! e nossa, espero que passe logo, pq é um saco mesmo! tu mora perto de gramado é? adorei a receita, chega deu fome! hehee, beijos!

Luma disse...

Ai menina, com esse frio ninguém merece AF, rsrs
Olha eu com desculpite de gordo, rsrs.
Tenha uma ótima quarta.
Bjs

♥♥♥ Meire ♥♥♥ disse...

Bom dia amiga!
Só uma derrapadinha? PEga nada não! Afinal para você é mais fácil, está só previnindo para não engordar e eu previnindo para não estacionar! rsrsrsrs! Espero que teu médico tenha uma luz! Bjs e ótimo dia!!!!

Daiana Feliciano disse...

Menina coitado do marido rsrsr vc e ótima! Receitinha maravilhosa,mas o café em? Pelo menos 2 xc eu tomo, ate que os outros IG ruim consigo ficar sem beijocas no coracao

Joanna disse...

Ei!
deve ser ruim mesmo morar longe de academia..eu moro perto e ainda vou de carro...haahaha mas pelo menos eu vou!
mas calma q vc vai acabar encontrar alguma AF q vc goste, mesmo q seja dentro de casa...tem tanto aparelho legal, pq vc nao compra um?!

dê noticias do medico, viu?

otima a materia de hj!
bjos

´´DIARIO DE MACHERRIE´´ disse...

lindinha
tem selinho pra vc no meu blog
passa la pra pegar ta
beijaooooo enorme e fica com deus

Mariana disse...

Oi Tassi!

Não nada melhor do que ter no guarda roupa, roupas que estão ficando largas... ai que inveja...kkk mas eu chego -lá.
Melhoras pra vc e boa sorte no médico.

Beijooo

Viviane Fernandes disse...

Tbm quero calças largas rsrsrsrsrsrrs
Ótima matéria..

Bjinhosss

micha disse...

Que tudo essa receita! Vou fazer com certeza!
Nossa, eu tb tô com a maior dificuldade de fazer exercícios. Ai não consigo levantar da cama com esse frio!
Ai, tomara que esse médico dê um jeito logo nessa sua Dona M toda doida...

Beijos e uma ótima quarta feira.

Unknown disse...

Acho que eu já te disse que tenho esse problema também e não é te desesperando não mas comigo não descobriram nada e a conclusão ha que se chegou é que tenho problema de fluxo menstrual então nada a fazer para mudar esse quadro
espero que com vc seja diferente e logo se encontre solução bjs...

Dani Campos disse...

Eu nem faço idéia da temperatura aqui em SP, mas jã tó com o maior frio... Imagino aí, rsrsr

Beijão

Natália Roberta disse...

Adorei saber sobre os índices glicêmicos!!!

Não tinha ouvido falar nada do tipo ainda!!!
Obrigada pela dica!!!


Bjocas

A. disse...

Oi,td bem?

Obrigada,ah eu cansei de só caminhar e fazer abdominal sabe...
Preciso de uma coisa mais puxada
Tem MSN?
Bjinhos =)

Fit Light disse...

Boa Noite miga
Entao minha nutri acrescentou o caldinho
mas tem que comer os legumes tbem..rs
Bj
Adoro vc
Fica com Deus;)

Bia disse...

Olá, amiga! Tudo bem? Saudades!
Ai, eu amo esse frio, mas para ficarm em casa dormindo...rsrs... malhar é dificillll!
IG, já tinha lido a respeito. Gostei mt.
Beijos e ótimo restinho de semana.

isabel disse...

Oi meu bem!!!Então,hoje estou menos ansiosa!!!Fiquei super feliz por estar firme lá comigo viu!!!Vc é uma inspiração pra mim!!!E adorei a dica do post de hoje!!Bjs e ótima quinta!!!

Mel Mudanca disse...

Oiii Tassi.... mostrei a tua materia para uma colega..e mais uma amouuu o teu blog.. espero que possamos sempre ter essa troca.. beijus em vc.. e estou aqui..conta comigo.. e vamos conseguir..com a ajuda e apoio..pois agora o frio chegou..hehe..nao tem como escapar.. ;-)

Polly...Vencendo de vez a balança!!! disse...

7 graus???? morri congelada só de pensar kkk aki em Bh fez 12 e eu achei que ia morrer de tanto frio kkk

Realmente com a academia longe de casa é complicado... mas vc é uma guerreirta amiga, já emagreceu tanto !vc me inspira!


bjinhoss e fique com Deus!

Renata disse...

Tem várias celebridades que seguem a dieta do indice glicemico!
Já que vc não tem academia próxima, talvez vc possa fazer caminhadas, é uma ótima pedida!
E não fique tão encanada, afinal vc manteve o peso, isso já é um bom resultado!

bjinhoo

Vitória disse...

OI querida...fiquei com vontade de comer pipoca e biz:(
rsrsrsrs

Unknown disse...

OI querida...

Quero te agradecer pelo apoio constante no meu blog, pessoas como você que fazem a diferença pois não nos deixam desistir...Desculpe a minha falta de tempo, mas isso já está mudando...

Tem selinho pra você no meu blog..

Beijinhos