domingo, 3 de abril de 2011

Verdades e Mentiras Sobre sua Alimentação - Parte 2

Bom Dia Meninas!!!

Espero que tenham um ótimo domingo. Hoje vou atrasar minhas visitas aos cantinhos de vcs. eu gosto de deixar o not ligado o dia todo e ir comentando conforme vcs vão postando. Mas hoje meu pai vai vir me visitar e eu preciso aproveitar porque como moramos em cidades diferentes não é sempre que isso pode acontecer.

O Dia ontem foi tranquilo. Não sai muito da RA mas tbm não levei muito a risca. Quanto a AF só fiz alguns exercícios de localizada.

Quero deixar pra vcs uma receitinha que eu adoro fazer aqui em casa. Por incrível que pareça até as crianças gostam, kkkk. Vocês não vão encontrar muitas receitas minhas por aqui por um único motivo: SOU PÉSSIMA NA COZINHA!!!

Beringela Recheada

Ingredientes:

* 2 beringelas grandes

* um pedaço pequeno de pimentão verde

* um pedaço pequeno de pimentão vermelho

* pimenta dedo de moça (a gosto)

* pimenta de cheiro (a gosto)

* 1/2 cebola

* 3 dentes de álho

* 1 tomate

* azeite de oliva (mínimo possível)

* 1 col sopa molho shoyo

* 2 caldos de carne

* sálvia

* orégano

* 1 chícara de proteína texturizada de soja (carne de soja)

* queijo ralado

* TUDO MAIS QUE VC QUISER COLOCAR DENTRO

Modo de Fazer:

Primeiro corte as beringelas ao meio. Retire a polpa, miolo, sei lá como chama o meio da beringela. Pique e reserve. Deixe de lado tbm a casca da beringela que virou uma canoinha depois que vc retirou o miolo. Pique os outros ingredientes. Em uma panela coloque o azeite, um fio e despeje os ingredientes, menos a carne de soja. Refogue um pouco e coloque água, suficienta para não queimar. Aguarde que os ingredientes diminuam um pouco e acrescente a carne de soja. Coloque mais água porque ela precisa ser hidratada. Deixe refogar em fogo baixo. Em pouco tempo vc vai ver que esta pronto é só o tempo dos ingredientes cozinharem.

Coloque em uma forma as canoas de beringela e preencha com o refogado. Por cima coloque queijo ralado. Leve ao forno. Vc pode usar uma faca ou garfo para espetar a casca da beringela. Quando estiver macia vc saberá que esta pronta.

Espero que gostem!!! Sou péssima em passar receitas porque desconheço o vocabulário culinário, mas acho que deu pra entender, kkk.


34. O que são alimentos dietéticos?

São alimentos especialmente formulados para atender pessoas que tenham disfunção ou distúrbio físico ou metabólico,como diabéticos e hipertensos. Exemplo: alimentos para diabéticos, sem açúcar e alimentos com redução de gorduras, como o leite desnatado.

35. O que são alimentos DIET?

São aqueles alimentos que tiveram algum de seus componentes excluídos da formulação: sem sal, sem gorduras.

36. O que são alimentos LIGTH?

São os alimentos com formulação especial, contendo 25% ou menos de um determinado nutriente. Por lei, essas definições foram recentemente modificadas.

37. Os produtos dietéticos “para emagrecer” encontrados no mercado podem ser utilizados em dietas de emagrecimento?

É importante saber que o que é retirado dos alimentos é o açúcar ou a gordura. Realmente possuem menor quantidade de calorias, mas só irão emagrecer se ingeridos em pequenas quantidades. Uma bola de sorvete natural pode conter menos calorias que duas bolas de sorvete dietético. A água é um produto DIET por natureza, pois não contém calorias.

38. Os refrigerantes DIET podem ser utilizados para diminuir as calorias da alimentação?

Sim, porque nos refrigerantes DIET foi eliminado o açúcar.

39. Os adoçantes artificiais podem provocar câncer?

Até hoje não houve nenhuma comprovação nesse sentido.

