sábado, 2 de abril de 2011

Verdades e Mentiras sobre sua Alimentação - Parte 1

Bom Dia Meninas!!!

Espero que todas tenham um maravilhoso sábado!!!!

Por aqui está tudo tranquilo. Ontem a Ra foi mais ou menos porque saímos pra jantar e acabei comendo metade de um baurú com meu marido, mas tudo bem porque devido a uns resumos da facul eu tinha me alimentado mal mesmo durante o dia. A AF ontem tbm não rolou, kkk. Fiquei aqui perdida entre os meus livros e as horas acabaram passando e ela ficou pra trás.

Vou contar uma novidade pra vcs. Fui convidada a escrever uma coluna sobre vida saudável e emagrecimento para um jornal mensal aqui da cidade. Ele é distribuído gratuitamente pelo comércio local. Achei bem legal porque eu adoro estar pesquisando sobre o assunto e passando pras pessoas. Agora poderei atingir outro público e não só as amigas da blogsfera.

Bem por falar em assunto interessante.....

Vou apresentar pra vcs algumas verdades e mentiras sobre a alimentação. Como são 66 perguntas eu dividi o post em dois dias, então amanhã estarei postando a parte 2. Espero que gostem!!!

Verdades e Mentiras Sobre Alimentação - Parte 1

1. Quais os alimentos que engordam?

Todos os alimentos engordam e nenhum alimento engorda. Tudo depende da quantidade de alimento ingerido.

2. Existe algum alimento que não engorda?

Realmente só as verduras têm a capacidade de não engordar. Quanto maior a quantidade consumida, maior será a queima calórica.

3. Água engorda?

Água não engorda. No entanto não devemos confundir água com bebida. Por exemplo, os refrigerantes são água com açúcar e as bebidas alcóolicas são água com álcool e outras substâncias, portanto engordam.

4. O que engorda mais, banha ou manteiga?

Tanto a banha como a manteiga engordam a mesma coisa.

5. Álcool engorda?

Sim. O álcool fornece sete calorias por grama. Apenas duas calorias a menos do que as gorduras. As calorias fornecidas pelo álcool são chamadas de calorias vazias pois não possuem nenhum nutriente que o organismo necessite.

6. E os refrigerantes?

Os refrigerantes fornecem grande quantidade de calorias devido a sua riqueza em açúcar.

7. Porque se limita a ingestão dos sucos de laranja nos regimes de emagrecimento?

O suco de laranja é obtido do espremer das laranjas, ao fazer isso ficamos com o líquido e desprezamos o bagaço, onde estão as fibras, e o suco é rico em calorias.

8. Margarina e óleos vegetais engordam?

Tanto a margarina como os óleos vegetais engordam a mesma coisa que as goduras de origem animal. Cada grama de gordura fornece ao organismo nove calorias, e tanto faz ela ser de origem animal ou vegetal.

9. Se todos os alimentos são necessários ao organismo, por que se proíbe o açúcar nos regimes para emagrecer?

O açúcar é proibido nos regimes alimentares pelo fato de fornecer calorias puras. Por isso, devemos consumir alimentos que contenham açúcar necessário para o nosso organismo, como é o caso das frutas, mas que também oferecem outros nutrientes como sais minerais, vitaminas e proteínas.

10. Porque hoje está se dando mais importância à redução das gorduras do que do açúcar na alimentação?

Os americanos, que praticamente dominam a orientação dos regimes de emagrecimento, estão substituindo a DIET – sem açúcar – pela LOW FAT – baixo conteúdo de gordura ou, mais drasticamente, FAT FREE – sem gordura – , pois, como já foi dito anteriormente, as gorduras produzem 9 Kcal por grama enquanto o açúcar produz 4 Kcal, portanto, engordam mais.

11. É  preferível baixar vários quilos rapidamente, ou ir baixando aos poucos?

É preferível baixar mais lentamente, para que o organismo tenha possibilidade de se adaptar às modificações do volume alimentar, o estômago possa daptar-se à menor quantidade de alimento ingerido e para que se tenha de formar novos hábitos alimentares (Homeorrexis).

12. Quantos quilos deve-se perder em um mês?

Aconselha-se perder entre quatro e cinco quilos por mês, exceto em casos de pessoas que pesam mais de cem quilos, quando pode ser permitida a baixa de até dez quilos por mês.

13. O que se entende por educação alimentar?

É obter a mudança de comportamento em relação à alimentação consumida, ensinando à pessoa os alimentos necessários a uma alimentação correta e a modificação dos hábitos alimentares errados.

