segunda-feira, 18 de abril de 2011

Engenheira de alimentos explica os principais malefícios do refrigerante

Bom Dia Meninas!!
 Olá meninas, espero que todas tenham tido um lindo final de semana. Aqui o tempo maluco nos pregou algumas peças. Fez frio, calor, chuva e sol. Nada como morar na serra, kk. 
Hoje o dia amanheceu assim...



Mas uma das vantagens ou desvantagem é que aqui se come muito bem. Ontem minha cunhada nos trouxe 3 pinhas cheinhas de pinhão!!! E adivinhem, kkk??? Claro que não resistimos.

Dê-lhe fogo no fogão campeiro e pinhão na chapa!!!
 Esse é meu fogão campeiro, ele que me salva nos dias que o frio está de "renguiar cusco".

 Marido fazendo um pinhãozinho!!!
 Esse fogão é a minha perdição, porque será?? Cardápios previstos pela mamis e marido para o inverno: Sopão com carne de peito (bem gorda), Mondongo (buchada) com batata, Rabada, Massa com Codorna e por ai vai....

Bem, mas voltando a vida saudável, kkk...
 
Hoje vou colocar uma adaptação de uma receita que copiei do blog da Petê . Ela sempre tem ótimas dicas e eu to sempre por lá dando uma olhada.
Eu mudei algumas coisas na receita e no modo de fazer, mas o sabor ficou maravilhoso.
Bem vamos a receita:

 Canelone de Beringela Recheado com Carne de Soja!!!

Ingredientes:
Beringelas cortadas em lâminas finas. Gente a Petê coloca sal, depois coloca no forno, eu não fiz nada disso. Só tomei o cuidado de cortar as lâminas bem finas.

Carne de soja com molho. Bom nesse molho como sempre coloquei tudo que encontrei na geladeira. Pimentão vermelho, molho de pimenta, tomate, cebola, alho, milho, ervilha, orégano, caldo de carne, molho shoyo e mais alguma outra coisa que devo ter me esquecido, kk.

Modo de fazer:
Eu coloquei as lâminas em cima de um pratinho porque sempre cai um pouco do recheio. Coloquei o recheio com uma colher, não exagere porque ai não fecha.

Depois de enrolar o canelone vá colocando num refratário um ao lado do outro. Eu coloquei um pouco de azeite de oliva e um pouco de molho no fundo do refratário.

Depois de enrolar todos eu dei uma centralizada neles para que o molho ficasse por todos os lados.

 Pra finalizar eu coloquei o restante do molho cobrindo os canelones, um pouco de queijo ralado e pra enfeitar umas pimentinhas biquinho.

 Depois é só levar ao forno, esperar cozinhar e gratinar.....

E comer até morrer, kkk. Ai mente GORDA!!!

Bom Apetite!!!

 

Engenheira de alimentos explica os principais malefícios do refrigerante

O ácido fosfórico, presente na bebida, impede a absorção de nutrientes como o cálcio

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, realizada com 54.367 pessoas em todo o país, o número de pessoas que consomem regularmente refrigerantes e bebidas açucaradas cresceu 13,4% de um ano para o outro. No ano de 2008, 24,6% da população com mais de 18 anos consumia esse tipo de bebida cinco ou mais vezes na semana. Em 2009, o índice subiu para 27,9%.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram também um número bastante elevado para o crescimento cumulativo do consumo de refrigerantes entre 1975 e 2003. No Brasil, nesse período, o consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas aumentou 400%.

No entanto, se engana quem pensa que os refrigerantes não causam nenhum mal, ou ainda que os de opção light, diet ou zero estão liberados para o consumo diário. A nutricionista e engenheira de alimentos Andrea de Almeida Alterio responde perguntas e explica os principais malefícios no consumo de refrigerantes e dá orientações para uma boa hidratação. Confira:

:: O consumo de refrigerantes traz algum benefício ao organismo?
Não. O refrigerante não contém nutriente nenhum, assim, não traz benefício algum ao organismo após sua ingestão. É importante ressaltar que, quer seja a versão normal quer seja a diet, zero ou light, o refrigerante não possui nutrientes, como vitaminas e minerais, que o corpo precisa para o metabolismo funcionar. Não estamos falando da questão de isenção ou não de açúcar que agrega as calorias dessa bebida, mas de nutrientes essenciais para que as reações químicas do corpo possam acontecer normalmente.

