sábado, 30 de abril de 2011

CALORIA é o que mesmo?

Bom Dia Meninas
 Final de semana iniciando e isso promete. Por aqui vamos ter jantar pros amigos no sábado a noite e visita do papis no domingo com direito a Anchova na grelha. 

Ontem o dia por aqui foi tranquilo como sempre. Dona M ainda de leve mas indo embora. Estou tomando o remédio que me deixou literalmente dopada. Meu corpo ficou mole, perdi a fome e me sentia tonta. Pra ajudar uma enxaqueca horrível daquelas que a luz encomoda e qualquer movimento com a cabeça é uma verdadeira tortura.
Quanto a RA como vocês sabem esta bem devagar. Essa fase de manutenção é chata demais. As vezes fica até monótona. O bom é quando você precisa eliminar, que fica empolgada pra subir na balança e ver os resultados.
AF essa semana não brilhou afinal com tudo que tem se passado por aqui ficaria realmente complicado.

Hoje eu estava fazendo um balanço do meu emagrecimento. 
 96 dias de RA
15kg a menos
uma média de 0,15625g eliminados por dia
Altura: 1,62
Peso Inicial: 66Kg
IMC inicial : 25,14 - acima do peso
Peso Atual: 51Kg
IMC atual: 19,43 - peso ideal

Hoje vou deixar mais uma matéria interessante. Essa com fundo científico, afinal de contas RA também é cultura e precisamos saber o que significa todos estes nomes que nos acompanham diariamente.

CALORIA é o que mesmo?

Todo mundo fala em caloria, mas o que isso significa? Quem quer perder peso precisa ficar atento à ela.

Segundo o sistema internacional de unidades, 1 caloria equivale a 4,18 joules a quantidade de calor necessária para elevar em 1 grau Celsius a temperatura de 1 mililitro de água. Interessante. Só não responde à pergunta curta e grossa: afinal, que raio é uma caloria? Pois bem. Imaginemos que você está à mesa, pronto para o café-da-manhã, mas na dúvida se vai se contentar com uma mísera fatia de papaia acompanhada de um suco de laranja ou se ataca logo várias fatias de bolo e um bom copo de leite com achocolatado.
Não importa a escolha, esses alimentos têm algo em comum: são fontes de quilocalorias (kcal). Ah, sim! No mundo da nutrição, o correto é chamar essa unidade de medida pelo prefixo quilo. Por mais que sua dieta seja daquelas magérrimas pra valer, o certo é que você vai consumir as benditas calorias.
Não, por favor, não desanime nem interrompa a leitura desta reportagem. Calorias são, fique sabendo, indispensáveis por uma série de razões: fazem seu coração bater, mantêm a temperatura do corpo em torno dos 35 °C e até conduzem seus olhos por essas linhas. Quando dizemos que um alimento tem x calorias, nos referimos à quantidade de energia que ele pode fornecer ao organismo, explica Pablius Staduto, médico do esporte do centro de diagnósticos Fleury Medicina e Saúde. E, sem a energia e o calor retirados da comida, o organismo simplesmente não funciona.
Retirada de proteínas, carboidratos e gorduras, essa dose de energia é processada pelas células e responde por funções vitais do corpo. As calorias levam o prefixo quilo por mera coincidência, ok. Só que, como todos sabemos, ingeri-las em excesso e não gastar toda a energia acumulada origina outros tipos de quilos, aqueles que vão ficar sobrando na barriga. O organismo transforma o excesso em gorduras e o armazena no tecido adiposo, explica o fisiologista do exercício Cassiano Merussi Neiva, do Laboratório de Metabolismo e Fisiologia do Esforço da Universidade Estadual Paulista, em Bauru, no interior de São Paulo.
Aí ocorre o que os especialistas chamam de balanço energético positivo. Um fenômeno, aliás, nada positivo para quem pretende perder peso. Nas ciências econômicas existe o superávit quando se economiza mais do que se gasta, e no corpo ocorre o mesmo, ilustra Cassiano. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um consumo em torno de 2 mil quilocalorias diárias para ambos os sexos.
E o que não falta são tabelas de calorias para orientar quem vive de olho no ponteiro da balança. Mas será que você já parou para pensar como se faz para descobrir quantas calorias tem, por exemplo, uma empadinha? Pois existe uma máquina, com o curioso nome de calorímetro bomba, que é uma espécie de forno em que o quitute é literalmente incendiado. Isso vai liberar calor, que é transmitido para um recipiente com água. E, aí, a cada grau Celsius que se eleva em 1 mililitro do líquido soma-se 1 caloria à conta da empadinha.

Um Grande Beijo e Maravilhoso Sábado!!

 

 

19 comentários:

♥♥♥ Meire ♥♥♥ disse...

Bom dia amiga!!! Pelo menos voc~e está se livrando da dona M né? Fiquei feliz com o seu sucesso no emagrecimento, isso é muito importante!! Cuidado com o findes então! rsrsrsrrs Bjs e ótimo sábado!!!

micha disse...

Meninaaaaaaa, nunca na vida tinha imaginado que era assim que se contava as calorias dos alimentos!!! Aí eu fico pensando com os meus botões: Será que eles fazem esse processo todo mesmo com os alimentos ou colocam qualquer coisa lá no rótulo só pra não deixar sem nada... Tô doida? Hahahahaha.

Que bom que vc está melhorando. Não vejo a hora de vc dizer que está 100%!!!