40. O aspartame faz mal à saúde?

Não há nenhuma comprovação científica sobre os malefícios do aspartame. O que foi publicado não foi comprovado cientificamente.

41. O que são gorduras saturadas?

Gorduras saturadas são gorduras de origem animal que podem fazer muito mal à saúde, provocando doenças como arteriosclerose e até câncer. Os óleos vegetais, recomendados para alimentação, são gorduras poliinsaturadas. No entanto, muito cuidado: quando submetidos a altas temperaturas, como no caso das frituras, as gorduras insaturadas se transformam em gorduras saturadas.

42. O que são gorduras ômega 3 e ômega 6?

São gorduras poliinsaturadas, essenciais, que tem a propriedade de baixar as taxas de triglicerídeos, o mau colesterol (LDL) e aumentar o bom colesterol, (HDL). São encontradas principalmente nos peixes, óleos de peixes, nos óleos vegetais, no azeite de oliva, e ficou também comprovado que existem nos ovos e no leite integral.

43. O que são gorduras TRANS?

São gorduras que comprovadamente produzem as doenças cardiovasculares. Conhecidas como gorduras hidrogenadas, e que hoje, por lei, devem ser indicadas na relação de nutrientes constantes dos diversos alimentos industrializados.

44. O colesterol dos alimentos é verdadeiramente causa da arteriosclerose?

Sim. O excesso de colesterol pode realmente provocar esta enfermidade. O colesterol, entretanto, é indispensável ao organismo para a produção dos hormônios sexuais. A gestante necessite de colesterol para produção de hormônios que mantém a gravidez. Portanto, cuidado com orientações erradas ou meias verdades.

45. O colágeno quando ingerido impede a formação de rugas, celulite e estrias?

O colágeno é uma substância encontrada na cartilagem das articulações dos ossos. Não tem nenhum efeito nutricional, é pobre em aminoácidos essencias e, como a gelatina, não é aproveitado pelo organismo humano, embora possua alta porcentagem de proteínas, mas sem valor biológico. Não tem efeito corretor de celulites e estrias.

46. O gás das bebidas gasosas é formador de celulite? Engorda?

A água, com ou sem gás, não engorda nem provoca celulite. O que engorda é o açúcar, por ser rico em calorias. A celulite é provocada pela variação de água e gordura nos tecidos. O engordar – emagrecer – voltar a engordar é que gera lesão dos tecidos subcutâneos, provocando a celulite.

47. O que são radicais livres?

São elétrons formados nas células que provocam a ruptura (lesão) das membranas celulares.

48. A medicação ortomolecular realmente tem efeito no combate aos radicais livres?

Não existe comprovação científica do efeito da medicação ortomolecular. Acredita-se que não é pela ingestão de altas doses de vitaminas e sais minerais que serão combatidos os radicais livres e sim pelo consumo de alimentação balanceada, rica nestes nutrientes. A vitamina C, a vitamina A, a vitamina E e os carotenos são encontrados especialmente nas frutas e verduras e são chamados de antioxidantes.

49. O que são substâncias antioxidantes?

São nutrientes capazes de combater os radicais livres.

50. O uso de doses elevadas de vitaminas realmente são indicadas?

Não. Como alimentos, devem ser utilizadas as doses recomendadas pela OMS – Organização Mundial de Saúde. Hoje todos os alimentos industrializados tem que apresentar sua composição nutricional no rótulo das embalagens.

51. Quais as consequências do uso de doses elevadas de vitaminas?

As chamadas doses megavitamínicas podem provocar lesões hepáticas e renais, além da toxidez própria das vitaminas lipossolúveis quando ingeridas em excesso.

52. Como combater os radicais livres?

Pelo consumo de frutas, verduras, cereais e legumes, que hoje são denominados alimentos funcionais.

