sexta-feira, 29 de abril de 2011

Especialistas esclarecem mitos e verdade sobre gordura na alimentação

Bom Dia Meninas!!
 Que maravilha hoje é sexta-feira!!! Espero que todas estejam preparadas para o final de semana.
Por aqui tudo na santa paz. Dona M esta de partida e logo farei meus exames pra ver se dou um fim nesse problema.
Hoje pela manhã me pesei tbm, consegui me livrar do peso do feriadão que com certeza tbm era um pouco de retenção. Voltei aos meus 51Kg, ufa!!
RA anda tranquila, não tenho contado pontos nem calorias mas acredito que fiz isso durante tanto tempo que agora fica mais fácil fazer escolhas certas.
AF ainda estou devendo. Por mais que Dona M esteja indo embora as dores de cabeça ainda permanecem por aqui. Então achei melhor ir com calma neste ponto.
 
Fica mais uma matéria interessante...


Especialistas esclarecem mitos e verdade sobre gordura na alimentação

Consumo de gorduras benéficas ao organismo auxiliam na prevenção de problemas cardíacos

Muitas pessoas ainda têm dificuldades para inserir no cardápio diário alimentos ricos em nutrientes e que possuam pequenas quantidades de gorduras prejudiciais à saúde. Para isso, a leitura de rótulos e uma consulta simples ao nutricionista podem esclarecer as dúvidas mais frequentes em relação as gorduras.

Também conhecidas como lipídeos, as gorduras são consideradas nutrientes de alta densidade energética. Ligadas ao colesterol sanguíneo, o consumo excessivo de alimentos ricos em ácidos graxos, saturados e trans elevam os níveis de colesterol, sendo este um importante fator de risco para doenças cardiovasculares.

— O excesso da ingestão de gorduras ruins, por exemplo, pode causar aumento dos níveis de colesterol e triglicérides  sanguíneos, entupimento das artérias e, consequentemente, aumento e de outros problemas cardiovasculares — explica o cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni.

Presentes em alimentos de gordura vegetal e animal, cada grama de gordura equivale a 9 kcal, sendo que sua ingestão não deve ultrapassar um terço das calorias consumidas diariamente. 

As gorduras são divididas em dois grupos: saturadas e insaturadas. As saturadas e as trans aumentam o colesterol ruim no sangue (LDL). Já as insaturadas, divididas em poli-insaturada (Ômega 3 e Ômega 6) e monoinsaturada (Ômega 9) são conhecidas como gorduras do bem, pois atuam no colesterol bom (HDL).

De acordo com a  nutricionista Rosana Perim, quando substituímos as gorduras ruins pelas boas auxiliamos na redução dos níveis de colesterol e consequentemente os riscos cardiovasculares.

— Para reduzir esses riscos indicamos um consumo regular de frutas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), de peixes de águas frias (sardinha, pescada, atum, salmão) do azeite de oliva e óleos vegetais (soja, milho, girassol e canola) além de alimentos a base de soja — explica Rosana.

— Alternar o consumo de carnes vermelhas e aves por peixes, aumentar o consumo de fibras (verduras, frutas, legumes, cereais) e substituir alimentos à base de laticínios por produtos de soja, como hambúrguer, queijos e leite são algumas dicas que tornam a dieta mais saudável e nutritiva e sem riscos à saúde — completa a nutricionista. 

Para ingerir mais gorduras benéficas, substitua:

:: Leite integral por leite semidesnatado ou desnatado;

:: Iogurtes por iogurte desnatado e light;

:: Manteiga por margarinas cremosas ou light;

:: Creme de leite por creme de leite light;

:: Chantilly por iogurte desnatado batido;

:: Queijos amarelos (prato, mussarela, parmesão) por queijo branco magro ou frescal, ricota e cottage;

:: Maionese por maionese light;

:: Carnes gordas (cupim, picanha, costela) por carne magras (coxão mole e duro, patinho, lagarto, músculo, filé mignon);

:: Embutidos (salsicha, linguiça, mortadela, salame, bacon) por peito de peru e chester;