Outro ponto importante a ser destacado é que o ácido fosfórico, usado como acidulante, presente nessa bebida, eleva muito o teor de fósforo e esse nutriente acaba competindo com outros no organismo, impedindo a absorção de alguns nutrientes, entre eles o cálcio, essencial não só para manutenção de massa óssea, crescimento infantil, como também no metabolismo de hormônios que ajudam a controlar o acúmulo de gordura e, portanto, o ganho de peso.

:: Em quais quantidades diárias é recomendado o consumo de refrigerantes?
Na realidade, essa bebida deveria ser substituída por outras, mais saborosas e nutritivas, como água, sucos, chás e água de coco. Mas sabemos que muitas pessoas não conseguem simplesmente cortá-la do cardápio, então, o melhor a fazer seria consumir no máximo um copo (200 ml) da bebida ao dia, assim, essa quantidade não comprometeria a quantidade de líquidos saudáveis que devem ser consumidos diariamente.

:: Como deve ser esse consumo?
Essa é uma questão muito discutida e com algumas vertentes, sendo uma delas a que preconiza que as bebidas, via de regra, devem ser consumidas 1 hora antes das refeições ou 1 hora após as refeições, nunca durante as refeições, para não diluir o suco gástrico, o que retardaria a digestão dos alimentos. Outra vertente diz que até 1 copo de bebidas pode ser consumido durante as refeições, aos poucos, o que ajudaria na deglutição e digestibilidade. Na verdade, o consumo de bebidas varia muito de pessoa para pessoa e não existe uma regra rígida a ser seguida. Mas, como orientação, o melhor é consumir a bebida após as refeições e de preferência bebidas saudáveis que agreguem nutrientes à dieta.

:: Quais os malefícios que o consumo exagerado de refrigerantes pode provocar ao organismo? Alguma doença podem ser ocasionada por esse hábito?

Diversas pesquisas têm mostrado os malefícios do consumo dos refrigerantes. Entre eles, destacamos o teor de sódio dessa bebida, que é um fator de risco para o desenvolvimento da hipertensão arterial. O consumo de açúcar presente na bebida tradicional também era um problema, pois só agregava valor calórico à dieta, sem nenhum outro benefício, o que chamamos de calorias vazias. Mas logo essa questão foi deixada de lado pelo consumo dessas bebidas em suas versões isentas de calorias (diet, light e zero).

A questão, então, se tornou o consumo desse tipo de bebida com adoçantes. Isso porque pesquisadores mostraram que o consumo de adoçantes pode prejudicar a percepção do cérebro quanto ao consumo de açúcar e calorias. Explicando melhor, o cérebro "sentiria" o sabor doce e esperaria o açúcar. Mas, como esse não existe, nosso cérebro não consegue processar o que aconteceu e dispara a vontade de consumir carboidratos para compensar essa falta e acaba por aumentar a vontade de comer, o que prejudica o controle de ingestão calórica. Esse descontrole todo aumenta as chances de desenvolvimento de doenças como sobrepeso, obesidade, síndrome metabólica, diabetes e outras doenças vinculadas a essas, como as doenças cardiovasculares.

Outro malefício que tem sido estudado é quanto ao teor de fósforo nessas bebidas, que, quando em excesso, diminui a absorção de outros nutrientes, causando uma "desnutrição" no organismo. Além disso, um dos nutrientes que o elevado teor de fósforo inibe a absorção é o cálcio, nutriente essencial para manutenção óssea, crescimento infantil e ainda no metabolismo hormonal de controle de depósito de gordura, então, também relacionado ao desenvolvimento de sobrepeso e obesidade e doenças decorrentes do aumento de peso.