53. No exercício físico deve-se utilizar suplementos ricos em aminoácidos?

Uma alimentação equilibrada fornece em média 15% de proteínas, consideradas de alto valor biológico, e produz integralmente todos os aminoácidos necessários à nutrição normal. Por isso, não são necessários os suplementos, salvo em caso de prescrição médica ou nutricional.

54. Quais os inconvenientes desta terapêutica?

O principal inconveniente é o desbalanceamento da dieta. Quando em proporção maior do que 25% das calorias, pode provocar acidose metabólica, o que promoveria a formação de corpos cetônicos, diminuindo o rendimento físico e podendo levar a uma síndrome semelhante ao diabete.

55. Para aumentar a musculatura deve-se utilizar os anabolizantes?

Os anabolizantes realmente podem aumentar a massa muscular. No entanto, apresentam muitos inconvenientes que estão citados na resposta número 57.

56. O que são anabolizantes?

São substâncias químicas que têm a capacidade de aumentar o aproveitamento dos nutrientes pelo organismo. São hormônios esteróides, isto é, sexuais. Aceleram o desenvolvimento físico.

57. Quais as consequências dos anabolizantes no organismo?

O uso destas substâncias pode provocar efeitos adversos à saúde e à boa nutrição das pessoas. Citamos:

  • efeitos endócrinos nos adolescentes, provocando aceleração da maturação óssea e prematura soldadura das epífises, diminuindo o crescimento;

  • diminuição do HDL – chamado de colesterol bom, responsável pela diminuição do colesterol LDL, de baixa densidade, responsável pela arteriosclerose;

  • hipertensão;

  • feminilização dos homens e masculinização das mulheres;

  • problemas menstruais, como amenorréia (falta da menstruação) e aumento da testosterona (hormônio masculino) na mulher;

  • lesões hepáticas (fígado) e renais

58. É verdade que os anabolizantes podem provocar a formação de câncer?

Sim, inclusive existem muitos casos de formação de carcinoma de testículos, devido ao uso de anabolizantes.

59. O que são substâncias eletrolíticas, também chamadas de hidratantes?

São substâncias químicas componentes do plasma sanguíneo e do suor. Citamos o sódio, o potássio e o cloro encontrados no sal de cozinha. O soro fisiológico utilizado nos hospitais nada mais é do que água com sal.

60. Por que os atletas das corridas de resitência, como a maratona, utilizam o macarrão como alimento na véspera das competições?

Porque as massas são contituídas de hidratos de carbono que fornecem a energia necessária ao esforço físico a ser desenvolvido.

61. Como aumentar o rendimento físico a partir da alimentação?

Procure sempre o médico ou o nutricionista que tem condições de elaborar a dieta calórica necessária. Cuidado com as fórmulas mágicas.

62. O que são alimentos Low fat e Fat free?

Atualmente, a palavra diet vem saindo de moda, sendo substituída pelas expressões Low fat e Fat free. Como a tradução do inglês indica, Low fat quer dizer pouca gordura, e Fat free, sem gordura. Essas expressões estão em voga devido ao fato, hoje incontestável, de que o que mais engorda são os alimentos ricos em gorduras. No entanto, tome cuidado: um saquinho de balas é fat free, mas contém grande quantidade de calorias provenientes do açúcar.

63. O que significa a indicação “NÃO CONTÉM GLÚTEN”?

O glúten é um componente químico existente em diversos cereais. Sua presença em pessoas sensíveis pode provocar distúrbios intestinais (diarréia) de grande intensidade, com consequente dificuldade de absorção dos nutrientes.

64. Quais os alimentos que contém glúten?

Os alimentos que contém glúten são o trigo, o centeio, a cevada e a aveia.

65. Como se chama a doença provocada pelo glúten em pessoas sensíveis?

A enfermidade chama-se doença celíaca.