14. Por que o método da educação alimentar dá resultados mais duradouros?

O método da educação alimentar dá resultados mais duradouros porque se a pessoa aprende a comer pode manter o peso ideal conseguido.

15. Se eu fizer um regime alimentar e atingir o peso normal, posso comer de tudo?

Comer tudo é diferente de comer de tudo. O primeiro leva à obesidade, o segundo conduz ao prazer de uma boa e farta alimentação.

16. Vou engordar novamente?

Caso você pare de realizar o controle alimentar necessário, baseado nas necessidades do organismo, voltará a engordar.

17. Os distúrbios glandulares fazem engordar ou emagrecer?

Podem tanto fazer uma coisa quanto outra. Mas certamente dependem da quantidade de alimento ingerido.

18. Eu não como nada, por que engordo?

Está é uma ilusão de óptica. Entretanto, você pode comer menos que outra pessoa e engordar mais, devido à características do gasto calórico individual. Por isto é importante o cálculo do M.B (Metabolismo Basal), que pode ser calculado pelo exame computadorizado. (bioimpedância).

19. Como se calculam as gorduras corporais?

As gorduras corporais são calculadas especificamente por dois métodos:

1 – Plicometria: obtido através de um aparelho denominado de plicômetro, (skinfolder) que determina a espessura de diversas pregas cutâneas.

2 – Bioimpedância: trata-se de um exame computadorizado que é capaz de determinar a quantidade de gordura corporal, tanto em gramas quanto em porcentagem.

20. O que é emagrecer?

Geralmente, só se acompanha o emagrecimento pela perda de peso. Mas pode-se dizer que emagrecer é baixar as gorduras e não peso. As pessoas obesas baixando as gorduras, também vão baixar de peso. Outras, porém, podem aumentar de peso, depende do aumento da massa muscular e da quantidade de água.

21. A mulher que amamenta ou está grávida deve comer por dois?

Não. A mulher gestante deve receber uma alimentação que satisfaça as necessidades nutricionais do feto, forneça as substâncias nutritivas necessárias ao aumento dos tecidos maternos, e permita fazer uma reserva calórica para o aleitamento. Não deve, entretanto, tornar-se obesa. Deve aumentar em média doze quilos no total da gestação.

22. A mulher grávida pode fazer regime de emagrecimento?

Não. Qualquer regime com restrição de calorias vai repercutir sobre o peso da criança ao nascer.

23. Eu só como uma vez por dia, por que engordo?

Fazer apenas uma refeição por dia, quando esta refeição é muito intensa, pode engordar mais do que se a mesma quantidade de alimentos for distribuída em três ou quatro refeições.

24. Em que idade deve-se começar uma dieta alimentar?

Qualquer idade, desde a infância até a velhice, pois depende apenas da constatação de que se está com gordura superior ao normal.

25. Crianças obesas devem esperar tornar-se adultas para iniciar uma dieta?

Não. Está provado que as crianças obesas têm maior dificuldade de emagrecer na idade adulta do que as pessoas que ficaram obesas nesta faixa etária. Este fato está relacionado ao tamanho das células gordurosas do corpo e ao seu número.

26. Por que são necessários exames laboratoriais antes de fazer um regime?

Os exames laboratoriais são imprescindíveis exatamente para que se possa fazer o diagnóstico de qualquer enfermidade ocorrente.

27. Se eu comer menos do que foi prescreito na minha dieta vou emagrecer mais ligeiro?

Comer menos do que está prescrito poderá provocar doenças, fraquezas, tonturas, que farão com que a pessoa se sinta mal e abandone a dieta.

28. Como reage o organismo às dietas muito restritivas?

O metabolismo basal (M.B.) é a quantidade de calorias que o indivíduo necessita diariamente, em repouso e em jejum. Quando o regime for MENOR do que o M.B. , o organismo se defende, passando a diminuir ainda mais o seu gasto energético o que tornaria ainda mais difícil emagrecer.

29. É indispensável o uso do leite na alimentação diária?

O leite é o alimeto mais completo que existe, rico em proteínas, calorias, cálcio e vitaminas, sendo muito importante para nós, mamíferos. Para a gestante, a criança e o idoso é indispensável.

Podemos consumir alimentos que substituam o leite, mas somente na fase adulta. Não devemos esquecer que tomar leite equivale a comer queijo, iogurte, café com leite, pudins de queijo e sorvetes.