Além disso, pesquisas têm mostrado relação entre o consumo elevado de fósforo e o desenvolvimento do câncer de pele, sendo, portanto, um fator crucial para o controle da ingestão desse tipo de bebida. Outra pesquisa indicou que o consumo dessas bebidas aumenta o consumo de frutose ingerida. Isso porque nos Estados Unidos, onde a pesquisa foi conduzida, as bebidas possuem o xarope de alta frutose como base da bebida. O problema, então, seria que o alto teor de frutose ingerida, como nos alimentos industrializados, incluindo os refrigerantes, impede que ela seja inteiramente processada no fígado e acaba por ser estocada como forma de gordura, seja ela depositada como gordura localizada ou nos órgãos, e quando isso acontece, acaba prejudicando a função desses, principalmente o fígado, podendo levar à cirrose não alcoólica e até à morte, em casos muito críticos. Apesar do exposto, no Brasil, as maiores marcas de refrigerantes não possuem o xarope de frutose na bebida, mas não deixa de ser um ponto importante a ser levado em conta sobre os malefícios do refrigerante.

:: Em uma dieta saudável, por quais bebidas os refrigerantes podem ser substituídos?
A hidratação é uma conduta que deve ser praticada por todos, devemos ingerir cerca de 2 litros de água para manter o organismo hidratado e possibilitar que o metabolismo funcione. A melhor bebida a ser ingerida é a água. A água de coco é uma bebida muito importante também, uma vez que, além de hidratar, possui componentes que nutrem o corpo. Os sucos naturais também devem ser vistos como meio de hidratação, além de serem variados, saborosos e altamente nutritivos. Dê preferência a sucos sem coar, assim ainda se agrega fibras à dieta.

Os chás também devem ser incluídos na dieta, sejam os frios ou quentes. Dependendo da escolha da planta, possui fotoquímicos importantes para o organismo em casos específicos. As frutas e verduras ricas em água também são importantes para a hidratação, entre elas estão a melancia, melão, maçã, pera, acerola, limão, laranja, uva, abacaxi, pepino, alface, repolho e o rabanete. Dê sempre preferência para as preparações naturais e não industrializadas, pois são mais ricas em nutrientes e sabor.

Um Grande Beijo e Uma Maravilhosa Segunda!!

27 comentários:

* O meu cantinho * disse...

Olá querida =)

adorei as fotos..

esse forno é demais eeeheh

a receita é 5*! vou provar!

Boa semana!

beijooo

Anna disse...

menina q deliciaa de receita, e vc tem razão ta chegando o friozinho... adorei teu fogão, tenho vontade de aproveitar a obra aqui e pedir q façam um tb kkkkk
menina eu li sobre os maleficios do refrigerante e tento q meus filhos parem de tomar, eu desde setembro de 2010 q não tomo nem uma gota de nenhum tipo, e hj nem sinto mais falta deles
bjim e bom friozinho pra vc kkkk aki na chuvaradaaaaa

Glaucia Borges disse...

Hummm bom dia que delicia essa receitinha ja vou fazer e depois conto...Ai amiga morar ai deve dar uma preguiça e fome entao kkk eu viraria uma obesa maior ai credo viu, que xiq ai vcs falam fogão campeiro aki fala caipira aooo goias kkkk bjo grande

Aline disse...

BOM DIA AMIGA
UHH ESSA BERINGELA
VOU FAZER PRO MEU AMÔ ELE ADORA BERINGELA RSRSR
OTIMA SEGUNDA AMIGA
BJKAS♥♥

Andressa disse...

Bom dia guria!!!

Bah mas este teu fogão campeiro é o meu sonho hehehe. Sério, eu vivo pensando em ter uma casa e ter um (queria fazer polenta na chapa com queijo). E te odeio: tu me deixou com vontade de comer pinhão. Amo pinhão e agora estou pensando em passar na fruteira e comprar pinhão para fazer hj (na panela de pressão). Ai ai ai. è hipercalorico um simples pinhãozinho.....hehehe

Uma linda segunda pra vc!!