:: Massas com molho gratinado, 4 queijos e rosé por massas com molho ao sugo, bolonhesa e alho e óleo;

:: Frituras e preparações à milanesa e à dorê por cozidos, ensopados, grelhados e assados;

:: Pão doce, pães recheados, folhados e croissant por pães integrais, pão de aveia, pão francês, pão light ou pão sírio;

:: Biscoitos recheados, amanteigados e waffle por biscoitos integrais, água e sal e cream cracker;

:: Legumes com cremes, gratinados e à dorê por verduras cruas e frescas, legumes cozidos no vapor ou preparado na margarina (sauté);

:: Frutas carameladas, com leite condensado ou doces de frutas em calda por frutas frescas, com iogurte desnatado batido, doces dietéticos e saladas de frutas;

:: Chocolate, bolos recheados e doces por barra de cereais, gelatina, compotas de frutas ou goiabada.

Grande Beijo e Ótima Sexta!!

27 comentários:

Anna disse...

meninaaa tb to mega feliz com a sexta kkk
que alegria q vc se livrou do excesso do feriadão flor
adorei as dicas como sempre aki e lugar de aprendizado
bjim

Maria disse...

Bom dia amiga!

Fiquei feliz por saber que estas melhor e conseguiu eliminar os excessos!

Bjos e tenha um lindo fds!

Aline Ferreti disse...

Bom dia Tassi!!

Olha amiga, segura na AF mesmo até tu estar legal.. senão pode dar alguma recaída, sei lá, melhor não arriscar.. e se tu tá no pesinho amado, então, não tem porque mesmo..

As substituições acho que são básicas em qualquer R.A., afinal, quando a gente emagrece procura por uma vida mais saudável e elas se tornam necessárias no dia a dia. Ontem ainda peguei meus exames de sangue, pra quem tinha 440 de colesterol, estou com 101, imagina? Tudo pelas substituoções :)

Bjkas e ótimo finde!

Giovana disse...

Adorei as dicas...essass substituições são realmente essenciais para que nossa RA seja satisfatória e que nos traga resultados...bjos e um ótimo fim de semana pra vc

Kelly Krys disse...

Bom dia, minha linda!

Matéria muito interessante! Adorei!

Ótimo dia pra vc e parabéns por já ter voltado ao seu peso!

Beijos

micha disse...

Que bom que vc tá melhorando!
Muito boa a matéria. Eu já tenho feito isso meio que naturalmente... tenho comido menos carne vermelha, de 1 a 2 vezes por semana e incluí bastante peixe na alimentação. Tb como castanhas e amendoas, são muito boas, mas são tão calóricas! Ah, o nosso adorado pinhão tb faz parte das frutas oleaginosas, sabia?

Beijos e uma deliciosa sexta feira pra vc!

*Lela* disse...

Olha,
Depois que a D.M vai embora passa a tempestade e a vida se acalma...que bom que vc já matou os excessos do feriadão: parabéns!

Fit Light disse...

Bom diaaa Amigaaa!!!
Amoo vir aqui;)
foi mto dificil pra mim deixar as tais gordura..rs
mas hoje escolho as do bem,como azeite.(pouco)
Os doces praticamente abandonei,se tiver vontade,penso 2 vezes para comer.
Estou evoluindo..rsrs..e emagrecendo
E vc cada dia mais magrinha,ta perfeita..espero que continue aqui,mesmo depois atingir seu ideal..vc é uma enormeee exemplo pra tds nós!
Que bomm que logo estará resolvendo seu probleminha de saude..um alivio..realmente!
Meu findi pretendo caminhar,e ir a feira comprar legumes,e frutas,peixe..montar o cardapio da semama! ir ao cimena,curtir os filhotes e maridinho..rs
Bj
Fica com Deus
Otima sexta e findi maravilhoso;)

Pri Vieira disse...