66. Como evitar a prisão de ventre?

Para evitar a prisão de ventre é fundamental que você eduque o seu intestino e aumente o seu consumo de fibras naturais (verduras e frutas). Uma maneira prática de conseguir um bom funcionamento intestinal é seguir o seguinte esquema:

  • todas as noites tome uma colher de sopa de farelo de trigo dissolvido em um copo de água;

  • de manhã, em jejum, tome um copo de água gelada;

  • tome seu café da manhã;

  • tenha horário para evacuar. Dê preferência para funcionar pela manhã, pois não terá problemas durante todo o dia;

  • procure ingerir bastante verduras e frutas na refeição da noite, para substituir o farelo de trigo;

  • após 10 dias fazendo este esquema, você deverá estar evacuando todos os dias. Comece, então, a intercalar os dias que você vai ingerir o farelo de trigo à noite. Por uma semana tome o farelo, um dia sim, outro não. Após este período pare de ingerí-lo. Não esqueça de que é necessário comer muitas fibras para substituir o farelo. Você também pode utilizar, em substituição ao farelo, a ameixa preta, o mamão, ou algum estimulante natural rico em fibras. Evite a utilização de laxantes e purgantes, pois eles irritam a mucosa intestinal e viciam o intestino.

Fonte: Livro Coma de Tudo sem Comer Tudo

Grande Beijo e Ótimo Domingo!!!

13 comentários:

Anônimo disse...

oi amiga adorei a receitinha e as dicas beijinho grande e otimo domingo :)

Maria Reis disse...

Bom dia amiga!

Amei a receita, já copiei, amo berinjela e é bom mudar sempre a preparação

Bjos e tenha um lindo domingo pra vc e familia!

Likka disse...

Oi amiga, vim te agradecer o seu carinho la no meu blog, vc é sempre a primeira a me apoiar e eu concordo muito com suas opiniões...obrigada de coração!

Ah como eu queria ficar em casa para não perder nenhuma postagem das meninas, as vezes vejo rapido alguma postagem que quero comentar, quando entro a noite ou de manahã já tem outra.
Tassi eu tenho mesmo que fazer uma dieta, restringir alimentos porque se não, não emagreço mesmo...Agora eu ri quando vc disse "greve de fome"...rsrsrsrsrsrs...acho que vou ter que azer isso...rsrsrsrr


bjokas flor e uma linda semana

Dani Campos disse...

Oi Amiga!!!

Bom dia!
Vai mesmo curtir o papis... mto bom né?

Ótimas as dicas!
Escorreguei feio ontem... mas já estou de volta!

um beijo!
http://adeus.obesidade.blogspot.com

Likka disse...

Ah adorei a receitinha...amo beringela...hummmmm

Unknown disse...

Te achei em outro blog e vim aqui conferiri o seu, gostei do seu post e vou ficar por aqui. To te seguindo

beijinhos

disse...

amiga tava lendo seu post quando meu marido passou e viu a foto da beringela, ficou louco pediu pra eu copiar e já anotou os ingredientes pra comprar quer que eu faça essa semana. mas como de light ele não tem nada vai trocar a carne de soja por carne moída, mas tudo bem compro uma bem magrinha.
valeu pela receita. bjks

Anna disse...

adorei a receitinha, quase nunca sei fazer nada com a beringela kkk agora tenho opções
e a materia de evrdades e mentiras ta otimaaa
bjim

Anônimo disse...

gata ta rolando sorteio de uma mascara para o rosto da nesura muito boa e o melhor ja é dia 5 agora o resultado participa la florzinha
bjinhus bom domingo!!

* Patrícia * disse...

Olá =)

Adorei a tua receita!
eu costumava rechear com soja por dentro..e depois ia ao forno normalmente!!

obrigado pelas dicas parte II eheheh


Aproveita o dia com o teu pai!
beijoo

Rosimeyre disse...

FAmilia em casa? É tudo de bom. Aproveite. Um bom domingo .Beijos millll

Nosso emagrecimento disse...

Oie linda, essa receita parece ser otima;dicas otimas tb,bjosss

Bia disse...

Humm, mais uma forma de eu tentar comer berinjela, pois só como em forma de bolinho...rsrs

Tenha uma excelente semana!

Bjs