(V)enina Veneno disse...

Bom diaaaaaa!!!!!
NOssa, que comida boaaaaaaaaaa que vc fez hein..affffffffff..rsrsrsrs
Adorei saber sobre os malefícios do refri..sou viciada assumida em coca zero e estou me livrando dela aos poucos...esperar para ver!!
Bjos e fique com Deus

Cris disse...

oi amiga tassi!
ai este fogao lembrou o paraná final de ano, meus tios moram aqui em sp, alguns em curitiba, e meus pais em arapuã, e as minhas avos moram no interior do norte do paraná ai junta a "parentada" td, fazendo um entreveiro daqueles, e carne de porco assado no espeto feito as preças, (bom a gnt assa de td, no fogao da minha vo, queijo, coraçao de galinha, figado de porco, linguiça que minhas tias e minha mae fazem... adorooooo, apesar que as vezes sai cheio de cinza...kkk, ai como amooooo ir pro paraná...
amiga eu como pinhao cozido, nao gosto de assado... meu pai assa mas acho duro...
ha torci o nariz pra sua receita.... kkk, mas é porque nao gosto de beringela, acho que da para fazer com abobrinha tambem ne,,,
otimo dia...
bye

Sara disse...

adorei a receitinha amiga ;) vou tentar fazer tem otimo aspeto ;) beijinho grande e otima semana light *

Eu Preciso e Vou Emagrecer disse...

BOm dia flor.
O seu post hoje, foi de deixar de água na boca aii deleiciaaaa hummmm. flor uma linda semana pra te e obrigada pelo carinho. bjs no ♥

Valquíria disse...

Hummm que fogão heim! Maravilhoso... Eu amei o artigo sobre refrigerante eu sabia que não fazia bem, mas não imaginava que fazia tão mau! Beijos...

Amanda disse...

Uiiiii que delícia gente!!! Admito muitíssimo as pessoas que gostam de cozinhar, que fazem comidinhas com esmero...
parabéns amiga, vc é polifacética, ein! rsrsrs

bjao e ótima semaninha light :)

Larissa Boaventura disse...

Você foi uma sortuda mesmo, fico feliz por você e por seus filhos. Mesmo tendo um pai assim arrumaram um padrasto maravilhoso se é que deve chamar assim. Mas como a justiça só deu isso? Por isso estou nervosa, não confio. E o pior é olhar na cara dele e ele achar que ganhou sair se achando o melhor, isso é triste. Te dou noticias, obrigada, beijos.

Carola disse...

Oi amada. Que perdição, porque a gente sempre precisa alimentar nossos olhos ao invés do nosso corpitcho, rsrsrsrs, tá liiindo demais e tenho certeza que gostoso demais.
Bom início de semana light, mil bjoks.

micha disse...

Oi Tassi!

Menina, o que significa "renguiar cusco"????
Valeu pelo coment, viu?

Nossa, nunca comi pinhão assim? Demora mais pra ficar pronto ou é mais rápido?

E esse fogão heim amiga!

Ahhh, vc deve ser uma cozinheira de mão cheia!!! Esse canelone tá com uma cara óteeema! Hahahahaha.

Beijos!

Mili disse...

Esse fogão é tudo de bom viu!:)
Adorei as fotos...vamos pra mais uma semana, firme e forte!
Eu nem gosto de beringela, mas essa receita ae ficou top viu!
Beijos. se cuida. Super semana.