Que bom que eliminou amiga, tomara que por aqui ocorra o mesmo, hj a dona M chegou, espero que qdo ela for embora leve com ela os quilinhos a mais rsrs
Bjus e um ótimo fds

Patricia disse...

oi Ta, obrigado pelo carinho no meu cantinho ontem, realmente, emagrecer muito nos causa uma série de coisas inclusive física, conversei com minha médica e ela me receitou uma vitaminas, ela falou que é importante pra reposição do organismo... e que foto de batata frita é essa quase na hora do meu almoço, pode não!!!! kkkk, amiga quanto as gorduras boas , gosto muito de abacate, faço 1/4 batido com um copo de leite desnatado, antes de malhar, me faz super bem, ótimas dicas!!!! e que bom que ´dona M está de partida, cuide da dor de cabeça, tira gente do sério. vamos lá, firmes e forte e uma dando apoio a outra, obrigado por me fazer querida!!! bjão

* O meu cantinho * disse...

Ola =)

vais ver que os exames vão todos dar certo =)

tem um bom fim de semana!!

firme!

beijoo

♥♥♥ Meire ♥♥♥ disse...

Bom dia flor!!! Ainda bem que você está se livrando dessa dona heim?! rsrsr Bjs e bom findes!!!

mikaella disse...

oi amiga!
que bom que ja esta melhor,sobre o livro tirei foto da capa ,e esta no post anterior.o nome eh ..dieta do baixo indice glicemico,de helen foster,da publifolha.
um maravilhoso fds !! bjoss

Dhy Saturnine disse...

otimo texto! bom fds!

bjss

disse...

oi amiga, que bom que está melhorando.
e que bom que já eliminou o peso extra.
bjks e ótimo findes

Emagrecer...luta diária disse...

Menina essa foto da batata frita que vi, uhnnn que delícia, mas depois de lê a reportagem, melhor saborear so a foto mesmo.
que bom q d.m ta se indo. que bom acho q vc tá bem melhor. Sucesso pra nós.
bjinhos e bom fim de semana

Joanna disse...

Ei!
que bom q voltou ao seu peso! e agora vale a pena mesmo começar a fazer esses exames para se livrar disso de uma vez por todas!!!
sobre a materia das gorduras, eu tomo todo dia uma colher de sopa de oleo de coco extra virgem!!!
bjos e otimo fds

menina com uma flor disse...

oiee tudo bom?sou nova por aqui e estou conhecendo blogS! eu adoreeeeeei as dicas, mesmo! beijos!!

Kelly Krys disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kelly Krys disse...

Oie, querida!
Eu sigo a dieta dos pontos, calculo a quantidade permitida de pontos no site da Boa forma. Estou comendo entre 1300 e 1400 kcal. Mas segundo o site, eu poderia comer até 1500 kcal....esse Ades é o que tem menos calorias entre os sucos de soja e são mais saudáveis que os outros de frutas...

Obrigada pelo toque!

Bjks

Bethynha disse...

nem to acreditando que eh sexta
mto bom ne..
vamosss aproveitar comendo menossss no findiiii
bjos e otemoo findiii

Dric@ disse...

Bom demais ver a balança sorrindo...
Bjkas e um findi de semana especial

josy disse...

Oi flor!!!Minha amiga linda que bom saber que vc está melhor, pois a Dona M está partindo!Ufa!!
Vim te desejar um fds maravilhoso,viu?
bjs e sucesso sempre amiga!

Luciana Laffront disse...

Oi lindaaaaa
Que bom que se livrou do pesinho a mais por conta do feriado e que se livrou da TPM tbm
Eu aff to numa TPM lascada, com vontade de comer o mundo, nossaaaaaaaaaaaaaa, mas amanhã deve descer aí isso melhora
Bjinhussssssssssss
ótimo find

Batalhadora disse...

Oi,Flor!Que bom que as cosias estão nos eixos pro ai e que a dona M está dando adeus.
Cuide-se!
Um ótimo findi!
Beijosss

Fefa, disse...

Tassi, essa lista de substituição é uma coisa hein.rs....váááááárias coisas que eu gosto de comer..aff....
AMo seus posts. aprendo sempre.
e vamos firme forte.
Resolve aquela parada hein dona moça!!!!
bjoã

Rafaela (( Saúde Nutritiva )) disse...

excelentes sugestões d substituição! tava precisanod dessas dicas.

bjos!