Não vejo a hora de como vc, atingir minha meta e ficar de boa, até achar chata a manutenção... Eu gosto tanto de comer que não sei se isso um dia vai acontecer comigo... hahahahaha
Beijos e um final de semana maravilhoso!

Valquíria disse...

Amiga me identifico tanto com vc... com a praticamente a mesma altura, mesmo peso inicial queria muito acreditar que chegarei aos 51 como vc... Beijos! E um fim de semana maravilhoso!

disse...

ai amiga enxaqueca n´nguem merece!!
espero que passe logo e não atrapalhe seu findes com os amigos e o papis. melhoras
beijiiim

Unknown disse...

OI amiga, essa eu já sabia, afinal sou professora de física e uma das matérias que trabalhas é a quantidade de calor, que é medida em caloria ou joule, e é bem interessante levar esse assunto em sala de aula, pois os alunos se empolgam bastante..

beijinhos e otimo final de semana

Unknown disse...

Oi lindaaaaa ainda bem que vc está se livrando da D. Monstra kkkkk
Eu já não
To pensando em comer as paredes
kkkkkkkkkkkkkk
Ótimo find
Bjinhussssssssssss

Rita disse...

Amiga...
Caloria são miseráveis bactérias q invadem nosso guarda-roupa a noite, roem nossas roupas e as fazem nossas encolherem...
Bom fim-de-semana!!! BJao

* Patrícia * disse...

Ola querida =)

adorei ver o teu balanço!
que diferença querida!

bom fim de semana =)

beijoo

Geovana Centeno disse...

NOssa minha flor parabens viu, que peso lindo, parabens, eu sou só 4cm mais alta que tu heheeh, em compensação estou enorme, mas vou mudar isso, ah se vou, mas quero ficar com 63kg, porque a minha ossatura é grande, uma vez fiquei com 55kg fiquei muito magra...bjs e um otimo fim de semana pra ti e pros filhotes!

Em Busca da Felicidade disse...

parabéns minha linda sucesso sempre! tenha um lindo sábado viu divirta-se bastante bjs no ♥

Fit Light disse...

Olá Amore..amo vir aqui;)
Vim retribuir seu imenso carinho comigo..Thanks
Que otimo que a D.M está indo..
eliminou muitooo peso realmente,um sucesso!
Lindo Findi
Fica com Deus
Bj

Dani Campos disse...

Olha que legal...

Adorei a definição de calorias... rsrsrsrs
Puxa, que ótimo o balanço né???
ADOREI!!!

um beijão querida

Patricia disse...

Amiga, mas que bom que Dona M esta de partida, o ruim são os efeitos colaterais do remádio, se cuide. E quanto a manutenção, que nada festeje, quem dera estar com IMC de 19, mas chego, lá, se bem que nunca pesei algo que desse um IMC desses bj e bom fim de semana!!!

. disse...

OI TASSI, TD BEM? AMEI A MATÉRIA DAS CALORIAS, VC COMO SEMPRE NOS AJUDANDO!!!
Q BOM Q DONA M JA TA INDO, A MINHA DEVE APARECER DAQUI A UNS DIAS... NESSE SENTIDO SOU UM RELOGINHO, DURA 3-4 DIAS COMO MÁXIMO E POUCO FLUXO UFAAAA AO MENOS ISSO NÉ?
HJ FUI FAZER ALGUNS EXAMES A PEDIDO DA ALEGORGISTA, JA FIZ O TESTE DE ALERGIA E AGORA VOU COMEÇAR UM TRATAMENTO PARA A ALERGIA AOS ACAROS QUE DURARA UNS 3 ANOS E MEIO... JA QUE A ALERGIA A FRUTOS DO MAR NAO TEM JEITO!!! TMB SOU ASAMTICA E É DEVIDO A ALERGIA AOS ÁCAROS... ENFIM, TO ME CUIDANDO NESSE ASPECTO!!!

AI AMIGA QUERIA TE PERGUNTAR COMO VC ADOÇA SEU CHA/CAFÉ/CEREAIS, ENFIM TUDO? RSRSR EU ESTAVA TOMANDO ADOÇANTE MAS ANDEI LENDO Q FAZ MAL JÁ Q NAO É NATURAL... HJ EU COMPREI ESTELVIA E AÇUCAR MASCAVO, MAS O AÇUCAR MASCAVO É MTO CALORICO...

GOSTARIA DE SABER DE VC, JA Q EU CONSIDERO E MTO SEUS CONSELHOS, O Q VC RECOMENDA?

BJAO E BRIGADINHA :)

. disse...

OBRIGADA TASSI...
EU VOU PROVAR ESSES DOIS Q COMPREI.. DEPOIS DIGO O RESULTADO!!!

BJAO :)

Anônimo disse...

oi Tassi!muitooo obrigado pelo apoio estou tão feliz! agora sim vou começar minha nova vida...um grande beijooo e otimo fim de semana!!!ahhh e se precisar de mim estou aqui...

Bruna Amâncio disse...

Olá minha linda amiga,

Que você tenha um maravilhoso fim de semana


Beijos lights

Rose Light disse...

Oi Tassi! Fiquei muito feliz pelo seu comentário no meu blo, gostei de saber que tem mais gente se alimentando "normalmente" por aí. Não é que eu não goste de integrais e afins, mas por outro lado acaba se tornando mais caro, né?Parabéns pelo seu emagrecimento! Sabemos que isto é fruto de sua dedicação. Beijinhos e que continue nos motivando tanto em seus posts quanto com sua linda estória.

A. disse...

Oi,td bem e vc?

hahaha capaz?
para ti tbm

Bjinhos =)