Geovana Centeno disse...

oi querida vim aqui te conhecer porque me chamou a atençao do nome do blog hihihi...e pra minha surpresa tu é gaucha hehehe, sou de santa maria,adoro conhecer blogs gauchos...tu é muito linda, teus filhos muito mais, eu tenho um casal, to na luta, mas a minha é bem maior kkkkk, ih tenho muitos kgs pelo frente e pelo que vi na tua reguinha tu ja consegui né, parabens...amei a receita e olha que nem gosto muito de berinjela, mas deu uma vontade de comer...amei teu fogão campeiro, uma pena que moro em apartamento, ta bom esse nosso friozinho né, só a chuva que não gosto e as comilança aff, o comida calorica essa nossa kkkkk, mas amo esse nosso riogrande...beijocas!

Giovana disse...

hummmm adorei canelone de beringela e a matéria...mas o melhor de todos foi seu fogão...menina que coisa linda que ele é....amei...bjos

Daiana disse...

Uallll ameeeiii essa receitinha vou fazer tmbm sem duvida eu amo berinjela,agora menina que chik esse seu fogão em? Um luxooo adoro rsrsr beijoca

E por isso tudo que eu eliminei refri da minha vida só suco e água que melhor? Rsrsr

Lucy Britto disse...

Eu faço uso de berinjelas pelo menos uma vez na semana adorooo...
e todos aqui também mas ainda não havia experimentado fazer assim mas que delícia deve ter ficado e quanto ao friozinho é muito bom pois podemos fa\zer uso dos caldos bjs e bela semana

♥♥♥ Meire ♥♥♥ disse...

Bom dia amiga!!!! Essas fotinhas me fazem viajar...e esta receita tá com uma cara boa!!! rsrsrs

Quanto ao refri ainda bem que eu não tomo com frequencia!!!!! rsrsrs

Bjs e ótima semana!!!

mikaella disse...

oi amiga!
adoro esta receita,alias amo beringela de qqer jeito...rs,as fotos ficaram apetitosa.
uma linda semana !!bjoss

Maria disse...

Oi amiga!

Que delicia de receita, já copiei, amo soja, só que não sabia mito bem o que fazer com ela, agora sei e muito bem, rsrs hj tornei fazer hamburguer de soja pro meu almoço, amei

bjos e uma linda semana pra vc!

Patricia disse...

Tassi, que luxo de fogão, saudades do tempo em que morava no espírito santo, parece que a comida fica mais saborosa, cozinhando devagar o dia todo!!!! #cabeçagorda kkkk!!!! E que lindo o passo a passo de sua receita, bem explicada, fiocu cok uma cara muiot boa, vou experimentar, depois te conto... amiga desculpe a falha do fim de semana não passei no blog de minhas amigas pra retribuir a visita, estava mal mesmo, aliãs ainda estou, mas já descobri o que tem me feito mal, pão integral, mesmo integral, pão sempre me faz mal, agora é esperar o organismos desitoxicar... bjão boa semana pra gente. PS Queria estar no friozinho....

Joanna disse...

Ei!
nossa! q delicia de tempo! aqui ta um forno ultimamente!!!
e esse caneloni parace ser uma delicia mesmo, hein?!
bjos

Fernanda disse...

uma vez tentei fazer esse enroladinho e foi um desastre! rsrsrs...quanta coisa gostosinhaaaa e fogão a lenha?; gente o que é isso...
já imaginei uma bananinha com canela..hum...
tá uma tentação isso aqui hoje....
ó, se quiser participar lá do cursinho na interatividade manda ver hein. Como disse vamos aprender junto o conceito dessa joça!
rs...
bjo.

Dric@ disse...

Querida..
Sei bem o que é esta mudança de temperatura pois tb estou na Serra e as vezes vou trabalhar no verão e retorno no inverno... rsrsrs
Que forno maravilhoso, estou aqui babando pelas pinhas que nem sei qual sabor tem mas com certeza muitas comidinhas gostosas este fogão faz.
Bjkas e tenha uma boa semana

disse...

ai amiga fiquei com água na boca com o canelone de beringela, vou fazer.
lá em casa(itatiaia) também comemos muito pinhão mas como não temos um fogão desses improvisamos e assamos na lareira de casa.
bjs e ótima semana