30. Por que devo obedecer à substiutição de alimentos dentro dos grupos?

A substituição dos alimentos deve ser feita sempre dentro dos grupos, para que não façamos a substituição de calorias apenas, arriscando-nos a perder nutrientes. Por exemplo, substituir um copo de leite por uma dose de uísque: as calorias são as mesmas, mas a bebida alcoólica fornece apenas calorias vazias, isto é, sem nutrientes.

31. Se emagrecer, devo deixar de fazer regime?

Emagrecer é apenas uma parte do regime. Depois é necessário conservar o peso. Para isso é necessário ter aprendido o que representam as suas necessidades nutricionais e calóricas e conservar aquela alimentação correta, sem exageros. É indispensável a dieta de manutenção.

32. As vitaminas engordam?

Não. Portanto, não adianta tomar cápsulas ou líquidos com esta finalidade.

33. Para emagrecer mais depressa, devo comer mais vezes ao dia?

Já foi salientado anteriormente que uma mesma quantidade de calorias numa mesma refeição tem a tendência maior a engordar do que a mesma quantidade dividida em diversas refeições diárias. Isso se deve ao maior gasto calórico necessário para as funções digestivas e metabólicas do organismo.

Fonte: Livro Coma de Tudo sem Comer Tudo

Continua no próximo post.... 

Grande Beijo e Ótimo Sábado!!! 

15 comentários:

* Patrícia * disse...

Olá querida =)

obrigado pelo apoio que me deste!

Adorei esta matéria de hoje..é bem interessante..

bom sabado

beijoo

Anônimo disse...

Oi amiga bgda pelo seu comentário :) adorei o post de hoje mesmo :DD tirou muitas das minhas duvidas beijinho grande e bom fim de semana light *

E boa sorte para o seu artigo no jornal beijinho * :)

♥♥♥ Meire ♥♥♥ disse...

Bom dia Tassi, parabéns pela coluna no jornal... muito legal mesmo este post, tirei muitas dúvidas nele.E sabe o que eu reparei? Assim escrito só com duas cores fica mais fácil de ler...Sei lá acho que é mais fácil de separar o que te interessa e o que não te interessa. Só um palpite viu!? Bjs e tenha um ótimo sábado!!!

Anna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anna disse...

meninaaa parabéns pela coluna no jornal flor q coisa bem boaaaaaaa, e olha tanta coisa q eu ainda não sabia e vc me ensinou hj , adorei o post
bjim e bom findi

Rita disse...

oie... q chique, colunista de vida saudável!!! adorei! sucesso pra vc!! bjocas!

Nosso emagrecimento disse...

Oie minha amiga agora vai ser colunista, que legal, parabens, seus posts são ótimos e com certeza sua coluna no jornal vai ser tb,bjoss

Fernanda disse...

Oii!
Parabeeens pelo convite!
Que chique!
Tenho certeza que se sairá muito bem!
Legal esses mitos e verdades!
BEijos

Patricia disse...

oi Tassi, legal o convite, dá um gás se mepenhar e buscar matérias agora por jornal, e quanto as dicas, amei, tem coisas muito legais, vou levar pro meu dia a dia bjs

Bruna Amâncio disse...

Olá minha flor,

Acho que meio bauru não foi tão ruim não poderia ser mais e você conseguiu vencer a gula comendo metade e vamos firme amiga para vencer...
Me perdoe a ausência mas devido correria da semana só hoje consegui retornar os comentários, mas sempre passo por aqui e ter noticias suas e ver seu progresso...

Beijos mil...

disse...

amiga!!! parabéns pelo convite do jornal. vc vai arrasar.
ótima materia, perguntas simples que sempre temos duvidas. bjs

Maria Reis disse...

Feliz por vc amiga parabens! Ensinarás a muitas pessoas o bem que isto fará a vida delas bjos e um lindo fds!

Unknown disse...

Ai que legal a oportunidade que surgiu!! Parabéns !!
É muito bom fazer o que agente gosta... Mas não vai nos abandonar hein?!?!
Bjs

VIVIANE disse...

Oie amiga

Que chiques que agora vai ter uma coluna só pra vc, com certeza como vc falou, vc vai poder ajudar outras pessoas!!!

E gostei da matéria, muito interessante!!

beijos e bom fim de semana

Bia disse...

Que Legal, escreverá numa coluna!!! Mito bom, isso pode ser tbm mais uma ajuda na sua manutanção de peso.

Beijos e boa sorte.